Gostou do artigo? Compartilhe!

Biblioteca de materiais gratuitos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Aqui você encontra todos os materiais produzidos pela equipe do HiDoctor® e oferecidos gratuitamente a você, com informações sobre a gestão do consultório, a relação com os pacientes, dicas para produtividade, orientações sobre tecnologias e ferramentas para sua prática médica, e ainda ajuda para montar um consultório.

Navegue pelos tópicos, confira os materiais disponíveis e clique nos banners para fazer o download dos e-books, guias, whitepapers, checklists, planilhas e infográficos que desejar!

Gestão de consultórios e clínicas

» [EBOOK] Tempo de espera do paciente - como impacta o consultório médico e como reduzi-lo

Clínicas e consultórios que falham em lidar com as frustrações de tempo de espera dos pacientes podem perder até 48% de sua base de pacientes em um ano. Neste eBook compilamos os resultados de uma pesquisa da Software Advice que mostram dados sobre o impacto dos longos tempos de espera para os consultórios, incluindo também alguns conselhos acionáveis e ferramentas técnicas para ajudá-lo a melhorar a satisfação do paciente e manter o processo de agendamento no caminho certo.

» [EBOOK] Secretária de consultório: tudo que secretárias e recepcionistas precisam saber

Este ebook é um guia completo para profissionais que desejam melhorar suas habilidades e aumentar sua eficiência no ambiente de trabalho e para aquelas pessoas que ainda não atuam na área, mas desejam se tornar secretárias de consultório.

» [EBOOK] Secretária de clínica médica: como usar a tecnologia a seu favor

A tecnologia, hoje, não é apenas uma ferramenta auxiliar, mas um componente essencial que potencializa a eficácia e eficiência do trabalho da secretária. Este e-book foi cuidadosamente elaborado para guiar as secretárias em meio às possibilidades que a tecnologia oferece para sua profissão. Conheça as ferramentas disponíveis para auxiliar cada uma de suas tarefas e veja na prática como utilizá-las no HiDoctor®.

» [GUIA] 7 maneiras de otimizar o uso da telemedicina

Os últimos anos são inconfundivelmente a era da adoção da telemedicina. Agora, novas pesquisas iluminam pontos positivos e áreas de melhoria que tornam a telemedicina atraente, produtiva e favorável tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Neste guia gratuito, compartilhamos 7 maneiras pelas quais você pode otimizar o uso da telemedicina em seu consultório, fazendo mais do que funciona e parando de fazer o que não está funcionando.

» [GUIA] Métricas importantes para o sucesso e crescimento do consultório

Peter Drucker, descrito como o “fundador da gestão moderna”, é famoso por dizer: “Se você não pode mensurar algo, não pode melhorá-lo.” As medições quantitativas são muito importantes no cenário clínico atual, e você pode usar essas informações para melhorar seu consultório.

» [GUIA] Opções para expandir seu consultório

É importante avaliar se você deseja consolidar a posição de seu consultório médico ou encontrar formas de crescer. Veja no guia que preparamos por onde começar a expansão do consultório e algumas opções para consolidá-la.

» [GUIA] 3 maneiras de melhorar a performance financeira do consultório

Você tem um planejamento adequado e está atingindo suas metas financeiras? Neste guia exploramos três táticas básicas para melhorar a performance financeira do seu consultório e levá-lo ao próximo nível.

» [WHITEPAPER] A importância da educação financeira para os médicos

A maioria dos médicos conclui seu treinamento médico sem conhecimento suficiente de negócios e finanças. Isso leva a decisões financeiras ineficientes, perdas evitáveis e ansiedade desnecessária. Em um artigo publicado pela Johns Hopkins Carey Business School, o professor Yuval Bar-Or, PhD, aborda essa temática e oferece possíveis soluções. Neste whitepaper gratuito, traduzimos o artigo completo para você.


Planejamento estratégico

» [PLANILHA] Como fazer a Matriz BCG para uma clínica médica

A Matriz BCG, conhecida pelo seu poder analítico no mundo dos negócios, quando transposta para a medicina promete ser o diferencial na gestão de consultórios e clínicas. Descubra as etapas de construção de uma Matriz BCG personalizada para consultórios e clínicas, e aproveite planilhas gratuitas que serão seu passaporte para a implementação da Matriz no seu consultório.

» [PLANILHA] Método SMART para a gestão de clínicas: definindo metas e objetivos

O sucesso de clínicas e consultórios médicos não se baseia apenas na excelência clínica e na qualidade do atendimento ao paciente, mas também na capacidade de planejar e gerir eficazmente o negócio. Neste artigo, exploramos uma metodologia que pode ajudar muito a definir metas inteligentes para qualquer negócio, inclusive clínicas e consultórios: o método SMART. Entenda e aproveite a planilha gratuita!

» [PLANILHA] Como a análise PEST ajuda a prever riscos e oportunidades em clínicas

O acrônimo PEST descreve os fatores de análise desta ferramenta (Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos), proposta para identificar forças macroambientais que afetam processos produtivos dentro de uma empresa. O objetivo é apontar tendência a longo prazo de fatores dificilmente quantificáveis. Entenda sobre a ferramenta e aproveite a planilha gratuita para realizar a análise PEST em sua clínica.

» [PLANILHA] Como a análise SWOT ajuda na administração do seu consultório

Uma análise SWOT é útil para hospitais, clínicas médicas e indivíduos com consultório particular. Veja algumas ideias para maximizar o valor e gerar estratégias eficazes a partir deste exercício. Aproveite e baixe nossa planilha grátis para fazer sua análise SWOT.

» [GUIA] Como implementar e calcular o NPS em clínicas médicas

Através do cálculo e análise do Net Promoter Score (NPS), clínicas médicas podem obter percepções claras a respeito daquilo que os pacientes realmente pensam sobre seus serviços, permitindo-lhes ajustar processos, treinar a equipe e, finalmente, elevar o padrão de cuidados. Entenda tudo sobre o NPS e aproveite os materiais gratuitos que preparamos para aplicá-lo em sua clínica.

» [GUIA] O poder do Scrum na otimização de processos em clínicas médicas

A princípio, pode parecer estranho aplicar uma metodologia originada no desenvolvimento de software à gestão de clínicas médicas. Entretanto, quando falamos em otimizar processos, sejam eles a criação de um aplicativo ou a administração de uma clínica, a essência é a mesma: identificar problemas, criar soluções, implementá-las e revisar os resultados. Neste guia gratuito você terá uma imersão profunda no universo do Scrum, inclusive com exemplos de sua aplicabilidade na medicina.


Relação médico-paciente

» [GUIA] Telemedicina - como criar ótimas experiências para os pacientes

Desde 2020, a telemedicina teve adoção rápida com impacto duradouro. Para ajudá-lo a se ajustar à demanda e otimizar a experiência da telemedicina para você, sua equipe e seus pacientes, criamos este guia essencial. Baixe agora gratuitamente e confira 5 dicas para melhorar a experiência do paciente durante as teleconsultas, além de 4 dicas para agilizar o fluxo de trabalho da telemedicina para melhores operações clínicas!

» [EBOOK] Melhorando a experiência do paciente em seu consultório

Da marcação da consulta até o tratamento e acompanhamento, há uma série de pontos de contato que influenciam a percepção do paciente sobre sua experiência geral. Preparamos este eBook para orientar como abordar a questão da experiência do paciente em seu consultório, identificando os pontos que podem ser trabalhados para torná-la ainda melhor.

» [EBOOK] Entendendo o paciente moderno

Neste ebook você irá compreender melhor as principais características do paciente moderno, como isto afeta seu consultório e o que você pode fazer para conquistá-lo e estabelecer uma relação duradoura.

» [GUIA] Como reter pacientes em seu consultório

Retenção é uma estratégia de Marketing que visa o engajamento e a fidelidade do cliente, que pode ser até 5x mais barata do que outras estratégias. Baixe nosso Guia para conhecer as técnicas de retenção em consultórios médicos.

» [GUIA] Razões pelas quais sua estratégia de engajamento do paciente não é eficaz

Iniciativas para engajar os pacientes são comuns nas instituições de saúde. Mas nem sempre os profissionais alcançam o engajamento desejado, e existem várias causas para essa falha, algumas das quais são relatadas e discutidas neste guia, junto com possíveis soluções. Baixe agora e descubra!

» [GUIA] 16 fatos sobre mensagens de texto e o engajamento de pacientes

O envio de mensagens de texto apresenta uma oportunidade para se comunicar com seus pacientes. Uma maneira de alcançá-los a qualquer momento, sem ser intrusivo. É fácil. É barato. E o melhor de tudo, é o que seus pacientes querem.

» [WHITEPAPER] 9 maneiras de atrair novos pacientes e manter os que você tem

Vamos encarar os fatos. Sem pacientes, você não tem consultório. De alguma forma você tem que atrair novos pacientes e manter os que você já tem sem sacrificar a excelência do atendimento, o seu faturamento e um milhão de outras prioridades! Baixe este whitepaper e descubra 9 técnicas comprovadas para aquisição e retenção de pacientes.

» [INFOGRÁFICO] Melhore o engajamento do paciente em seu consultório

Os consultórios médicos precisam aumentar o engajamento com a base de pacientes para melhorar a lealdade e a retenção, de modo a conseguir maior comprometimento dos mesmos e consequentemente melhores resultados de saúde.

» [INFOGRÁFICO] Comunicação eficiente com o paciente

A boa comunicação com o paciente é um dos principais fatores tanto para conquistá-lo quanto para fidelizá-lo. Veja neste infográfico como garantir uma comunicação eficiente com o paciente.


Tecnologia e Ferramentas

» [INFOGRÁFICO] Diferenças do software médico apenas na nuvem e do software médico online + offline

Um software médico é hoje uma ferramenta indispensável para consultórios e clínicas, porém, os softwares e sistemas médicos no mercado não são todos iguais. Há grandes diferenças entre as tecnologias utilizadas, as funcionalidades integradas e as possibilidades que cada um oferece ao médico. Neste infográfico, descubra as principais diferenças entre um sistema médico apenas na nuvem e uma plataforma médica completa, que funciona online e offline, como o HiDoctor®!

» [EBOOK] O futuro da medicina: Agendamento Online de consultas

Neste e-book você conhece a fundo sobre o agendamento online de consultas na medicina, e estará preparado para implementar essa tecnologia em seu consultório ou clínica e colher todos os benefícios que ela oferece! Confira os tópicos abordados no material e faça o download gratuito!

» [EBOOK] Telemedicina - tudo que você precisa saber

No Brasil, em março de 2020, o CFM liberou o uso da telemedicina em caráter excepcional. É no contexto atual, de ainda muitas dúvidas sobre essa tecnologia, que oferecemos a você este eBook com tudo que precisa saber sobre a telemedicina, suas ramificações, sua regulamentação no Brasil, as vantagens que ela oferece, como realizar teleconsultas, as ferramentas que podem ajudá-lo, e mais. Baixe agora o eBook gratuito!

» [EBOOK] Assinatura digital na medicina: como funciona e como utilizar

Principalmente no atual contexto da pandemia mundial de COVID-19, a assinatura digital ganhou destaque na área de saúde. Neste eBook gratuito você irá conferir tudo sobre assinatura digital, incluindo o que ela é, como funciona, como é possível obter uma e como utilizá-la na sua prática médica.

» [INFOGRÁFICO] Tudo sobre a assinatura digital na medicina

Para te ajudar a entender melhor e aplicar a assinatura digital em sua prática médica, preparamos um infográfico detalhado. Confira e dê um passo adiante na modernização de sua clínica. Garanta não só a conformidade com as normas legais, mas também um serviço mais eficiente e seguro para seus pacientes.

» [GUIA] 12 perguntas a fazer antes de escolher um novo software médico

Encontrar o software médico certo para o seu consultório envolve muito mais do que comparar recursos. As 12 perguntas que descrevemos neste guia podem orientar sua jornada em direção a escolher o melhor software médico para seu consultório. Baixe agora gratuitamente.

» [WHITEPAPER] 4 características essenciais dos melhores prontuários eletrônicos

Existem muitos recursos que um sistema de prontuário eletrônico pode oferecer, mas existem 4 características que devem ser observadas ao fazer sua escolha que são fundamentais. Baixe nosso whitepaper exclusivo para descobrir o que é importante você se perguntar antes de optar por um software de prontuário eletrônico.

» [CHECKLIST] Tudo que o melhor software para consultório médico tem

Descubra tudo sobre software médico, incluindo qual o diferencial de utilizar essa tecnologia! Aproveite e faça o download gratuito da checklist que preparamos especialmente para você conferir quais são as características que o melhor software médico tem, para que possa fazer a melhor escolha ao montar, informatizar ou atualizar seu consultório médico.

» [EBOOK] Software médico: conheça todas as possibilidades para o seu consultório

Preparamos este ebook para lhe mostrar todas as possibilidades que um sistema médico pode oferecer, para que então você possa escolher o sistema ideal para a gestão de sua clínica ou consultório.

» [CHECKLIST] Devo migrar para outro sistema médico?

Seu sistema médico atual não está atendendo às suas expectativas ou você está pensando em instalar um novo sistema em seu consultório ou clínica? Nesta checklist é possível identificar diversos sinais que apontam que é a hora de migrar do seu sistema em nuvem para um sistema médico multiplataforma e otimizar a gestão de sua clínica.

» [INFOGRÁFICO] Transforme a experiência do paciente eliminando a sala de espera

A combinação do agendamento online com a telemedicina proporcionou aos pacientes um novo modelo de cuidados de saúde, muito mais prático e conveniente, realizado todo no meio virtual. Neste infográfico reunimos alguns dados e informações sobre a transformação da experiência do atendimento médico através dessas duas tecnologias. Confira!

» [GUIA] 7 Brechas de Segurança do seu Consultório

A segurança digital é um tema que precisa sempre ser revisitado, pois sua natureza tecnológica exige atualização dos cuidados, já que novas brechas são observadas diariamente. Reunimos neste guia 7 das recomendações mais atuais de segurança para manter a integridade de seus dados e de seus pacientes:

» [WHITEPAPER] Por que informatizar o consultório?

Se antes era um diferencial, atualmente um consultório informatizado tem se tornado cada vez mais uma necessidade. Consulte nosso whitepaper sobre por que informatizar e veja todas as vantagens que poderá obter.

» [WHITEPAPER] Como médicos e pacientes veem o uso da tecnologia na medicina

Apesar de médicos e pacientes concordarem que a tecnologia é promissora para a prestação de cuidados médicos, existem diferenças importantes na visão de qual papel exatamente estas tecnologias devem desempenhar. Confira os resultados da pesquisa realizada pelo Medscape.

» [CHECKLIST] Seu consultório está preparado para o período de chuvas?

O Brasil está entrando novamente na estação das chuvas. Consultórios médicos devem estar sempre um passo à frente das possíveis dificuldades que surgem nesta época. Confira a checklist que preparamos para você com todos os eventuais problemas que seu consultório deve estar preparado para lidar nos próximos meses!


Produtividade

» [CHECKLIST] 6 perguntas para avaliar seu fluxo de trabalho no consultório médico

Há 6 perguntas que você deve fazer para avaliar seu fluxo de trabalho no consultório médico e ter uma ideia de como ele pode ser otimizado. Faça o download gratuito da checklist que preparamos para começar a otimização e garantir que você aborde todos os itens essenciais.

» [GUIA] 30 dias para começar a atender mais pacientes sem trabalhar mais horas

Neste guia de 30 dias para ver mais pacientes em seu consultório médico sem trabalhar mais horas, descrevemos uma ferramenta que você pode implementar a cada semana ao longo de um mês para agilizar as operações clínicas e melhorar os fluxos de trabalho para um atendimento mais eficiente ao paciente. Confira!

» [EBOOK] Medindo seu sucesso: os principais Indicadores de Desempenho para 2019

Pronto para alcançar o sucesso em 2019 – e em todos os anos? Neste eBook propomos indicadores-chave de desempenho que você pode implementar em todos os principais estágios de interação do paciente em seu consultório, desde o agendamento da consulta até o acompanhamento pós atendimento.

» [WHITEPAPER] O que você nunca soube sobre a espera no seu consultório

A psicologia da espera é um tema de pesquisa que tem crescido muito nos últimos anos e vem trazendo soluções para negócios que têm perdido clientes para as demoras no atendimento. Veja em nosso Whitepaper 8 fatos pouco conhecidos sobre a espera no atendimento e como contornar a situação em seu consultório.

» [WHITEPAPER] O custo dos longos tempos de espera

É raro para um paciente agendar uma consulta e, ao chegar pontualmente, ser atendido prontamente, no exato horário marcado. Confira no Whitepaper que preparamos alguns dados sobre a espera em consultórios médicos, bem como as consequências para o médico do atraso nas consultas.

» [INFOGRÁFICO] Como fazer uma boa apresentação?

A habilidade da oratória é algo no qual alguns podem apresentar maior facilidade, enquanto outros possuem maior dificuldade. Mas fazer uma boa apresentação é o ponto chave para que seu material seja compreendido. Veja nosso infográfico com algumas ideias para considerar ao planejar sua apresentação e assim conquistar a atenção e interesse de seus ouvintes.

» [INFOGRÁFICO] 8 práticas para prevenir o burnout entre médicos

O médico que percebe no seu próprio trabalho uma fonte de exaustão e despersonalização e que se sente pouco realizado no dia a dia precisa tomar precauções para evitar ser afetado pela síndrome de burnout. Veja no infográfico que preparamos as 8 práticas recomendadas para evitar o burnout entre médicos.


Montar consultório

» [EBOOK] 4 etapas simples para montar seu consultório médico

Do planejamento até a gestão do consultório já em funcionamento, detalhamos quatro etapas para guiá-lo no processo de abrir um consultório médico. Baixe grátis o ebook com informações importantes para o seu empreendimento.

» [INFOGRÁFICO] Como legalizar o consultório médico

Veja neste infográfico um guia prático para lidar com a burocracia de formalizar seu empreendimento médico. Seguindo o passo-a-passo, legalizar seu consultório médico pode ser mais simples do que imagina.

» [CHECKLIST] Todos os passos para montar um consultório

A decisão de abrir um consultório médico é um grande passo na carreira do profissional de medicina. Para não se perder em meio a tantas coisas a serem feitas, preparamos uma checklist com todos os passos que deverá seguir para montar seu consultório. Faça o download e confira!

» [EBOOK] Guia para formalizar seu consultório médico

Um consultório é uma empresa, e ao abrir o seu existe toda uma parte burocrática para formalizar o estabelecimento e garantir que ele funcione de acordo com as leis. Preparamos um guia explicando os passos básicos a serem seguidos para que você possa formalizar seu consultório médico.

» [INFOGRÁFICO] Anatomia da recepção perfeita para o consultório médico

Com algumas dicas simples você pode aprimorar sua recepção para trazer conforto aos pacientes e seus acompanhantes.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!