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Use a tecnologia e seu software médico para atrair e conquistar mais pacientes

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Dentre os diversos benefícios do uso da tecnologia nos consultórios médicos, especialmente com a adoção de um software médico completo, podemos encontrar vantagens que extrapolam o contexto do fluxo de trabalho do consultório e o atendimento médico propriamente.

A tecnologia pode ser aproveitada também para construir sua base de pacientes, ajudando a atrair pacientes novos, conquistá-los e assim alcançar a retenção, de modo a criar uma base sólida que se mantenha e fortaleça com o tempo.

Veja a seguir algumas estratégias para atrair e conquistar mais pacientes em seu consultório e as ferramentas que pode utilizar em cada estratégia.

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Presença digital

A presença digital é indispensável nos dias atuais. Os tempos em que os pacientes procuravam por médicos em caderninhos dos convênios já passaram; hoje o primeiro lugar que eles vão para escolher um médico é no Google. Dessa forma, ter um site médico, perfis em catálogos públicos de médicos e profissionais de saúde e perfis em redes sociais se tornou uma necessidade para manter um fluxo constante de novos pacientes.

Claro que estabelecer sua presença digital em um primeiro momento exigirá algum trabalho, mas não é tão complexo quanto parece. Criar seu site médico, por exemplo, pode ser rápido e simples se você optou por um software médico que já oferece esse benefício integrado. A melhor parte disso é que esse modelo de site é simples de ser configurado e fácil para incluir conteúdo, de modo que você não precisa contratar uma pessoa para fazer esse serviço. Também traz a vantagem da integração com seu software, para facilitar o envio de e-mails, por exemplo, e o bônus de um domínio que já está bem classificado no Google, garantindo que seu site aparece em uma boa posição quando alguém buscar por médicos de sua especialidade e região.

Também a criação de perfis em catálogos e redes sociais é algo rápido de ser feito e que não tem nenhum custo. As redes sociais ainda vão além e são não apenas uma forma de ser encontrado pelos pacientes, mas também de engajá-los, facilitando a retenção daqueles que já se consultaram com você.

Importante lembrar que além de estabelecer sua presença digital, ela deve ser mantida. Organize-se para compartilhar novos conteúdos informativos e educativos em suas redes e em seu site periodicamente e, principalmente, mantenha sempre suas informações de contato atualizadas em todos os canais digitais.

Agendamento online

Se os seus pacientes estão encontrando você principalmente através da internet, faz todo o sentido que eles possam continuar no meio digital para seguir os próximos passos e iniciar a interação com o consultório.

Disponibilizando a opção de agendamento online, são maiores as chances do paciente se decidir por marcar uma consulta no momento que encontrou e analisou seu site ou perfil na internet. Se ele está realizando a busca em um momento que não tem disponibilidade para fazer uma ligação, ou à noite quando o consultório está fechado, por exemplo, e não há a possibilidade de agendar a consulta online, pode ser que nesse meio tempo até que seja possível ligar para o consultório ele tenha desistido da consulta ou encontrado outro médico.

Além de aumentar as chances de que um novo paciente agende a primeira consulta, o agendamento online também é uma facilidade que aumenta a satisfação dos pacientes que já se consultam com você, ao mesmo tempo que otimiza o trabalho da recepção do consultório, descongestionando o telefone e tornando mais eficiente a confirmação das consultas pela secretária. Com a agenda online funcionando integrada à agenda do software médico, com poucos cliques, em menos de 1 minuto, a secretária consegue responder as solicitações de consultas feitas através da agenda online.

Engajamento

Se fala cada vez mais sobre a importância e benefícios do engajamento do paciente. Um paciente engajado tem uma melhor experiência de atendimento e consegue alcançar melhores resultados de saúde. O consultório que consegue engajar seus pacientes recebe em retorno a fidelidade deles e o sucesso que advém de possuir uma base sólida de pacientes satisfeitos.

Ferramentas do software médico podem auxiliar no engajamento, sem aumentar a carga de tarefas do médico ou da secretária. É possível fazer envio automático de e-mails com lembrete da consulta agendada e confirmação das consultas por SMS, evitando que o paciente esqueça o agendamento e tornando simples para que ele responda confirmando ou remarcando a consulta quando necessário.

Essencial para engajar o paciente com o consultório e em seus próprios cuidados é também o compartilhamento de informações de saúde e materiais educativos. O paciente pode tanto receber orientações por e-mail ou mensagem, bem como pode ser incentivado a seguir o médico nas redes sociais e acompanhar o site, canais esses que o médico deve então manter atualizados com informações interessantes.

Atualmente, com os pacientes usando cada vez mais a internet para se educar sobre condições, sintomas, tratamentos, etc., é essencial que o médico os oriente e os ajude a obter informações confiáveis, em meio a tanta desinformação que há online. Isso ainda irá auxiliar para a construção de uma relação de confiança entre o médico e o paciente.

Eficiência e excelência

Os pacientes atualmente não querem apenas resultados, eles esperam uma ótima experiência no atendimento médico do início ao fim, o que vai desde antes mesmo de realizar o agendamento, até o acompanhamento que é feito após o atendimento e tratamento. Dessa forma, para conquistar um paciente é necessário oferecer muito mais do que seus conhecimento clínicos.

A experiência do paciente depende da eficiência nos processos, da organização do fluxo de trabalho, das facilidades oferecidas, da atenção recebida, do comprometimento demonstrado, do compartilhamento de conhecimentos, da confiança passada, entre outros fatores.

Para garantir ao paciente um atendimento de excelência e uma experiência que supere as expectativas, o consultório deve estar centrado no paciente e empenhado em oferecer um atendimento personalizado que seja capaz de atender às necessidades de cada paciente, para além simplesmente das necessidades médicas.

E para conseguir tudo isso, a tecnologia é a maior aliada do médico. Só ela é capaz de tornar todos os processos de rotina e a gestão geral do consultório em algo prático e eficiente, que não toma tempo, mas garante a produtividade. Dessa forma, médicos e equipe podem concentrar sua atenção e seus esforços no paciente, ao invés de estarem presos constantemente aos processos administrativos.

Comunicação

A boa comunicação com o paciente é indispensável para o engajamento e para uma experiência excelente de atendimento. Seja para fazer esclarecimentos antes da consulta, para tirar dúvidas e fazer o acompanhamento após o atendimento, ou para educar os pacientes e mantê-los informados mesmo quando não estão em tratamento ativo, a comunicação é a base para construir a relação entre o médico e o paciente e assim fidelizá-lo ao consultório.

A tecnologia permite que o médico tenha vários canais de comunicação disponíveis, de modo que cada paciente pode se comunicar através do meio de preferência. O médico pode utilizar envio de e-mails em massa, para educação, informação e acompanhamentos de grupos específicos de pacientes; pode utilizar mensagens de Whatsapp para uma comunicação personalizada e instantânea com pacientes específicos; pode disponibilizar a telemedicina para atendimento à distância por ligação ou vídeo chamada nos casos que houver necessidade; etc.

O mais importante é que o médico esteja disponível e pronto para prestar suporte ao paciente quando ele precisar. E a melhor forma de conseguir isso, sem que os demais atendimentos e atividades do médico sejam prejudicados, é utilizar um software médico que ofereça essas ferramentas de comunicação de modo integrado, tornando prático e fácil se comunicar com os pacientes a qualquer momento.

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Utilizar um software médico completo em seu consultório lhe dá a certeza de ter em mãos as melhores tecnologias para otimizar as mais diversas áreas do consultório, inclusive a atração e retenção de pacientes.

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