Gostou do artigo? Compartilhe!

Agendamento online de consultas: como integrar à agenda normal de atendimentos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Uma enorme parte dos pacientes atualmente utiliza a internet para buscar por médicos e consultar informações de contato e outras, como convênios atendidos, horários de atendimento, referências, especializações, etc. Neste momento em que estão considerando médicos para agendar uma consulta, ter disponível a opção para que realizem o agendamento online naquele mesmo instante pode se tornar um grande diferencial para que façam a escolha e concretizem a marcação da consulta.

Além dessa situação, mesmo para os pacientes que já se consultam com um determinado médico, a possibilidade de agendamento online garante facilidade e praticidade, para que possam agendar a qualquer hora e dia, sem estarem presos ao horário de funcionamento ou terem que lidar com telefone ocupado.

Consequentemente, para os médicos as vantagens da agenda online são a satisfação dos pacientes, bem como a atração de pacientes novos para o consultório.

No HiDoctor®, além da possibilidade de oferecer uma agenda online aos pacientes, essa agenda se integra à agenda do software, facilitando o gerenciamento, pois os horários livres e ocupados são sincronizados automaticamente, bem como as solicitações e respectivas respostas são recebidas/enviadas sem necessidade de acessar o sistema da agenda online.

Veja como ativar o agendamento online e integrá-lo à agenda do HiDoctor®.

Perfil online

A agenda online é oferecida através do CatalogoMed, uma lista oficial de médicos brasileiros, da Centralx®. Nele você cria seu perfil online para ser encontrado pelos pacientes e pode ativar a funcionalidade para agendamento através do site.

O cadastro no CatalogoMed para criação de perfil é prático e oferece ainda outras funcionalidades que o médico pode aproveitar, além de poder informar dados diversos para que os pacientes possam conhecer melhor sua trajetória na área médica.

Ativação da agenda

Após criar o perfil no CatalogoMed, ou caso já possua um, basta acessar a opção “Ativar agenda online”, apresentada no painel de controle do sistema. Caso tenha mais de um endereço de atendimento informado no perfil, o médico pode optar em quais deseja ativar uma agenda.

A configuração da agenda online é toda feita pelo CatalogoMed, criando os intervalos de atendimento nos dias em que o médico atende, informando a duração das consultas, definindo limites de tempo mínimo e máximo de antecedência do agendamento e também indicando o e-mail da secretária que será responsável pelo gerenciamento da agenda, para que ela receba as solicitações e tenha acesso para respondê-las. Ainda que a secretária vá fazer o gerenciamento através do HiDoctor®, é necessário preencher esta informação.

Após essas configurações, a agenda estará ativa, aparecendo em seu perfil para que os pacientes possam escolher um horário dentre os disponíveis.

Integração com o HiDoctor®

Para integrar a agenda online do CatalogoMed à agenda do HiDoctor®, o software deve estar na versão 8.0.14 ou posterior. Na agenda HiDoctor®, basta clicar no botão “Agendamento online” e realizar login no CatalogoMed. Após o login a agenda já estará vinculada à agenda online. Caso você tenha configurado mais de uma agenda no CatalogoMed, deverá escolher qual das agendas será vinculada à do HiDoctor®.

Após a integração, a agenda passa a exibir um botão que mostra o número de solicitações pendentes da agenda online e um botão que atualiza a agenda do HiDoctor®, verificando se novas solicitações foram realizadas. Também é apresentado um ícone que indica se há ou não horários disponíveis online para o dia que está sendo visualizado.

Respondendo solicitações

Quando um paciente solicitar uma consulta através do CatalogoMed, você receberá um aviso na agenda e também por e-mail. Em qualquer um dos casos, basta clicar na notificação para ver detalhes e prosseguir com a confirmação. Os horários solicitados online e que ainda não foram respondidos ficam destacados em laranja na agenda e ao clicar sobre eles, no espaço onde normalmente aparecem os detalhes dos compromissos, é exibido um botão para responder a solicitação.

É fácil visualizar no calendário quais dias possuem compromissos pendentes: eles aparecem com um destaque em laranja na data. Os compromissos que foram solicitados online e já foram confirmados mostram um ícone com o logo da agenda online.

...

Com o HiDoctor® e o CatalogoMed é simples e prático oferecer agendamento online para os pacientes, sem complicar a rotina da secretária, pelo contrário, tornando-a mais fácil.

Quer acompanhar todas as dicas sobre a utilização do HiDoctor® no dia a dia do seu consultório? Curta nossa página "HiDoctor® na Prática" no Facebook:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!