Como aproveitar a tecnologia para inovar em seu consultório médico
A tecnologia da informação fez contribuições significativas para o nosso mundo, principalmente na indústria médica. Com o aumento do uso de prontuários médicos eletrônicos, sistemas de agendamento e tecnologias móveis, como tablets e smartphones, médicos e pacientes estão vendo os benefícios que essas novas tecnologias estão trazendo.
Com mais e mais hospitais, clínicas e consultórios usando tecnologias médicas, como softwares médicos e dispositivos móveis no local de trabalho, os médicos agora podem ter acesso a qualquer tipo de informação de que precisam – desde informações sobre medicamentos, pesquisas e estudos, histórico ou registros de pacientes e muito mais – em apenas alguns segundos. E, com a capacidade de transportar esses dispositivos móveis com facilidade ao longo do dia, essas informações estão sempre disponíveis e ao alcance das mãos.
Em um consultório médico que investe em tecnologias para implementar as últimas inovações da área, esse investimento se traduz em uma melhor experiência – não apenas para os pacientes, mas também para os funcionários em sua rotina de trabalho – que como consequência gera mais rentabilidade para o consultório.
Mas de que forma a tecnologia pode ser aproveitada para inovar e levar o consultório ao próximo nível? A seguir você confere algumas maneiras.
Centralização dos dados e integração dos processos
A tecnologia permite que todos os processos do consultório sejam informatizados, através do uso de ferramentas como um software médico com prontuário, agenda, etc. O software médico coloca os dados dos pacientes no centro de todos os processos do consultório, que passam então a funcionar em sincronia, integrando as diversas tarefas da rotina e gerando inteligência a respeito desses dados.
Um consultório com os dados centralizados e os processos integrados ganha fluidez em sua rotina, garantindo maior produtividade e melhor qualidade no atendimento.
Plataforma integrada com ferramentas completas
Na informatização do consultório, as possibilidades vão muito além de utilizar apenas um prontuário e uma agenda eletrônicos. É possível adotar uma plataforma que ofereça ferramentas completas e integradas para que toda a parte clínica, de gestão e de comunicação usufruam da tecnologia, inclusive estando disponíveis dentro e fora do consultório, a qualquer momento e em qualquer equipamento que o médico precisar.
Quando todas essas áreas podem ser gerenciadas em um único local, de diversas maneiras diferentes para se adaptar às necessidades do médico, há um enorme ganho de tempo, garantindo excelente retorno sobre o investimento realizado na tecnologia.
Inovação nas atividades rotineiras
A tecnologia permite inovar mesmo nas mais simples tarefas do dia a dia. A possibilidade de confirmar todas as consultas do dia com apenas 1 clique, ao invés de ligar para mais de 10 pacientes, gastando enorme tempo ao telefone, é um excelente exemplo disso. Melhor ainda quando o paciente agenda a própria consulta online e a solicitação já aparece direto na agenda, apenas para ser confirmada, liberando mais tempo para a secretária dar atenção aos pacientes na recepção.
Para o médico, a possibilidade de consultar prontuários e sua agenda no celular rapidamente, sempre que precisar, é indispensável em meio à correria de sua rotina. Assim como a emissão prática de documentos durante a consulta, utilizando cadastros auxiliares e inserção automática de informações, otimiza seu tempo e garante um melhor atendimento. Isso entre muitas outras aplicações rotineiras que a tecnologia pode ter no consultório.
Auxílio na gestão e finanças
A tecnologia também é a melhor maneira de empreender no consultório, através de uma gestão organizada, planejamento e foco no crescimento. Isso se torna possível através de um controle financeiro completo, facilitado por uma ferramenta que funcione integrada aos dados do prontuário e garanta não apenas mais praticidade no registro de dados, mas também menor risco de erros nos valores lançados.
O controle financeiro, com fluxo de caixa, lembrete das pendências e outros relatórios, permite ter uma visão ampla da situação financeira do consultório para poder então se planejar e buscar o constante crescimento.
Solução de problemas pela análise de dados
Mesmo nos consultórios de excelência sempre há espaço para implementar ainda mais melhorias. E para saber quais as áreas que representam oportunidades de investimento, bem como identificar possíveis áreas problemáticas que se beneficiariam de uma reestruturação, é indispensável que haja um acompanhamento completo dos dados e estatísticas a respeito do consultório e dos atendimentos.
Um software médico completo tem a capacidade de utilizar todos os dados registrados para gerar relatórios financeiros, da agenda, dos convênios e vários outros para que você possa analisar as informações e utilizar a inteligência gerada para solucionar problemas, fazer investimentos e aprimorar o consultório constantemente.
Produtividade nos processos do consultório
Um dos maiores benefícios da tecnologia no consultório médico é a produtividade. A agilidade e eficiência que cada ferramenta proporciona a cada um dos processos rotineiros faz com que seja possível produzir muito mais, com muito menos erros e contratempos e com muito mais qualidade.
Se cada ferramenta já contribui imensamente em comparação com o desempenho das atividades de modo manual, seja quando falamos de agenda, prontuário, emissão de documentos, utilização de formulários, acesso aos dados, controle financeiro, etc., quando todas elas funcionam de modo integrado há um ganho ainda maior em produtividade; daí a importância citada desde o início do artigo do investimento em uma plataforma completa com integração dos dados.
Engajamento e fidelização dos pacientes
A tecnologia também é favorável para o paciente, que vê sua experiência facilitada e aprimorada ao lidar com o consultório. Principalmente hoje em dia, que a grande maioria dos pacientes está acostumado a um mundo conectado o tempo inteiro e já abraçou as facilidades de poder resolver as mais diversas coisas com poucos toques no celular, oferecer opções tecnológicas no consultório traz um grande diferencial para o engajamento.
A possibilidade de poder agendar a consulta online a qualquer momento que for mais conveniente, por exemplo, assim como receber lembretes do compromisso no e-mail e a confirmação da consulta por mensagem de texto, podendo responder por ali mesmo, sem precisar gastar tempo atendendo uma ligação, fazem toda a diferença. Essas simples possibilidades engajam o paciente, proporcionam uma melhor experiência e maior confiança no consultório, e assim conseguem fidelizá-lo para que retorne para novas consultas e ainda indique o consultório a conhecidos.
Constante atualização e evolução
As diversas possibilidades que a tecnologias traz para os consultórios permitem inovar nas diversas etapas do atendimento, desde o momento de atrair e atender o paciente, até o momento de fidelizá-lo e rentabilizar. Com novas tecnologias surgindo a cada momento, é importante que o médico e o consultório busquem sempre acompanhar as oportunidades que surgem, se adaptar e assim evoluír constantemente.
Nesse sentido, o uso de uma plataforma médica comprometida com se manter sempre atualizada, e que incorpore sempre as últimas novidades para oferecer aos usuários todas as possibilidades, é fundamental para o médico que quer se manter sempre em crescimento.
Uma plataforma médica completa é a base das possibilidades tecnológicas em um consultório, entregando as mais diversas ferramentas e com todas funcionando de modo integrado para trazer inovação, produtividade e excelência ao consultório.
O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.