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[Série] Presença digital: Por que investir na sua imagem online?

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Mesmo que você ainda não tenha criado um site, página do Facebook ou blog, você possui uma imagem online.

Dificilmente um produto ou serviço existente não é encontrado na internet, e nem sempre o conteúdo é criado pelo prestador do serviço; diversos médicos possuem seu nome cadastrado em diretórios, são citados em redes sociais e sites especializados sem saberem ou sem se importarem com sua imagem online – faça o teste: procure por seu nome no Google, o que você encontra?

Por que investir na imagem online

Por que isso acontece?

Hoje, a internet é um recurso indispensável na vida das pessoas e aos poucos está se tornando a principal ferramenta de busca por produtos e serviços.

A conexão virtual vem substituindo as conexões interpessoais de recomendação. É por isso que hoje você confia mais em análises de usuários de um smartphone do que nas afirmações de um vendedor.

Quer um outro exemplo? Se um colega lhe recomendar um hotel ou pousada para você passar suas férias, qual a probabilidade de confiar cegamente nessa recomendação? Você provavelmente buscaria mais informações online sobre o local antes de reservar uma vaga, certo?

Isso é uma consequência lógica do crescimento da quantidade e da qualidade de informação que encontramos hoje na internet.

Mais informados, podemos fazer melhores decisões para nós.

Você fez o experimento de buscar por seu nome no Google? Se não, faça agora. O que você vê? Com sorte, apenas listagem em diretórios online e páginas amarelas, mas pode ser que você encontre algum paciente insatisfeito fazendo um post desfavorável em redes sociais.

É importante compreender as críticas negativas como oportunidades para melhora. E mesmo as críticas elogiosas devem ser analisadas com a seguinte premissa: estamos fazendo isso de forma deliberada? Ou seja: reconhecemos esta nossa característica positiva como um valor que deve ser sempre praticado, com todos os pacientes, de maneira consciente?

É preciso tomar as rédeas e assumir o controle da sua presença na internet.

Você pode estar pensando que esse investimento é perda de tempo e que a publicidade tradicional e as recomendações boca-a-boca bastam para seu consultório. Pense de novo:

  • Atualmente, 54% dos brasileiros são usuários ativos da internet.
  • No ano passado, os brasileiros usaram a internet numa média de 9,2 horas por dia.
  • Só o tempo gasto usando internet via celular é 25% maior do que o tempo gasto assistindo TV, sendo que esta é a mídia tradicional mais consumida pelos brasileiros.
  • Hoje, 47% dos brasileiros possuem redes sociais1.

Se o ritmo de crescimento se mantiver estável, as redes sociais podem chegar a 75% da população em 5 anos.

Por isso, neste e nos próximos posts vamos guiar você no gerenciamento da sua imagem online. Ao fim desta série, esperamos que você consiga:

  • Garantir que seus pacientes te encontrem online
  • Moldar sua reputação na internet
  • Desenvolver uma base de referências e indicações online
  • Capacitar no feedback aos pacientes

Para isso, iremos enfatizar a necessidade de você possuir um site médico, uma página atuante nas redes sociais, monitorar as análises e rankings de pacientes e responder com frequência aos comentários e perguntas feitas em qualquer um desses canais.

No próximo artigo desta série daremos os primeiros passos na criação da imagem online, por onde você deve começar e em quais canais e estratégias deverá investir.

 

Confira os outros artigos da série:

 

  1. COMSCORE. Internet Overview in Brazil, 2016.
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