Gostou do artigo? Compartilhe!

Tecnologia na saúde – descubra as ferramentas indispensáveis para a prática médica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A saúde sempre foi uma área onde a tecnologia foi positivamente vital. À medida que a vida cotidiana é digitalizada, o espaço da saúde está se tornando cada vez mais dependente da tecnologia, não apenas para revolucionar os cuidados de saúde, mas também para continuar e manter seus serviços e produtos em um nível socialmente aceito.

Os gastos globais em saúde continuam a crescer, à medida que os avanços tecnológicos aproximam pacientes e médicos, independentemente de sua distância física.

Neste artigo, abordamos algumas ferramentas que podem melhorar a eficiência do trabalho de um médico em sua prática diária e ao mesmo tempo fazer diferença para a experiência dos pacientes.

Software médico completo

É cada vez mais raro encontrar médicos que utilizem papel e caneta para o registro de dados no consultório, seja na recepção, para gestão dos agendamentos, seja nos atendimentos, para criação do prontuário médico do paciente. E não é à toa que a grande maioria dos médicos desistiu dessa prática. O uso de sistemas informatizados para a execução dessas e de outras tarefas traz vantagens incontestáveis, como ganho de tempo, praticidade na rotina, organização dos processos, maior produtividade, mais segurança para as informações e uma gestão otimizada de modo geral.

Um software médico completo, que integre prontuário eletrônico, agenda médica e ferramentas de gestão, como controle financeiro, consegue centralizar em um único lugar tudo que o médico precisa para que seu consultório funcione no dia a dia. Colocando essa tecnologia no centro da prática médica, o profissional garante fluidez para a rotina de atendimentos, impactando diretamente na qualidade do serviço prestado aos pacientes.

Solução de telemedicina

Desde 2020, quando se fala em tecnologia na saúde a palavra da vez é a telemedicina. Se em outros países ela já vinha ganhando espaço mesmo antes da pandemia, depois disso ela dominou a área de saúde em todo o mundo, inclusive no Brasil. E agora, mesmo enquanto nos encaminhamos para um “pós-pandemia”, dificilmente a telemedicina desaparecerá, tendo conquistado seu espaço permanente.

Os médicos que não oferecem essa opção de atendimento atualmente já estão ficando para trás, e ficarão cada vez mais, quanto mais tempo demorarem a aderir ao atendimento virtual. Teleconsultas podem ser úteis nas mais diversas especialidades, mesmo naquelas que necessitam avaliação física dos pacientes, podendo ser aproveitadas para consultas de retorno, acompanhamentos de doentes crônicos, monitoramento remoto de pacientes, entre outras modalidades.

Uma boa solução de telemedicina para o consultório irá incluir não apenas um sistema fácil e seguro para videochamada, como também assinatura digital para criação e compartilhamento prático de documentos eletrônicos válidos para os pacientes durante as teleconsultas, como prescrições e atestados.

Ferramentas de engajamento

Na era da consumerização na área de saúde, os pacientes estão cada vez mais engajados em seus cuidados e desejam estabelecer conexões mais próximas com os profissionais, de modo que possam participar ativamente de seus cuidados de saúde. Oferecer ferramentas que engajem os pacientes está se tornando um importante diferencial, não apenas para conquistar novos pacientes, como também para fidelizar aqueles que já se consultaram com você.

Ferramentas de engajamento importantes incluem:

  • Agendamento online de consultas
  • Lembrete e confirmação de consultas por e-mail e mensagens de texto
  • Envio de e-mails informativos e educacionais
  • Comunicação prática com os pacientes, como por WhatsApp
  • Site médico informativo
  • Atendimento virtual por telemedicina

Aplicativos mobile

A mobilidade é um conceito cada vez mais importante na medicina, e que ganha força conforme outras tecnologias se desenvolvem, como a própria telemedicina. A nova realidade de atendimentos remotos, home office e a própria natureza imprevisível da medicina fazem da mobilidade uma necessidade para os médicos.

Conseguir acessar e editar agendas e prontuários onde quer que esteja, com facilidade, e a partir de qualquer equipamento, pode ser crucial em urgências. E não apenas nestes casos, a total disponibilidade de dados dá ao médico liberdade e independência para sua prática médica, sem estar atrelado ao consultório e sem depender de determinados equipamentos ou circunstâncias para trabalhar. Assim, mesmo viajando, sem acesso à internet, o médico é capaz de acessar dados do software médico offline a partir do app no celular.

Portanto, um software médico que ofereça uma interface de uso por app mobile dá controle ao médico sobre sua rotina e seus atendimentos. E para além do aplicativo do software médico, o profissional pode contar com vários outros apps mobile para facilitarem sua rotina, como um app de consulta a bulas e à CID-10, por exemplo, ou um app de notícias e estudos da área médica para se manter informado.


Se você fizer a escolha certa na primeira tecnologia, você na verdade pode ter todas as 4 tecnologias citadas centralizadas e integradas em uma única solução!

Quando falamos em software médico completo, uma solução que seja completa de verdade, como o HiDoctor®, oferecerá também telemedicina, ferramentas de engajamento e aplicativos diversos para sua prática médica, além de todas as funcionalidades indispensáveis de prontuário, agenda, gestão, etc. Tudo isso garantindo ainda mobilidade e total disponibilidade dos dados, para que você tenha independência para trabalhar!

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!