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Telemedicina – a solução em tempos de crise e também em tempos de calma

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Construir relacionamentos com as pessoas que dependem de você é essencial, e você pode manter os cuidados que presta aos seus pacientes personalizados mesmo com as consultas acontecendo no meio virtual.

Na verdade, a telessaúde ajuda a promover um engajamento significativo, conveniente e produtivo do paciente, e permanecerá para muito além da atual pandemia.

Para obter o máximo dessa tecnologia, você precisa de uma solução integrada que torne possível o engajamento, trazendo benefícios para os médicos e para os pacientes.

Neste artigo, abordamos alguns pontos importantes dessa nova realidade da área de saúde, por exemplo:

  • Por que a telessaúde é vital para a sobrevivência e o crescimento futuro de uma clínica ou consultório.
  • Como a telessaúde ajuda a construir e manter relacionamentos.
  • Como os médicos podem maximizar o atendimento virtual para ajudar os pacientes a desfrutar de uma vida mais saudável.
  • Por que uma solução de teleconsultas integrada ao seu software médico é fundamental para manter a continuidade do fluxo de trabalho.

A nova realidade da área de saúde

A saúde virtual não é mais apenas conveniência e escolha; é uma necessidade proteger a segurança de pacientes e médicos de todas as idades – e conseguir manter seu consultório lucrativo.

A telessaúde tornou-se parte integrante da prestação de serviços de saúde. Porém, como uma nova maneira de praticar a medicina e se engajar com os pacientes, é compreensível que haja necessidade de algumas adaptações.

Uma pesquisa[1] determinou que 46% das consultas médicas poderiam potencialmente ser realizadas virtualmente. Outra pesquisa[2] indicou que, nos Estados Unidos, as interações virtuais de saúde até o final de 2020 atingiram a marca de 1 bilhão.

A perspectiva de um médico

A inesperada intimidade emocional do cuidado virtual:

Como médico, falo com pacientes ao telefone há 15 anos, mas fico impressionado com o poder da adição de vídeo a cada conversa.

As pessoas estão preocupadas. Elas querem ver um rosto e conversar com um médico com quem estão familiarizadas. As pessoas querem mostrar o que estão pensando por meio de gestos e expressões faciais, o que torna o vídeo um meio superior para a saúde do que apenas a voz. O paciente pode ver que seu médico o está ouvindo — criando uma confiança difícil de duplicar ao telefone.

Durante o período obrigatório de ficar em casa, muitas vezes, os membros da família estiveram na sala e fizeram comentários. As pessoas me mostraram seus animais de estimação e fotos de seus filhos. O vídeo permitiu uma surpreendente intimidade terapêutica, diferente de um consultório médico, em um momento em que as pessoas estão especialmente vulneráveis a sentimentos de desconexão.

Robert Murry, MD

Como a telessaúde ajuda os consultórios

Além de reduzir o risco de doenças infecciosas para pacientes e médicos, como a COVID-19, as teleconsultas podem ajudar sua clínica a se manter competitiva. Você pode:

  • Reunir com pacientes por meio de acesso baseado em nuvem em qualquer dispositivo, em qualquer lugar.
  • Fornecer consultas virtuais de acompanhamento.
  • Permitir a revisão de resultados de laboratório, radiografias e ultrassons.
  • Consultar pacientes com mobilidade limitada.
  • Ver mais pacientes sem o estresse de uma sala de espera lotada.
  • Reduzir as faltas e cancelamentos de compromissos.
  • Tornar o gerenciamento de cuidados crônicos mais acessível e conveniente.
  • Conduzir o gerenciamento de medicamentos e fazer prescrições digitais com praticidade.

Prepare seu consultório

À medida que você expande para o atendimento virtual, desenvolva procedimentos pelos quais a equipe prepara as teleconsultas — assim como os funcionários preparam as consultas realizadas presencialmente no consultório. Peça a um membro da equipe que ligue dez minutos antes da consulta e verifique se o paciente pode se conectar ao aplicativo de teleconsulta. O membro da equipe então completa o registro usual que faria na recepção antes da consulta.

Depois que o membro da equipe faz o contato inicial, o médico pode realizar a teleconsulta e, em seguida, direcionar novamente para contato com o membro da equipe para agendar uma consulta de acompanhamento ou ajudar com atividades necessárias, como encaminhamento para exames, etc.

Dicas para preparar os pacientes

  • Converse com seus pacientes sobre como as teleconsultas podem se encaixar em seus cuidados.
  • Incentive os pacientes a anotar seus pensamentos e perguntas antes de uma teleconsulta.
  • Lembre os pacientes de ficarem em um local tranquilo durante a teleconsulta e limitarem as distrações.
  • Incentive os pacientes a usar roupas confortáveis para mostrar feridas ou outras condições.
  • Lembre o paciente de garantir que seu dispositivo (celular, tablet, notebook) esteja totalmente carregado.
  • Mantenha suas consultas organizadas, comunicando um resumo das expectativas no início da consulta.

Práticas recomendadas para a adoção da telemedicina

  • Escolha uma solução de telemedicina que se integre facilmente ao seu software médico, permitindo realizar as teleconsultas dentro do seu fluxo normal de uso do software durante os atendimentos, com praticidade e sem complicações.
  • Ofereça que as consultas de acompanhamento sejam feitas através de teleconsulta.
  • Dê aos pacientes uma opção conveniente para se manterem conectados à sua clínica ou consultório.

49% dos consumidores escolheriam médicos que oferecem consultas por vídeo.[3]

Atenda às expectativas dos pacientes

As teleconsultas não apenas impulsionam a solidez financeira dos consultórios, mas também criam confiança e lealdade. Seus pacientes, como todos os consumidores, esperam cada vez mais se engajar com você por meios mais seguros e convenientes.

Quando você expande o acesso aos cuidados, você melhora a saúde de seus pacientes e afirma a relação deles com seu consultório. Isso é especialmente verdadeiro para pacientes que precisam viajar longas distâncias e se ausentar do trabalho para uma simples consulta de acompanhamento.

À medida que você reduz as barreiras ao engajamento, seu consultório estabelece um tapete de boas-vindas virtual.

Benefícios da telessaúde para pacientes

As teleconsultas são convenientes para os pacientes porque:

  • Reduzem o risco de doenças infecciosas.
  • Economizam tempo e gastos com deslocamento.
  • Aumentam o acesso ao médico com quem preferem se consultar.
  • Mantêm o cuidado mesmo em situações adversas, como desastres naturais.

As consultas virtuais funcionam em qualquer dispositivo que se conecte à internet: iPhone, iPad, Android, tablet ou computador.

“A experiência foi muito mais fácil e rápida do que ir até o consultório, especialmente durante essa pandemia global. Como alguém suscetível a doenças, isso me deu o conforto de falar com meu médico de confiança sem me expor a vírus.” - Relato de um paciente

Ofereça cuidados de saúde de alta qualidade a qualquer momento, em qualquer lugar

As teleconsultas são essenciais para manter a continuidade do atendimento durante a pandemia de coronavírus. Para além da crise, os pacientes não apenas esperam a conveniência e a autonomia a que se acostumaram, mas também desejam mecanismos adicionais para se engajar com seus cuidados de saúde.

Dada a realidade atual, uma solução de telemedicina que se integre ao seu software médico é essencial. Ao adicionar teleconsultas ao seu fluxo de trabalho existente, você otimiza seu tempo e aumenta a eficiência, segurança e conveniência para os pacientes.

Conecte-se com pacientes em qualquer dispositivo e mantenha engajamentos produtivos, quer os pacientes o vejam no consultório ou por vídeo. Com uma solução integrada, os pacientes podem agendar consultas, enviar e receber documentos médicos e participar mais ativamente de sua própria saúde.

A crise da COVID-19 mudou a forma como os cuidados de saúde são prestados. As teleconsultas integradas oferecem uma alternativa segura e eficaz à tradicional consulta em consultório, especialmente para consultas de rotina e de acompanhamento.

Vantagens das teleconsultas integradas

  • Registro fácil da dados no prontuário durante a consulta, ao mesmo tempo que vê o vídeo do paciente (usando recurso picture-in-picture).
  • Emissão simples de documentos eletrônicos assinados digitalmente, com diferentes opções de envio para o paciente.
  • Integração com os recursos de envio de lembretes e confirmações para os pacientes, evitando faltas.

O HiDoctor® oferece uma ferramenta integrada para que você realize teleconsultas com praticidade, contando ainda com assinatura digital também integrada para emitir documentos para os pacientes com agilidade durante as consultas por vídeo.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

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Referências

[1] Virtual Care: Half of face-to-face clinical office visits can be conducted virtually, disponível em GoInvo.

[2] Forester Research, disponível em CNBC.

[3] Accenture 2019 Digital Health Consumer Survey, disponível em Accenture.

 

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