Gostou do artigo? Compartilhe!

Quais diferenciais são importantes em um software médico?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Ao precisar escolher um software médico para o consultório, seja porque está informatizando agora, ou porque deseja migrar para um novo sistema, é possível que você se assuste com a quantidade de opções que aparecem ao fazer uma pesquisa no Google.

Com o crescimento das áreas de desenvolvimento de software e, principalmente, de desenvolvimento web, hoje é enorme a quantidade de novas empresas de tecnologia da informação que surgem oferecendo soluções para as mais diversas áreas.

Diante de tantas possibilidades, é impossível fazer uma análise meticulosa de cada sistema para escolher o melhor. O primeiro passo, portanto, é identificar quais são os diferenciais mais importantes que um software deve ter. Como a parte básica da maioria dos sistemas pode ser bem similar, são os diferenciais oferecidos que irão destacar as melhores soluções.

Começando sua análise a partir dos diferenciais, você poderá logo de cara eliminar várias opções que não ofereçam essas vantagens e escolher um número limitado de softwares para analisar minuciosamente, pesquisar a fundo e testar, para fazer então sua escolha.

Neste artigo listamos alguns diferenciais muito importantes que um ótimo software médico deve ter. Diferenciais esses que irão otimizar muito sua rotina de trabalho, sua produtividade, os resultados alcançados e sua satisfação a longo prazo com a escolha realizada.

Empresa confiável

Muitas vezes pesquisamos um produto na internet, analisamos tudo sobre ele, mas esquecemos de pesquisar sobre a empresa por trás, quando na verdade essa é uma questão essencial que irá dizer muito sobre o próprio produto que se pretende adquirir.

No caso de um software médico, a avaliação da empresa desenvolvedora é ainda mais importante, tendo em vista que você irá confiar a ela os dados de saúde de seus pacientes, além de depender do correto funcionamento do sistema e do devido suporte, conforme necessário, para realizar seus atendimentos diariamente.

Deve-se buscar uma empresa que esteja no mercado há muito tempo, possuindo ampla experiência e foco no desenvolvimento de soluções para a área médica, e que invista sempre em novas tecnologias e na atualização constante do software desenvolvido.

Dessa forma você evita, por exemplo, que tenha que trocar de software apenas 2 ou 5 anos após adotá-lo, pois a startup que o desenvolveu fechou, ou ainda que seu sistema se torne obsoleto com os anos, sem receber novidades e atualizações.

Suporte 5 estrelas

Ainda em relação à empresa, além dos fatores citados acima que são importantes, analisar a questão do suporte oferecido ao cliente é indispensável. Não se trata aqui apenas de conseguir resolver com facilidade eventuais problemas que tenha, mas também de ter todo o suporte, orientação e treinamento, para você e para a secretária, para que aproveitem todo o potencial da ferramenta que têm em mãos, aprendendo como melhor adaptá-la ao uso que é feito.

O serviço de suporte deve garantir meios diferentes de contato, ter resolução rápida para problemas, oferecer treinamento e, principalmente, estar disponível. Um suporte que funciona apenas em horário comercial, por exemplo, é bem limitante para o médico, que normalmente está sempre ocupado nesses horários. Um suporte realmente focado em atender bem os clientes estará disponível em horários estendidos e inclusive no fim de semana, para garantir que você consiga o contato quando precisar.

Funcionalidades completas

As funcionalidades oferecidas pelo software também estão relacionadas à empresa, de acordo com seu tamanho e seu investimento em tecnologias, pesquisa e desenvolvimento. Dificilmente uma empresa recente e pequena terá condições de oferecer as mesmas funcionalidades que uma empresa tradicional e com altos investimentos consegue oferecer.

As funcionalidades são um grande diferencial pois elas são as responsáveis por permitir que você execute todas as tarefas que precisa executar na rotina do consultório, e as execute com praticidade e eficiência. Claro que cada médico tem necessidades diversas, e pode precisar e priorizar funcionalidades diferentes. Porém, o mais interessante é escolher um software que lhe garanta funcionalidades completas, de modo que você utilize aquilo que desejar, adaptando o sistema ao seu uso, e podendo começar a utilizar novas funções conforme surja necessidade.

Você pode, por exemplo, não precisar de controle financeiro integrado, por já utilizar outras ferramentas para cuidar das finanças. Mas depois de algum tempo pode resolver migrar esse processo para o software médico para usufruir da facilidade dos dados integrados. Se inicialmente você tiver optado por um software que não tem essa funcionalidade, quando sentir necessidade dela não será possível incorporá-la ao sistema.

Atente, portanto, se o software oferece primeiramente as funcionalidades que são indispensáveis para você, mas não deixe de priorizar um sistema que além dessas funções ofereça também várias outras, garantindo a você todas as possibilidades.

Centralização dos processos

Outro grande diferencial, que é decorrente das funcionalidades completas, é a possibilidade de centralizar todos os processos do consultório nessa única ferramenta. Quando agenda médica, prontuários, financeiro, cadastros complementares e mais funcionam todos integrados, o ganho em agilidade e produtividade no dia a dia é substancial.

A centralização permite a automação no registro de informações diversas, que são compartilhadas entre os diferentes módulos do software. Além disso, você não precisa gastar a mais adotando outros sistemas específicos, pois encontra tudo que precisa para o atendimento aos pacientes e administração do consultório no próprio software médico.

Mobilidade

As tecnologias atuais permitem que possamos resolver problemas, nos comunicar com pessoas distantes, realizar tarefas necessárias e muitas outras coisas em qualquer lugar que estejamos e praticamente a qualquer momento. Com um celular na mão, ou um tablet na bolsa, ou um notebook na mesa, conseguimos resolver quase tudo online (e até mesmo offline) com alguns toques ou cliques na tela desses equipamentos.

Você já tem essa mobilidade para sua vida pessoal, e na vida profissional ela é igualmente – senão mais – importante. Para que nunca fique sem acesso aos seus dados, você precisa de um software que ofereça total disponibilidade, dentro ou fora do consultório, em qualquer equipamento, seja para consultar um prontuário, registrar novos dados, conferir a agenda ou mesmo lançar dados financeiros no sistema.

Seu software médico deve funcionar offline no consultório para que você não dependa da internet e aproveite ao máximo a performance do seu computador, mas deve estar acessível também online quando precisar utilizá-lo fora do consultório. Você também precisa ter acesso fácil e rápido pelo celular, não só online, mas offline também, garantindo que em nenhum momento você ficará impossibilitado de acessar seus dados.

Apenas uma empresa que ofereça um software de verdade e híbrido, com tecnologia de sincronização de dados, poderá garantir todas as possibilidades para disponibilidade total de seus dados.

Posse dos dados

Utilizando o clichê, ‘por fim, mas não menos importante’, outro diferencial importantíssimo é quando a empresa permite que você tenha a posse real de seus dados. Para tanto, ela deve oferecer um software que funcione instalado em seu computador, gravando todos os dados que são registrados no sistema diretamente em seu equipamento.

Sistemas que funcionam exclusivamente na nuvem significam que a posse real dos seus dados está com a empresa desenvolvedora, que por sua vez os armazena em um servidor na maioria das vezes pertencente ainda a uma outra companhia, e você apenas acessa os seus dados, sem de fato possuí-los.

Ter a posse de seus dados é essencial pois é isso que garante sua independência para trabalhar. Quando seus dados estão com você, você não depende de ninguém para realizar todas as tarefas do seu dia, não estando sujeito a interrupções do atendimento por conta do sistema da empresa estar fora do ar, do servidor que eles utilizam sair do ar, ou mesmo por cair a internet em seu consultório. Seu consultório nunca irá parar por culpa de terceiros.

...

No momento de escolher um software médico, busque por cada um desses diferenciais e você terá a garantia de possuir uma ferramenta de excelência, que trabalhará junto com você para oferecer o melhor aos seus pacientes, além de proporcionar tranquilidade e produtividade para sua prática médica.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!