Gostou do artigo? Compartilhe!

Como otimizar a saúde financeira do consultório com uma plataforma médica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A tecnologia pode ser uma grande aliada quando se pensa em soluções para a manutenção de uma boa saúde financeira, seja em qualquer negócio e mesmo para cuidar das finanças pessoais. Se você busca otimizar as finanças do seu consultório médico, a tecnologia com certeza poderá contribuir.

Sempre quando pensamos em otimização financeira, ou em aumentar os ganhos, pensamos antes de tudo nos custos que podemos cortar. Porém, cortar gastos sem uma análise das consequências pode fazer com que a qualidade dos serviços prestados seja afetada, o que no fim prejudica o faturamento, ao invés de melhorá-lo.

Para conseguir cortar custos operacionais e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do atendimento, é indispensável a utilização de tecnologia para aumentar a eficiência.

Dessa forma, a tecnologia pode proporcionar então, além de seus diversos outros benefícios, também a otimização da saúde financeira do consultório, aumentando a rentabilidade.

Mas, então, de que maneira a tecnologia consegue esses resultados? A principal solução é utilizar uma plataforma médica completa em seu consultório. Isso garante que todos os processos possam ser informatizados, sem que seja necessário adquirir várias ferramentas diferentes. Uma plataforma médica consegue centralizar todos os dados e processos em um único local, facilitando os atendimentos e toda a gestão.

A seguir você confere as principais formas como uma plataforma médica irá atuar otimizando a saúde financeira do consultório.

E se você está em busca da plataforma ideal para otimizar as finanças, experimente e conheça o HiDoctor®!

Ferramentas para produtividade

Todas as ferramentas oferecidas no software médico, como prontuário eletrônico, agenda, prescrição eletrônica, formulários personalizados, bulário, CID-10, biblioteca de textos, envio de e-mails automáticos, guias de atendimento, entre muitas outras, permitem aumentar em muito a produtividade e eficiência em comparação com a realização de todo o processo de atendimento e a geração de documentos feitos manualmente no papel.

O que se ganha em agilidade e eficiência se converte em melhor qualidade no atendimento, maior atenção ao paciente, menor risco de erros e até possibilidade de atender mais pacientes por dia. Todos esses são fatores com grande potencial para aumentar os ganhos e garantir a estabilidade financeira posterior.

Centralização dos dados

A grande importância da plataforma médica está em ir além simplesmente do software médico, a plataforma consegue integrar todas as ferramentas do software e ainda outros módulos e ferramentas externos para que funcionem em conjunto, tendo como centro os dados dos pacientes.

Quando toda a estrutura que você precisa para realizar o fluxo do atendimento, desde o agendamento até o acompanhamento, incluindo a parte de gestão, está centralizada em um só lugar, com os dados integrados, isso garante que todos os processos ocorram de modo fluido e muitas tarefas possam ser automatizadas. Isso traz como benefícios a melhor organização do consultório e uma gestão facilitada, que também se traduzem em maior produtividade e, consequentemente, melhor faturamento.

Redução de custos

A informatização do consultório adotando uma plataforma médica pode parecer ser um gasto, mas o que se percebe na prática é que com todas as otimizações que ela traz para todos os processos, ocorre uma redução nos custos gerais.

Alguns exemplos: acaba-se o gasto com espaço de arquivamento e manutenção de enormes quantidade de documentos médicos em papel; diminui-se o gasto com telefone para confirmar consultas, fazendo a confirmação automática por SMS; a confirmação automática diminui o número de faltas, evitando o custo de horários vagos na agenda; diminui-se o custo de erros no faturamento de convênios, que são mais precisos realizados com automação através do software médico; etc.

Controle financeiro

Por fim, não se pode falar em saúde financeira sem que todas as finanças do consultório sejam devidamente controladas e acompanhadas. O controle financeiro pode ser algo trabalhoso e com grandes chances de falhas devido a esquecer de registrar dados, caso seja feito manualmente. Uma ferramenta que faça esse controle integrado ao software médico é uma excelente forma de tornar o processo mais fácil e mais exato.

O lançamento de dados pode ser feito com poucos cliques, lançando as receitas provenientes de consultas, procedimentos, etc. diretamente da agenda ou das guias geradas, por exemplo. Mesmo o lançamento de gastos também se torna mais eficiente, com replicação simples dos gastos recorrentes.

O melhor de tudo é que lançar os dados de receitas e despesas é a única coisa necessária, uma vez que um sistema de controle financeiro gera automaticamente a partir desses dados todas as informações necessárias para acompanhar a saúde financeira do consultório, como fluxo de caixa, lista de pendências a receber, relatórios detalhados de receitas e despesas para analisar, por exemplo, convênios mais lucrativos, áreas de maior gasto, etc.

O controle financeiro com certeza é a principal ferramenta para manter as finanças do consultório saudáveis, e um sistema que faça isso de forma integrada com todos os dados do consultório torna a tarefa mais simples, eficiente e precisa.

...

Uma plataforma médica pode proporcionar aumento nos ganhos do consultório através do ganho de produtividade e eficiência em todos os processos de atendimento e gestão, além de garantir um controle financeiro completo para acompanhar a evolução do consultório, planejar investimentos, identificar pontos a melhorar e se manter assim em constante evolução, com a saúde financeira em dia.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!