Gostou do artigo? Compartilhe!

9 maneiras de reduzir despesas operacionais e aumentar a lucratividade do consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

É provável que, com a situação da pandemia de COVID-19, você tenha passado menos tempo na sua clínica, seja por ter optado pela realização de consultas por telemedicina, ou porque os pacientes ficaram temerosos de consultas médicas realizadas pessoalmente. O impacto que esse possível número reduzido de atendimentos tem sobre a receita do consultório pode ser grande, especialmente para médicos independentes.

Obviamente, a geração de receita é necessária para sustentar seu consultório. Mas, e o outro lado da moeda do fluxo de caixa – redução das despesas de operação? Quando foi a última vez em que você analisou suas despesas para ajudar a aumentar a lucratividade?

Agora é o momento perfeito para avaliar suas despesas, eliminar qualquer gasto excessivo e buscar melhores condições com seus fornecedores e prestadores de serviços, ou encontrar novas parcerias.

Veja algumas áreas comuns nas quais você pode reduzir custos.

Suprimentos médicos

É difícil para consultórios individuais ou pequenas clínicas negociar preços mais baixos com grandes fornecedores de suprimentos médicos. Os descontos são baseados principalmente no volume. Fornecedores locais ou regionais podem estar mais dispostos a ganhar ou manter seus negócios a preços melhores do que você está pagando agora. Busque orçamentos e avalie diferentes opções para descobrir se vale a pena fazer a mudança para um novo fornecedor.

Aluguel de equipamento

Se você paga aluguel de equipamentos médicos, faça a análise se talvez esses equipamentos não estão desatualizados ou simplesmente não são de fato utilizados. Se seu contrato de aluguel reflete a economia e as taxas de juros atuais, pode ser um custo alto para manter nesse momento caso não seja estritamente necessário. Elimine os aluguéis desnecessários onde puder e negocie novos termos para seus contratos em vigor, ou ainda busque novas opções que possam ser mais vantajosas.

Material de escritório

Faça um inventário do que você tem e determine quais são suas necessidades a curto prazo. Use a internet para procurar o melhor preço e faça o pedido em quantidades menores.

Diversos

Você sabe o que está agrupado nessa categoria? Se não sabe, é hora de descobrir e fazer uma lista completa para acompanhar as despesas. Muitas vezes altos valores são gastos sem nem vermos ao certo para onde estão indo.

Telefone e internet

Há muitas opções de planos para telefone e internet, de diversas empresas. Compare as diferentes operadoras nacionais e regionais. Uma opção que pode ser interessante são os planos empresariais e os combos de serviços, que já incluem telefone e internet (móvel e local) de uma mesma empresa. Mas dependendo do uso feito em seu consultório, talvez a contratação de serviços separados pode acabar sendo melhor. É importante considerar as diferentes possibilidades de acordo com suas necessidades e colocar na ponta do lápis. Feita a análise, talvez seja hora de mudar de empresa, ou então tentar negociar um desconto com sua empresa atual.

Site médico

A presença digital é essencial hoje em dia para que você seja encontrado por pacientes que buscam por médicos online. Mas os serviços de hospedagem e manutenção de um site médico podem ter um custo elevado. Uma ótima opção são sites com editores simples para criação dos conteúdos das páginas e configuração fácil de modelos prontos para o design do site. Há inclusive opções de software médico que já possuem site médico integrado de fácil utilização – como é o caso do HiDoctor® – que o próprio médico pode criar e manter, ou então ter um custo bem mais baixo para pagar uma pessoa apenas para gerenciá-lo e manter atualizado.

Plano de saúde

O plano de saúde contratado para você e seus funcionários está de acordo com as necessidades e o uso que é feito? Pode ser o caso de conversar com um corretor e avaliar diferentes opções para encontrar aquela que esteja em sintonia com a necessidade atual.

Contratos

Avalie todos os contratos que possui, incluindo de fornecedores, de financiamentos, aluguéis, condições de pagamento, taxas de cartão de crédito, taxas de serviços e contas com comércios locais, e negocie condições mais favoráveis sempre que possível.

Software Médico

Seu software de prontuário eletrônico oferece o melhor custo-benefício? Talvez você utilize diferentes tecnologias para as necessidades do consultório, com um sistema para prontuário e agenda, outro para prescrição, outro para controle financeiro, etc. Um software completo com todas as funcionalidades integradas, além de ter um melhor custo-benefício, oferece mais possibilidades ao consultório para melhorar a eficiência dos processos e a produtividade, levando a uma maior receita. Analise sua situação atual e considere a migração para um software com todas as funcionalidades que precisa, para reduzir seus custos e obter mais vantagens.

...

Cortar as despesas operacionais pode economizar milhares de reais por ano em sua clínica ou consultório. É algo recomendado para todos os consultórios, e deve ser feito periodicamente, independente do momento mais difícil que estamos vivendo. Com despesas reduzidas e a busca constante por eficiência e produtividade, é possível alcançar uma lucratividade cada vez maior.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, e pode ser uma ótima maneira para otimizar o fluxo de trabalho em seu consultório enquanto reduz os custos e aumenta o faturamento. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!