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Estratégias para aumentar o faturamento do consultório médico

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A busca pelo aumento de faturamento é comum em negócios de qualquer área, e ao contrário do que possa parecer, basicamente na totalidade dos casos essa não é uma busca com motivações egoístas ou gananciosas, e sim que visa a desenvolver o negócio, realizando investimentos e aumentando a qualidade do serviço ou produto.

Dessa forma, para o médico é interessante adotar estratégias que possam aumentar seu faturamento para assim continuar evoluindo o consultório e oferecendo excelência aos pacientes.

O capital extra obtido poderá ser investido, por exemplo, para ampliar ou reformar o consultório, realizar campanhas de marketing, aumentar o número de funcionários, adquirir equipamentos novos e modernos, realizar cursos para expandir sua atuação, entre muitas outras opções.

Neste artigo iremos abordar várias estratégias que podem otimizar o faturamento, sendo todas elas simples e práticas de implementar, sem demandar alto investimento inicial, uma vez que todas dependem apenas do uso de um software médico completo no consultório. Veja como a tecnologia pode ajudar:

Aumentar a eficiência da recepção

Uma recepção eficiente pode aumentar o faturamento por dois motivos: maior satisfação dos pacientes, que então continuam voltando e indicam o consultório, e a possibilidade de atender mais pacientes, uma vez que se as atividades podem ser feitas com maior rapidez a praticidade, a secretária sempre conseguirá atender ao telefone, agendando assim mais consultas.

E como aumentar a eficiência? Com o uso de uma agenda eletrônica integrada ao software médico. Ela torna a marcação de consultas e o cadastro inicial dos pacientes muito mais ágil, deixando mais tempo livre para dar atenção também aos pacientes na sala de espera. Não só a marcação e cadastro, mas processos como a confirmação e o registro financeiro das consultas, por exemplo, também ocorrem com poucos cliques e muita praticidade. Além disso, a organização das informações que uma agenda eletrônica proporciona torna a rotina mais fluida e o trabalho muito mais fácil, principalmente quando a recepção tem mais de uma secretária.

Oferecer agendamento online de consultas

O agendamento online permite que os pacientes agendem suas consultas a qualquer momento, sem depender de um telefone desocupado ou do horário de funcionamento do consultório. Com isso, aumentam as chances de sua agenda estar sempre cheia, além dos pacientes terem uma melhor experiência que faz diferença para que se fidelizem ao consultório. O agendamento online ainda pode fazer com que mais pacientes descubram seu consultório ao pesquisarem por médicos na internet.

A agenda online deve funcionar integrada à agenda do software médico, de modo que não ocorra conflito de horários e o gerenciamento e confirmação das solicitações recebidas seja simples.

Automatizar os processos do dia a dia

A automatização de processos sempre é uma forma de aumentar a produtividade e consequentemente obter melhores resultados. No consultório médico, tarefas que consomem tempo e recursos podem ser facilitadas e automatizadas pelo software médico. Alguns exemplos:

O envio automático de lembretes de atendimento e a confirmação de todos os pacientes do dia por SMS com apenas um clique fazem com que a secretária gaste menos tempo ao telefone, tenha mais tempo para dedicar aos pacientes que chegam e ainda diminui o número de faltas e cancelamentos que podem afetar o faturamento.

O registro facilitado de dados médicos no prontuário eletrônico otimiza o tempo da consulta, com o uso de formulários personalizados para maior agilidade, anexação de imagens fácil pelo celular, emissão de documentos prática utilizando modelos prontos e macros, etc. Otimizando-se o tempo, pode-se pensar em atender mais pacientes no dia, ou mesmo ter mais tempo para se dedicar à gestão e aos estudos, por exemplo.

Outro exemplo é o registro de entrada e saída de dinheiro do consultório para realizar o fluxo de caixa, essencial para o controle financeiro. No software médico esse registro ocorre integrado e com opções de automatização de lançamento de dados, entregando o fluxo de caixa pronto.

Fazer o controle financeiro do consultório

Além do fluxo de caixa que pode ser gerado automaticamente através do devido lançamento de receitas e despesas, uma ferramenta de controle financeiro integrada ao software médico irá gerar várias outras informações e estatísticas e possibilitar o registro e acompanhamento de todas as finanças do consultório.

Sem dúvidas, o devido controle financeiro é parte essencial de qualquer estratégia para aumentar os rendimentos, uma vez que permite identificar eventuais gastos excessivos que podem ser reduzidos, ou áreas que estão gerando pouco rendimento e poderiam ser melhor exploradas.

Otimizar o faturamento de guias

Eventuais erros no faturamento de guias para os convênios podem gerar atrasos em pagamentos e perda de receita. Garantir que a geração e o faturamento das guias ocorram de modo integrado e simplificado, através do software médico, ajuda a evitar esses erros e a realizar o processo com eficiência, garantindo o devido recebimento pelos serviços prestados.

Estabelecer sua presença online

Se você precisa faturar mais, sua agenda deve estar sempre cheia e novos pacientes devem procurá-lo todos os dias. Como atualmente uma das formas mais utilizadas pelos pacientes para encontrar médicos é através da internet, é essencial que você estabeleça sua presença online para que seja encontrado e aumente o número de consultas.

Para tanto, basta criar um site médico e perfis em catálogos de médicos e redes sociais. Publique informações interessantes que direcionem as buscas dos pacientes no Google até seu site e suas redes, e ofereça facilidades como o agendamento online no site, já integrado ao seu software médico.

Fidelizar os pacientes

Nem só de novos pacientes vive um consultório, pelo contrário, fidelizar os pacientes que já se consultaram com você é muito menos custoso do que conquistar novos pacientes. Com atitudes simples é possível fazer com que os pacientes continuem voltando para novas consultas e ainda ajam como divulgadores de seu consultório.

O software médico é um aliado na fidelização através do atendimento de excelência que proporciona, tanto pela eficiência na recepção, pelo engajamento que possibilita (com envio de lembretes, SMS, agendamento online, site informativo), e também pela atenção extra recebida durante a consulta, uma vez que o prontuário ágil garante que médico não perca a maior parte do tempo apenas registrando os dados de saúde informados.

Aumentar a produtividade do consultório

Esta última estratégia sugerida é na verdade uma consequência das demais estratégias combinadas. Quando o consultório utiliza um software médico completo, que permite implantar naturalmente e sem grandes esforços todas as estratégias citadas, o resultado é o aumento da produtividade do consultório, que irá então gerar maiores ganhos e reduzir custos, através da eficiência, economia de tempo, automatização de tarefas, controle das finanças, engajamento de pacientes, etc.

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