Gostou do artigo? Compartilhe!

Prontuário eletrônico: conheça todas as formas de acessar os dados

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

São muitas as responsabilidades de um médico, e uma delas é a guarda dos dados médicos de todos os seus pacientes. Esses dados são de enorme importância, devendo estar seguros e também sempre acessíveis, pois seja em uma consulta convencional, ou na necessidade de realizar um atendimento de emergência, até mesmo fora do consultório, o médico não pode ficar sem acesso aos dados do paciente que precisa atender.

Tanto para consultar o histórico, condições existentes e medicamentos em uso, por exemplo, quanto para fazer novas anotações do atendimento que está sendo prestado, o prontuário digital deve oferecer total disponibilidade dos dados, independente de condições como modo de acesso ou conexão com a internet.

Portanto, ao escolher um software de prontuário eletrônico, é importante considerar as formas de acesso aos dados que são oferecidas, para evitar que tenha problemas no futuro.

No HiDoctor® você acessa os prontuários e agenda a qualquer momento e em qualquer lugar, seja pelo computador, tablet ou smartphone, estando ou não conectado à internet. Confira as possibilidades:

Acesso offline no computador

No dia a dia do consultório, o médico precisa de eficiência para acessar os prontuários médicos e precisa da garantia de que nunca ficará sem acesso, seja por qualquer motivo. Logo, ele não pode depender de terceiros, seja o provedor de internet, seja a empresa desenvolvedora de seu sistema médico.

Assim, a solução ideal é o uso de um computador com boas configurações e um software médico instalado, que funcione completamente offline, aproveitando toda a performance do equipamento. Com o acesso offline no computador, sua rotina de atendimentos não é interrompida caso fique sem internet, por exemplo, ou caso a empresa desenvolvedora tenha problemas técnicos e o sistema fique fora do ar, pois você é detentor de seus dados, que estão armazenados localmente no computador.

BÔNUS: instalar o software no computador não precisa significar que seus dados estão presos apenas a ele. No HiDoctor® você pode utilizar a sincronia multiponto MedSync quando o computador estiver conectado à internet para enviar uma cópia dos dados ao nosso servidor online. Com isso, além de aumentar sua segurança com a criação de um backup online — em caso de qualquer problema com seu computador — você também passa a ter a opção de instalar o HiDoctor® em quantos outros computadores desejar, como em casa, no hospital, etc. e então realizar a sincronia para acessar os mesmos dados que acessa no consultório.

Acesso online no computador

O acesso ao sistema médico através da web é importante para garantir mobilidade e praticidade ao médico, podendo acessar todos os dados e registrar quaisquer informações a partir de qualquer computador com acesso à internet. Nesses casos, deve-se estar atento aos protocolos de segurança usados pelo sistema, que devem seguir os mesmos padrões utilizados em sistemas bancários.

No HiDoctor®, realizando a sincronia, como descrito acima, você passa a ter sua base de dados gravada em nossos servidores, podendo acessar os dados online através do HiDoctor® NET ou do HiDoctor® Cloud e utilizando as mesmas funcionalidades disponíveis no software instalado.

Acesso online por dispositivo móvel

Mais prático ainda do que poder acessar online através de qualquer computador, é poder acessar os dados em qualquer dispositivo móvel, seja nos de telas maiores, como os tablets, e também nos smartphones com telas pequenas. Para isso, o sistema tem que ter uma interface web prática e objetiva, que garanta uma excelente experiência em qualquer resolução de tela.

A grande vantagem do acesso mobile é ter seus dados sempre com você, literalmente nas palmas de suas mãos, podendo consultar sua agenda sempre que precisar, verificar informações de pacientes e também incluir dados quando necessário.

Acesso offline por aplicativo

Você acessa seus dados pelo computador e por dispositivos móveis, tem a opção de acesso offline no consultório e online independente de estar no local de trabalho ou fora, mas a disponibilidade dos seus dados não está completa se você não puder acessá-los em qualquer lugar e sem depender de internet.

Você pode estar em uma viagem no fim de semana em local sem conexão e precisar consultar as doses do medicamento de um paciente, ou verificar o primeiro horário da agenda de segunda para não se atrasar. Em casos como esse, você precisa de ter os prontuários e agenda salvos em seu smartphone para consulta, melhor ainda se também puder incluir textos e arquivos caso tenha necessidade!

O HiDoctor® é o único a oferecer essa possibilidade, através do app HiDoctor® Mobile. Antes de sair do consultório, você sincroniza o aplicativo com seu software através da internet e os dados ficam gravados no dispositivo. Depois, em qualquer lugar que estiver, você consulta esses dados no app mesmo se estiver offline. Disponibilidade total!

...

Só no HiDoctor® você tem todas as possibilidades para acessar prontuários e agenda, bem como incluir dados, em qualquer situação, sem nunca ficar na mão, garantindo eficiência, praticidade e independência para sua prática médica.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça clicando abaixo!

Gostou do artigo? Compartilhe!