Gostou do artigo? Compartilhe!

O valor de ter um consultório médico modernizado

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A medicina é uma área em constante evolução, com novas descobertas, novas técnicas e novos parâmetros surgindo com frequência. Para os médicos, manter-se sempre atualizado é algo indispensável para oferecer aos seus pacientes o melhor atendimento possível e buscar alcançar sempre melhores resultados.

Da mesma forma, o consultório médico e as ferramentas de trabalho que o médico utiliza também devem ser atualizados de acordo com as possibilidades mais modernas que surgem, pois são de enorme auxílio na missão de prestar um atendimento de excelência.

Um consultório moderno e que faz uso da tecnologia para ser eficiente em seus processos consegue não apenas aumentar a produtividade e a rentabilidade, como também melhorar a satisfação dos pacientes, facilitando sua fidelização.

Mas então, quais são os aspectos do consultório ou clínica que podem ser modernizados? Confira:

Ambiente

Primeiras impressões são importantes, portanto, o ambiente de seu consultório deve causar uma boa impressão nos pacientes, sendo agradável e confortável. Um consultório mal cuidado, com a pintura precisando de retoques, ou móveis muito velhos, ou ainda desorganizado, pode passar uma imagem de que o próprio médico não é muito cuidadoso.

Realizar reformas e reparos sempre que necessário para manter o consultório impecável faz muita diferença, bem como ter boa iluminação no ambiente e atentar se o espaço está adequado para o fluxo de atendimento, mantendo a movimentação dos pacientes simples e fluida para fazerem cadastro, serem atendidos, etc.

Um bônus para um ambiente modernizado no consultório é oferecer conexão Wi-Fi para que os pacientes aproveitem enquanto esperam pela consulta.

Equipamentos

Adquirir equipamentos mais novos e melhores para o consultório nem sempre é um investimento barato, porém, os benefícios que trazem, inclusive proporcionando maior rentabilidade ao consultório, fazem desse investimento um dos mais importantes.

Equipamentos muito antigos começam a, além de dar problemas, requerer gastos com manutenção, e sem entregar a mesma performance de quando eram novos. Tanto os equipamentos médicos quanto de escritório devem ser atualizados de tempos em tempos para acompanhar as últimas tecnologias e manter a performance do consultório sempre melhorando.

Busque equipamentos de qualidade, que sejam funcionais, tenham boa durabilidade e excelente performance, pois esses, mesmo que com valor mais elevado, irão apresentar o melhor custo-benefício. Não adianta comprar equipamentos muito baratos, mas que não terão bons resultados e rapidamente precisarão ser substituídos, gerando mais gastos.

Seus equipamentos estão diretamente relacionados à qualidade do atendimento que presta aos seus pacientes, portanto, busque sempre o melhor e mantenha-os atualizados para colher todos os benefícios que podem oferecer a você e seus pacientes.

Processos

Não adianta ter bons equipamentos e não ter boas ferramentas para auxiliarem nos processos do consultório. Se você tem um excelente computador, mas utiliza um sistema que trava ou fica fora do ar, ou ainda tem apenas funcionalidades simples que não ajudam muito em sua produtividade, então não alcançará os resultados que espera.

A escolha de um software médico completo, com todas as funcionalidades necessárias e que funcionem de modo integrado, é a única maneira de garantir que aproveitará ao máximo a performance do seu equipamento para obter o máximo de eficiência nos processos, garantindo o bom desempenho e produtividade em seu consultório.

A tecnologia é a maior aliada dos consultórios médicos modernos. A agenda, prontuário e prescrição eletrônicos, formulários personalizados de atendimento, controle financeiro integrado, além de facilidades para os pacientes como agendamento online e confirmação de consultas por e-mail e SMS, entre muitas outras funcionalidades, não apenas organizam seu consultório e simplificam sua rotina, tudo isso eleva seu consultório a outro patamar, diferenciando-o dos demais e conquistando os pacientes.

Presença online

Na era digital, a modernização do consultório vai além de suas paredes. Estabelecer uma presença online se tornou algo essencial atualmente, permitindo não apenas que os pacientes o encontrem – já que a maioria agora busca por médicos através da internet – mas principalmente criando um canal de comunicação com os pacientes capaz de engajá-los com o médico e com seus próprios cuidados de saúde.

Criar seu perfil em listas de médicos na internet, ter seu próprio site e cadastrar-se nas redes sociais mais importantes, são ótimas oportunidades para informar os pacientes sobre seus serviços e sobre você, para que eles o conheçam. Você ainda pode ir além e utilizar esses canais para compartilhar informações de saúde sobre sua especialidade, orientando os pacientes e auxiliando para que eles consigam informações precisas sobre sintomas e condições.

Engajar os pacientes cria um vínculo de confiança e ajuda tanto a reter os pacientes atuais como conquistar novos, e estar presente no mundo digital é uma das maneiras como isso pode ser alcançado.

Identidade

No gancho do último tópico, no meio online a imagem é algo importantíssimo. Ter uma identidade e estabelecer um visual que se destaque é algo que desempenha um papel essencial para atrair os pacientes. Se ainda não tem uma marca e uma identidade visual para seu consultório, ou se a sua não está tão boa quanto gostaria, é necessário investir no desenvolvimento de uma identidade forte e que reflita sua missão e sua visão em relação à medicina e aos cuidados de saúde.

Com uma identidade definida, será possível trabalhar na estética de seu site e redes sociais para serem atrativos e organizados, passando a imagem adequada de seu consultório. Um site ruim, que não ofereça uma boa experiência ao paciente, por exemplo, pode desencorajá-lo de buscar o consultório, por passar a imagem que o atendimento médico também pode não atender suas expectativas.

Estabeleça sua marca e sua identidade e os pacientes lembrarão de você com facilidade, além de se tornarem seguidores e divulgadores.

Atendimento personalizado

Atualmente se fala em consumerização da medicina, com os pacientes buscando na área de saúde o mesmo tipo de atendimento personalizado e facilidades que encontram nas outras áreas ao consumirem produtos e serviços.

O consultório moderno deve se adaptar às novas necessidades dos pacientes se desejar atingir suas expectativas. Um atendimento personalizado, que dê ao paciente a devida atenção e o trate de forma específica de acordo com suas particularidades é a chave para obter os melhores resultados de saúde.

Agora mais do que nunca o foco do consultório deve estar centrado no paciente, sendo o atendimento de excelência decisivo para alcançar o crescimento e sucesso que deseja.

...

Modernizar o consultório é um processo constante. A tecnologia e os hábitos evoluem rapidamente, e o médico deverá tentar acompanhar essa evolução da melhor forma. Claro que nem sempre será possível, ou mesmo necessário, ter os últimos equipamentos lançados, ou reformar o consultório com frequência. O ponto principal aqui é estar atento às mudanças ao redor e ter consciência total do funcionamento do seu consultório, identificando quando houver atualizações e melhorias que podem ser feitas para mantê-lo sempre à frente e oferecendo o melhor aos pacientes.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e poderá ajudar muito a modernizá-lo e mantê-lo atualizado com as novas tecnologias de informática para a área médica. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias e o HiDoctor® é constantemente atualizado.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!