Gostou do artigo? Compartilhe!

Pensando em trocar seus equipamentos eletrônicos esse ano? Veja as melhores opções

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O início do ano é sempre uma boa época para renovação, seja em sentido abstrato, através de novas metas e novos planos, ou no sentido material, realizando reformas, adquirindo novos equipamentos, etc.

Uma verdade conhecida por todos é que os aparelhos eletrônicos possuem uma vida útil determinada. Depois de alguns anos de uso, é claramente perceptível a queda no desempenho desses aparelhos, que ficam cada vez mais lentos, apresentam travamentos, e podem dar alguns problemas e erros. Quando isso acontece, gera então um impacto na sua produtividade diária, o que significa que, para não comprometer as tarefas que executa em seu dia a dia, pode ser uma boa ideia realizar a troca dos equipamentos antigos por novos modelos.

Seja quando falamos de computadores, smartphones, tablets ou mesmo sobre os sistemas operacionais disponíveis, as opções são aparentemente infinitas. Mas existem, claro, as opções que se destacam das demais, trazendo características excepcionais capazes de oferecer diversos benefícios.

Neste artigo, vamos apresentar 4 opções que representam possibilidades para diferentes tipos de equipamentos. Estes dispositivos trouxeram grandes diferenciais em comparação aos seus concorrentes e são ótimas escolhas tanto para uso pessoal quanto para equipar seu consultório e garantir eficiência e produtividade para sua prática médica. Confira:

Intel NUC

A Intel é uma marca amplamente conhecida e reconhecida pelos seus processadores, utilizados em enorme parte dos computadores disponíveis no mercado. O Intel NUC (Next Unit of Computing) é um mini PC surpreendentemente poderoso para um equipamento compacto e personalizável, conseguindo reunir potência, mobilidade e diferentes opções em um único lugar.

Até recentemente, se você quisesse o poder e a versatilidade de um desktop, teria que liberar muito espaço no chão ou em sua mesa para o gabinete. Hoje, mini PCs como a série NUC da Intel fazem com que os laptops ultraportáteis pareçam grandes. Rápido o suficiente para ser o seu PC principal, mas pequeno o suficiente para caber em qualquer lugar, os Mini PCs já prontos para uso estão disponíveis com diferentes configurações, podendo escolher um modelo cujas especificações atendam melhor às suas necessidades. Eles contam, por exemplo, com suporte para SSDs e PCIe de alta velocidade e configurações até com processador Core i7.

Para aqueles que entendem sobre computadores ou possuem um técnico de confiança, é possível comprar e instalar sua própria memória RAM, armazenamento e sistema operacional de preferência.

Você pode usá-lo no consultório, conectando a um monitor, e até carregar para casa se precisar, sendo possível conectá-lo inclusive à televisão e a múltiplas telas. Se precisar realizar uma apresentação em conferência ou fazer uma reunião utilizando recursos visuais, também pode levá-lo e conectar a qualquer monitor ou TV para exibir sua apresentação com facilidade.

Seu tamanho compacto garante mobilidade, mas sem perder o potencial de processamento de um PC de verdade. Eles oferecem alta performance, com ótimos gráficos, um design atrativo, grande velocidade de processamento e um excelente custo-benefício. O mini PC da Intel tem muito a oferecer.

Surface

A Microsoft possui uma linha de híbridos chamada Surface. Apesar dessa linha não ter sido lançada oficialmente no Brasil, é possível encontrar os modelos para venda no país em sites conhecidos, como Submarino e Americanas. A linha Surface combina portabilidade com alta performance e apresenta quatro opções: Surface Go, Surface Pro, Surface Laptop e Surface Book. Um Surface pode ser uma possibilidade tanto para utilizar no consultório quanto em casa, podendo carregá-lo com você sempre que necessário.

O Surface Go é uma ótima opção se está pensando em adquirir ou trocar de tablet. Ele permite facilidade para carregar para qualquer lugar, além de possuir uma bateria durável, garantindo boa performance e agilidade para cumprir suas tarefas diárias, consultando documentos, utilizando aplicativos, acessando e-mails, etc.

Se você quer a portabilidade de um tablet, mas com maior robustez como a de um computador, para utilizar com eficiência programas instalados e ter ainda maior velocidade no processamento, o Surface Pro pode ser uma boa opção. A possibilidade de acoplar um teclado permite que ele seja usado tanto como um tablet como notebook. O Surface Pro foi o primeiro modelo de equipamento da linha Surface a ser lançado, se destacando por trazer a ideia do 2-em-1, um equipamento que une tablet e notebook, com configurações de hardware de um PC comum, mantendo assim as melhores características de cada plataforma. E continua sendo destaque nessa categoria de equipamento.

O Surface Laptop surgiu mais recentemente. Ele apresenta muitas semelhanças com o Surface Pro, mas busca atingir aquelas pessoas que preferem ter um notebook tradicional ao invés de um equipamento 2-em-1. Seu design é impecável e seu tamanho e peso permitem que seja tão portátil como o Surface Pro.

Por fim, o Surface Book traz o que há de mais avançado na linha Surface. Ele é o portátil ideal para executar aplicações poderosas no Office, utilizar software gráfico exigente e muito mais, independente de onde você estiver. Com incrível configuração de hardware, você consegue executar nele qualquer tarefa, com ainda melhor performance do que muitos computadores desktop teriam. Seu grande destaque, além do hardware, é o design que permite diferentes modos de uso. Possui o modo de um notebook normal, o teclado pode ser removido para uso como tablet, e também é possível manter o teclado conectado, mas girá-lo ao redor do eixo horizontal, servindo assim como apoio para uso apenas da tela em diferentes ângulos. Outro ponto positivo é a tela maior, disponível em 13,5" e 15". O preço deste equipamento pode ser mais salgado, mas para quem precisa de alto poder de processamento, sem perder a portabilidade, com certeza é uma boa opção.

Linha Galaxy

Os smartphones Galaxy da Samsung completam 10 anos de mercado em 2019. A linha se divide em algumas categorias, que contemplam aparelhos intermediários, intermediário-avançados e avançados. As duas categorias que iremos destacar aqui são a Galaxy S e a Galaxy Note.

Desde o primeiro modelo lançado, a proposta da categoria Galaxy S foi desenvolver aparelhos top de linha, com as mais novas tecnologias e melhores componentes, lançando novos modelos inovadores a cada ano. Já a categoria Galaxy Note, também com aparelhos de configurações avançadas, traz como proposta um híbrido entre celular e tablet, com telas maiores e uso de caneta inteligente, visando principalmente ao mercado corporativo e às pessoas que utilizam o smartphone também para trabalho.

O Galaxy S9 foi lançado em 2018. Apesar do grande destaque do celular ser sua câmera com abertura dupla, permitindo excelentes fotos mesmo em ambientes escuros, esta é apenas uma das muitas características interessantes do aparelho. Ele também possui recurso de tradução em tempo real apenas apontando a câmera do celular para um texto em outra língua, tem reconhecimento facial e de íris para desbloqueio rápido e seguro, sensor de impressão digital e excelentes configurações de hardware, com ótimo espaço de memória e processamento rápido graças aos seus 6GB de RAM e processador octa-core, conferindo alta performance na utilização diária. O outro grande destaque do aparelho fica por conta de seu display "infinito", praticamente sem moldura, com resolução e cores de alta qualidade e deixando o design do aparelho muito agradável.

Este ano ainda teremos o lançamento do Galaxy S10, que irá marcar o décimo aniversário da linha Galaxy S, sendo esperado que a empresa comemore a ocasião trazendo um modelo com características interessantes, utilizando de tecnologias consolidadas e novas que deem grande destaque ao aparelho no mercado. Se você não estiver com urgência para a troca de seu celular, pode ser uma boa ideia esperar para conferir o que o novo modelo irá trazer.

O Galaxy Note9 trouxe como características de destaque câmeras excelentes, muito espaço para armazenamento, uma bateria poderosa que resiste a um dia inteiro de trabalho e uma caneta Stylus com funções inteligentes, criando assim um dos smartphones mais poderosos à venda no Brasil. Ele pode chegar a até 512GB de armazenamento e 8GB de RAM, além de ter o mais avançado processador da Qualcomm até então, apresentando também as funcionalidades de destaque que citamos no Galaxy S9, como reconhecimento fácil, tela infinita, etc. Além disso, a caneta que acompanha o celular agora ainda pode funcionar como controle remoto, graças à compatibilidade com o Bluetooth. É, definitivamente, uma opção de smartphone que supera as expectativas e não irá deixá-lo na mão para realizar qualquer tarefa pessoal ou profissional.

Com certeza apostar em um novo smartphone Samsung Galaxy S ou Samsung Note pode ser uma excelente opção se está precisando trocar seu aparelho atual. Ambos oferecem recursos incríveis para suprir necessidades de uso pessoal e profissional, rodando aplicativos médicos e permitindo utilização de seu prontuário eletrônico com excelente performance sempre que precisar.

Android

O Android é o Sistema Operacional (SO) mais conhecido atualmente, estando presente desde em smartphones e relógios, até em carros e TVs. É também o mais utilizado em smartphones e tablets, passando até mesmo o Windows quando falamos de sistemas mais utilizados para acesso à internet, já que os smartphones estão ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas e diminuindo o uso de computadores em alguns casos, principalmente quando se trata do uso pessoal.

Algumas características do Android são as principais responsáveis pelo seu sucesso: a enorme diversidade de aplicativos disponíveis, as inúmeras opções para escolha de dispositivos e, em consequência desta última, a possibilidade de adquirir bons equipamentos por preços mais em conta.

A expansão do Android se deve primeiramente à sua popularidade entre empresas de tecnologia que buscam um software pronto, de baixo custo e personalizável para dispositivos de alta tecnologia. Isso é possível devido a ser disponibilizado sob licença de código aberto.

Código aberto (em inglês: open source) é um modelo de desenvolvimento criado em 1998 que promove o licenciamento livre para o design ou esquematização de um produto e a redistribuição universal desses, com a possibilidade de livre consulta, examinação ou modificação do produto, sem a necessidade de pagar uma licença comercial, promovendo um modelo colaborativo de produção intelectual.

São essas duas questões do baixo custo para os desenvolvedores e do código aberto que permitem que exista a variedade que há de equipamentos que utilizam o sistema, bem como garantem a diversidade de aplicativos, devido à facilidade de desenvolvimento de apps para a plataforma.

Com a evolução do SO, ele se tornou cada vez mais rápido, intuitivo e seguro. Atualmente chegou ao Brasil o primeiro aparelho com o Android One, uma versão 100% pura do sistema operacional, sem aplicativos de terceiros, interfaces customizadas ou outras personalizações. Isso garante que o sistema consiga oferecer uma experiência mais fluida e limpa, com melhor desempenho, e possui proteções de segurança nativas em cada nível da experiência de utilização, oferecendo ainda mais tranquilidade no uso. Atualmente o aparelho que oferece esta versão do sistema no Brasil é o Motorola One, um aparelho com excelentes configurações que vale a pena ser conferido.

Sem dúvidas, quando falamos em sistema operacional para smartphones e tablets, o Android é o sistema mais consolidado e a melhor opção disponível atualmente.

O que não falta hoje no mercado é diversidade de opções quando se trata de aparelhos eletrônicos, tornando o processo de escolha difícil e confuso, principalmente para quem não acompanha as novidades tecnológicas, que avançam tão rapidamente.

É claro que, para além das marcas e modelos citados neste artigo, também existem muitos outros excelentes equipamentos disponíveis. Porém, conhecer o que há de melhor no mercado hoje é um bom ponto de partida para saber quais características observar ao fazer sua escolha para comprar um novo computador ou smartphone, e poder então comparar diferentes opções e ver a que poderá melhor atendê-lo para uma utilização com o máximo de eficiência, sem gerar problemas.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!