Gostou do artigo? Compartilhe!

O que é o prontuário eletrônico do paciente ou PEP?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O Prontuário Eletrônico do Paciente, ou PEP, é a forma de registro digital do prontuário médico com os dados de saúde de um paciente. Todo atendimento em saúde inclui o registro dos dados coletados na consulta, desde dados pessoais, informações de exame físico, sintomas, diagnósticos, exames realizados, tratamento prescrito, etc. O conjunto de todos estes dados cria o prontuário do paciente.

O prontuário eletrônico digital é um meio virtual, um repositório onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo, estão armazenadas, e muitos benefícios podem ser obtidos deste formato de armazenamento. Em comparação com o prontuário feito à mão, por exemplo, o uso de um sistema de prontuário eletrônico agiliza o registro de dados no atendimento, diminui o risco de erros na informação anotada, permite acesso integrado a informações complementares que auxiliam no atendimento, como bulário, CID-10 e tabelas de exames e procedimentos, com estes e outros benefícios contribuindo diretamente para um melhor atendimento aos pacientes.

No Brasil, grande parte dos médicos já utiliza prontuário eletrônico, inclusive o Sistema único de Saúde. O SUS vem implantando o e-SUS, um sistema eletrônico que visa integrar as informações de saúde no país. O prontuário eletrônico do SUS, ainda em 2016, já chegava a 57 milhões de brasileiros, número ainda muito maior atualmente.

Um prontuário médico eletrônico pode ser um sistema exclusivamente para esta função ou pode estar integrado a outras possibilidades, como agenda médica, módulo financeiro, sistema de comunicação e marketing, etc. caracterizando uma plataforma médica ou software médico mais completo.

De modo geral, um prontuário eletrônico proporciona ao médico:

  • Acesso remoto aos dados
  • Agilidade na entrada de dados
  • Disponibilidade dos dados
  • Segurança de dados
  • Confidencialidade dos dados
  • Criação e impressão prática de receitas, pedidos e atestados
  • Flexibilidade de layout
  • Integração com outros sistemas de informação
  • Captura automática de dados
  • Personalização de formulários
  • Recursos de gráficos, tabelas e calculadoras
  • Relatórios
  • Dados atualizados e sincronizados em diferentes dispositivos

Um programa de prontuário eletrônico pode funcionar offline nos computadores, através de aplicativo instalado, pode funcionar através de aplicação web acessada exclusivamente pela internet e existem ainda opções híbridas que permitem a mobilidade de utilizar tanto com ou sem acesso à internet, nos mais diversos dispositivos.

...

Isso nos dá uma ideia de todas as vantagens que o prontuário eletrônico pode trazer para um consultório ou clínica médica, além de hospitais e mesmo unidades de atendimento básico, representando com certeza um grande avanço na gestão de informações médicas e nos cuidados de saúde de modo geral.

Veja mais sobre o tema:
"Esses sinais indicam que é hora de mudar de prontuário eletrônico"
"Qual o melhor prontuário eletrônico? Veja como escolher"
"Qual o melhor custo-benefício em um sistema de prontuário eletrônico?"
...

O HiDoctor® é o único software médico completo para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!