Gostou do artigo? Compartilhe!

Prontuário eletrônico personalizado: melhor qualidade no atendimento médico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Imagine uma clínica onde trabalham profissionais de diferentes especialidades médicas. Essa clínica resolveu informatizar todos os seus processos, visando a uma maior organização e eficiência através do uso de prontuário eletrônico, melhorando assim a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.

Mas para tanto foi necessário escolher um software médico que todos os profissionais passariam então a usar. A questão é: como esses médicos, cada um com as especificidades de suas especialidades, bem como seu jeito próprio de trabalho, poderiam todos se adaptarem a um mesmo modelo de prontuário eletrônico?

O cardiologista precisa anotar resultados de testes específicos que realiza; o pediatra precisa gerar gráficos de crescimento infantil com facilidade; o oftalmo precisa de formulários detalhados para anotar os resultados da avaliação oftalmológica; o obstetra faz anotações diversas sobre o acompanhamento pré-natal. E estes são só alguns exemplos.

Um prontuário médico simples e padronizado tornaria a rotina de muitos desses profissionais talvez mais complexa, ao invés de torná-la mais prática e simples, pois eles teriam que buscar outras formas de conseguir anotar devidamente os dados que precisam.

O ideal não é que a clínica e os médicos tenham que se adaptar ao software, e sim que o software se adapte às necessidades de cada um. Dessa forma, não só no caso de uma clínica com profissionais de diferentes especialidades, mas mesmo no caso de um médico com consultório próprio, é essencial que o sistema de prontuário eletrônico garanta a flexibilidade de personalizá-lo, se ajustando à rotina de cada médico.

A melhor opção em termos de software médico é aquele que ofereça ao médico, além de um prontuário completo, com todas as funcionalidades básicas de anamnese, imagens, prescrições, etc., a possibilidade de montar seus próprios formulários para utilizar no prontuário, para cadastro fácil de qualquer tipo de informação, inclusive com possibilidade de gráficos, tabelas, calculadoras, listas, etc. Configurando os próprios formulários que precisará utilizar no dia a dia, a cada consulta o médico precisa de apenas alguns cliques para começar a fazer suas anotações de modo ágil e prático.

Isso garante que as informações de saúde dos pacientes estarão bem organizadas e fáceis de consultar sempre que o médico precisar, além de permitir que o tempo da consulta seja aproveitado para dar atenção ao paciente, e não fixado na tela do computador buscando uma forma de anotar diversos tipos de informação em uma ficha limitada.

Informatizar seu consultório médico ou clínica é cada vez mais uma necessidade, e não apenas um diferencial. Mas a escolha certa do software que irá trazer o máximo de benefícios e facilidades é essencial para que tanto o médico quanto os pacientes obtenham os melhores resultados.

Um prontuário eletrônico personalizável, somado a outras funcionalidades encontradas em um software completo, como agendamento, comunicação com o paciente, segurança e disponibilidade dos dados, entre outras, irá tornar sua rotina mais prática e levará seu atendimento para um nível de excelência.

Um prontuário eletrônico com certeza trará um grande diferencial para seu consultório. Para aproveitar vantagens como a possibilidade de personalização, é importante que você escolha um sistema completo. O HiDoctor® é o único software médico completo para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica. Conheça:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!