Gostou do artigo? Compartilhe!

Você sabe quais as vantagens do prontuário eletrônico?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Atualmente o uso das tecnologias de informação está presente em todos os setores produtivos, seja na indústria, comércio ou prestação de serviços, e não é sem motivo. A digitalização dos dados e o uso de sistemas informatizados garantem mais eficiência e menos erros, além de otimizarem a organização e segurança.

Nesse contexto, o prontuário eletrônico substitui o prontuário em papel preenchido à mão pelo médico durante a consulta. As vantagens de adotar um modelo de prontuário médico digital são várias, indo desde a facilidade de registro até a segurança das informações, passando por pontos como disponibilidade e organização.

Listamos a seguir as 8 principais vantagens do prontuário eletrônico e uma vantagem bônus. Confira:

Otimização do atendimento

O prontuário eletrônico otimiza o atendimento para o paciente porque possibilita preencher de forma mais fácil e rápida os dados de anamnese e exame, além das prescrições, solicitações e atestados. O prontuário digital também possibilita consultar o histórico do paciente de forma muito mais organizada do que o papel.

Consistência e legibilidade

O prontuário digital facilita a padronização do preenchimento, isto porque com os campos, textos e formatos pré-estabelecidos, você já sabe onde procurar e onde preencher cada informação do paciente. Com isso, você evita erros de preenchimento e obtém as informações claras e padronizadas.

Confidencialidade dos dados

Respeitando o sigilo dos dados dos pacientes, você garante que apenas o médico terá acesso aos dados do prontuário eletrônico. O software pode ser configurado para conceder acesso aos dados pessoais à recepcionista que irá cadastrar, mas aos dados clínicos e sensíveis do paciente apenas o médico terá acesso.

Segurança contra imprevistos

Ao contrário do papel, o prontuário eletrônico não tem um prazo de validade; sua vida útil não é reduzida por traças nem sua acessibilidade comprometida pela poeira. Com prontuário de papel, você corre riscos com uma mera xícara de café. Com o prontuário eletrônico, basta uma cópia de segurança, ou backup, para se proteger de imprevistos.

Integração

O prontuário eletrônico ainda pode ser integrado a outras ferramentas. Os prontuários eletrônicos podem vir integrados com agenda, com um sistema de chat com a secretária, com um módulo de faturamento, estatísticas e outras opções. Alguns possibilitam até mesmo o compartilhamento da ficha do paciente com outros médicos.

Flexibilidade

O intercâmbio de informações é muito mais fácil no meio digital. Com o prontuário eletrônico, o médico pode anexar facilmente arquivos de diferentes formatos (imagens, vídeos, áudios, pdf, tabelas) no prontuário do paciente. O médico também pode utilizar o prontuário eletrônico de maneira modular, adicionando opções de acordo com a necessidade.

Disponibilidade

Um dos grandes problemas de prontuário de papel é a sua limitação de acesso. Sempre que precisar fazer uma breve consulta, você precisará se deslocar para seu consultório. Um prontuário eletrônico, por outro lado, pode ser acessado de qualquer lugar, utilizando o notebook ou celular, alguns dispensando mesmo a conexão com a internet.

Organização

Com o prontuário eletrônico você tem a maneira mais eficiente de organizar seu consultório, tanto o espaço físico do atendimento — já que irá remover a necessidade de acúmulo de papéis — quanto a organização das informações, sistematizando os dados, dando clareza na leitura, facilitando a compreensão do que foi anotado e evitando a perda de informações coletadas.

BÔNUS: Assinatura digital

A assinatura digital é uma forma de autenticar um documento emitido digitalmente. Semelhante à assinatura no papel, que confere validade jurídica ao documento, a assinatura digital é uma certificação que garante a integridade e autoria do documento assinado.

Um prontuário eletrônico com assinatura digital garante mais segurança, previne fraudes e lhe proporciona respaldo jurídico.

Um prontuário eletrônico com certeza trará um grande diferencial para seu consultório, mas para aproveitar todas estas vantagens que citamos, é importante que você escolha um sistema completo. O HiDoctor® é o único software médico completo para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica. Conheça:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!