Publicado por Marcos Moreira
Gostou do artigo? Compartilhe!

Quando digitalizar os prontuários? As vantagens e desvantagens de digitalizar os documentos antigos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Quando vai-se informatizar a clínica ou consultório, pode surgir a dúvida sobre a vantagem ou desvantagem da digitalização de prontuários médicos antigos que encontram-se em papel.

A digitalização de prontuários médicos físicos pode ser uma opção no momento de adotar um sistema de prontuários eletrônicos. Neste caso é importante ter a possibilidade de associar ao prontuário eletrônico um sistema (PACS ou MiniPACS) que permita o armazenamento de arquivos digitalizados.

A digitalização dos prontuários médicos pode ser feita pelo escaneamento na medida em que os pacientes retornam ou então pode ser feita gradativamente de todo o conjunto de arquivos e de acordo com as necessidades.

A vantagem de digitalizar todo o arquivo de prontuários antigos é que eles passam a estar facilmente acessíveis no novo sistema. Informe a empresa que for responsável pelo sistema de informações para verificar qual é a melhor forma de fazer a digitalização de seus prontuários.

No caso do HiDoctor®, a Centralx® está disponibilizando o sistema MiniPACS que funciona completamente integrado ao sistema e permite o armazenamento de arquivos digitais em diversos formatos.

Antes de dispensar os prontuários antigos, consulte as normas para descarte; mas se eles forem mantidos, ainda que distante do local original, de maneira que possam ser consultados se necessário, a digitalização pode ser a solução mais simples.

Leia o artigo sobre "Como escolher o melhor prontuário eletrônico para seu consultório".

 

Gostou do artigo? Compartilhe!