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6 razões pelas quais os pacientes se beneficiam da oferta de atendimento virtual

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O atendimento virtual – o uso da tecnologia para fornecer assistência médica – se tornou uma importante parte do cenário de cuidados de saúde nos últimos 2 anos.

Com a tecnologia certa, além de todas as vantagens que a telemedicina traz para os médicos, ela pode oferecer grandes benefícios também para os pacientes.

Muitos deles ainda podem estar exitantes em optar pelas teleconsultas para serem atendidos, mas você pode ajudar a reduzir ou mesmo eliminar esse receio informando melhor seus pacientes sobre o atendimento virtual, elucidando como ele ocorre e quais benefícios ele traz.

Mas, o que exatamente as pessoas precisam saber sobre atendimento virtual? Confira a seguir seis dicas importantes que vale a pena repassar aos seus pacientes:

O atendimento virtual permite que os médicos estejam disponíveis para os pacientes quando e onde eles precisarem

Ele ajuda os pacientes a priorizar sua saúde e realizar consultas médicas virtuais para condições específicas. Isso torna os cuidados de saúde mais acessíveis e flexíveis para os pacientes e permite que os médicos mantenham conexões mais próximas e frequentes com seus pacientes.

O atendimento virtual desempenha um papel importante na atenção primária

As teleconsultas podem abordar condições tão complexas quanto um paciente de cuidados crônicos que precisa ajustar seu plano de bem-estar ou tão simples quanto um pai ocupado que precisa saber se precisa tirar uma folga do trabalho por causa de um resfriado contínuo. O atendimento virtual para discutir perguntas e fornecer educação e incentivo são um grande benefício para os pacientes.

O atendimento virtual é conveniente para pacientes e médicos

A tecnologia continua a evoluir, tornando as opções de telemedicina mais amplamente disponíveis, dando a mais pessoas um ponto de acesso para manter seus cuidados de saúde. Os pacientes que estabelecem cuidados durante uma consulta inicial realizada no consultório médico podem se beneficiar de consultas de acompanhamento virtuais convenientes.

O atendimento virtual pode lidar com várias condições comuns dos pacientes

Embora seja usado com mais frequência para acompanhamento contínuo e condições leves, o atendimento virtual também é ideal para qualquer situação que não exija uma consulta presencial com avaliação física. Isso economiza tempo para os médicos e libera suas agendas para mais consultas e tratamentos práticos.

O atendimento virtual é surpreendentemente simples tecnologicamente

A grande maioria dos médicos já utiliza um notebook com webcam integrada, ou possuem uma webcam conectada ao seu computador de mesa. Microfones também estão facilmente disponíveis integrados ou através de fones de ouvido com microfone embutido conectado ao computador. Em último caso, todos os médicos possuem um celular com câmera capaz de realizar uma chamada de vídeo.

Todas essas opções são capazes de realizar uma teleconsulta com qualidade, na qual o médico poderá manter contato visual com o paciente através do vídeo e ser visto e ouvido com clareza. Tudo isso enquanto visualiza o vídeo do paciente ao lado do prontuário eletrônico, onde faz as anotações da consulta com praticidade.

Claro, quanto melhores os equipamentos, melhor a qualidade da videochamada. Mas mesmo na falta de equipamentos mais profissionais, a tecnologia por trás da telemedicina é simples o suficiente para que mesmo com um celular seja possível atender aos pacientes que precisam.

E o mesmo vale para o lado oposto, com os pacientes podendo ter acesso às teleconsultas simplesmente através de seu celular com câmera!

O atendimento virtual é flexível e adaptável às particularidades de cada paciente

Nem todo paciente tem uma internet de alta velocidade ou os dispositivos necessários para uma experiência de atendimento virtual completa. Mas isso não impede o uso da telemedicina. É importante trabalhar com cada paciente e compreender os recursos que ele tem disponíveis e como eles podem ser aproveitados para que se realize um atendimento virtual. Em alguns casos, uma chamada apenas de áudio, a troca de mensagens e fotos por aplicativo, por exemplo, já podem ser suficientes para realizar acompanhamentos simples, etc.


Nos últimos anos, os modelos de atendimento virtual tornaram-se cada vez mais uma parte positiva da experiência em saúde. No geral, as pessoas estão descobrindo que vale a pena considerar os benefícios do atendimento virtual.

Em seu consultório, você pode oferecer a melhor experiência de telemedicina para os seus pacientes contando com a tecnologia certa que facilite a integração das teleconsultas à sua rotina.

O HiDoctor® oferece uma solução de telemedicina integrada, com todas as ferramentas de que você precisa para realizar teleconsultas com praticidade.

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