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Como usar seu software médico de maneira eficiente nas teleconsultas

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Se você é como a maioria dos médicos, o último ano mudou drasticamente a maneira como você pratica a medicina. Conforme a COVID-19 começou a se espalhar, a telemedicina ganhou espaço e o número de médicos e pacientes usando teleconsultas para realizar os atendimentos disparou para níveis históricos.

Embora tenha sido claramente um benefício para pacientes e médicos poderem continuar com os cuidados essenciais, mesmo quando as consultas pessoais não fossem seguras ou viáveis, o uso da telemedicina revelou algumas lacunas nos fluxos de trabalho para médicos que não usavam muito (ou nunca) a tecnologia até recentemente.

É improvável que as teleconsultas desapareçam, mesmo quando a COVID-19 estiver seguramente sob controle com uma mistura de mitigação, testes e uma vacina eficaz. Portanto, agora é a hora de começar a pensar em maneiras melhores e mais eficientes de conduzir as consultas realizadas por telemedicina. Para muitos médicos, isso começa com seu software médico.

Crie modelos focados na telemedicina

A portaria que regulamenta a telemedicina no Brasil exige que informações específicas devem obrigatoriamente ser registradas quando for feito atendimento remoto. São elas:

  1. Dados clínicos necessários para boa condução do caso;
  2. Data, hora e tecnologia da informação e comunicação usada para o atendimento;
  3. Número do Conselho Regional Profissional e sua unidade da federação.

Para garantir mais praticidade e agilidade no registro de dados durante as teleconsultas, bem como garantir que nenhuma informação obrigatória seja esquecida, você pode criar modelos de atendimento dentro de seu software médico que sejam específicos para uma consulta por telemedicina.

Esses modelos podem incluir os campos específicos para cada informação e macros que preencham automaticamente informações como data e hora.

Dessa forma, antes mesmo de iniciar uma teleconsulta você já pode importar o modelo a partir da biblioteca de textos para o prontuário do paciente e preencher os dados necessários (como a tecnologia que será utilizada), e então incluir os dados clínicos com praticidade no decorrer do atendimento.

Abaixo exemplificamos como seria um modelo de atendimento por telemedicina de acordo com a portaria do Ministério da Saúde. Você pode incluir mais informações específicas, dentro da parte de registro dos dados clínicos, por exemplo, conforme suas necessidades.

* Ínicio do atendimento por telemedicina *

Data: __/__/____ Hora: __:__
Tecnologia: (Vídeo Whatsapp / Skype / Telefone / Outro)
CRM 000000-SP

(...) dados clínicos

* Término do atendimento por telemedicina *

Use um sistema de software integrado

O uso de um software médico completo que integre funcionalidades da parte clínica e administrativa sempre foi uma boa ideia, mas, infelizmente, não é uma realidade para muitas clínicas e consultórios.

Quando você tem um sistema integrado, ele pode alimentar automaticamente informações de sua agenda eletrônica e/ou agendamento online para o prontuário eletrônico para criar automaticamente a ficha do paciente, por exemplo, evitando erros que podem estar associados à entrada manual de dados (e economizando muito tempo e dores de cabeça para sua equipe).

Além disso, em um software integrado o médico já cria com praticidade as guias relativas aos serviços realizados, facilitando para que o faturamento de convênios seja realizado e com a possibilidade de lançá-las com apenas um clique no sistema de controle financeiro, para gerenciamento prático das finanças do consultório.

No caso específico das teleconsultas, talvez a integração mais essencial seja de um sistema de assinatura digital. A emissão de documentos digitais para os pacientes, como prescrições e atestados, só é válida mediante o uso da assinatura digital do médico nesses documentos. Para garantir que esse processo de emissão seja eficiente durante o atendimento, para não prejudicar a dinâmica da interação virtual, é essencial que tanto a criação dos documentos seja rápida, bem como eles possam ser digitalmente assinados diretamente dentro do software e já enviados para o paciente, tudo de forma ágil e simples, para que o paciente os receba instantaneamente.

Quando seus sistemas não se comunicam, cada etapa do processo de atendimento está repleta de riscos e erros em potencial, além de consumir muito mais tempo do médico, da equipe, e, consequentemente, do paciente.

Um software completo e integrado do início ao fim é a melhor opção para otimizar todo o fluxo de trabalho e todos os processos administrativos envolvidos em cada consulta, garantindo que todas as etapas serão executadas com precisão e eficiência. Isso, além de otimizar o tempo do médico e da equipe, permite que sua atenção possa se voltar totalmente para o paciente durante a teleconsulta, criando a conexão necessária para uma boa experiência de atendimento remoto.

Tire vantagem do uso de relatórios e análises

Seu software médico pode fornecer muitas informações úteis sobre seus pacientes. Relatórios e análises podem ajudá-lo a identificar os pacientes que não se consultaram recentemente e que geralmente precisam de cuidados contínuos ou de um check-up anual.

Assim, sua equipe pode entrar em contato para determinar quais barreiras esses pacientes estão enfrentando para conseguir uma consulta, e possivelmente apresentar a eles a possibilidade de uso da telemedicina para realizar o acompanhamento de condições crônicas, por exemplo, facilitando a continuidade dos cuidados.


Seu software médico pode ser a chave para o sucesso de suas teleconsultas, garantindo eficiência e excelência nos atendimentos.

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