Guias médicas: como fazer o lançamento e faturamento
As guias médicas fazem parte da rotina dos profissionais que trabalham com atendimento a planos de saúde. Todos os procedimentos realizados no consultório (inclusive as consultas simples) devem ser registrados em guias que serão posteriormente faturadas e enviadas às operadoras de saúde, para que o médico receba os respectivos honorários pelos procedimentos realizados.
A cada consulta o médico deve criar as guias, evitando que fiquem procedimentos sem ser lançados depois. Esse processo de lançamento, portanto, deve ocorrer de forma rápida e prática, sem atrapalhar o fluxo dos atendimentos.
Dessa forma, o modo mais simples de trabalhar com as guias médicas é de forma integrada ao software médico, facilitando o lançamento de dados, o faturamento e a organização das informações em geral. Veja como é simples o funcionamento das guias no HiDoctor®:
Lançamento de guias
No prontuário do paciente, abra a ficha Guias. Ela mostra as guias que já existem cadastradas para o paciente e apresenta, na parte inferior, os campos para criar uma nova guia.
Nestes campos, a não ser que uma guia da lista esteja selecionada, aparecem preenchidos automaticamente os campos da data, exibindo o dia atual, do convênio do paciente e do número de matrícula do paciente no convênio, de acordo com os dados cadastrado na ficha de dados pessoais. Se precisar, você pode alterar estes campos. No campo Nro da guia, preencha um número para identificação da guia. Este número deverá ser único.
Para inserir o procedimento a que a guia se refere, basta clicar no ícone da lupa no campo Procedimento/exame. Na janela aberta pode-se realizar a busca por nome ou código e os resultados encontrados serão listados. Encontrando o procedimento desejado, basta clicar sobre ele e então no botão “Selecionar”.
Se o procedimento escolhido tiver sido previamente cadastrado no cadastro auxiliar de procedimentos e exames do software, o campo valor será automaticamente preenchido de acordo com este cadastro. Caso contrário, basta digitar o valor do procedimento. O campo Dt. Pagamento se refere à data de recebimento do valor desta guia. Preenchidos todos os dados, clique no botão “Gravar” e a guia será salva.
Exportação de guias
Quando precisar fazer o faturamento das guias, enviando-as para a operadora, basta clicar no botão “Exportar” e será gerado um documento do Excel (.xls) com as informações das guias registradas na ficha do paciente.
Registro no controle financeiro
Outra opção das guias do HiDoctor® é o seu envio para o Módulo Financeiro. Selecionando uma guia da lista e clicando no botão “Financeiro”, o módulo é aberto exibindo as informações da guia para que você confira, preencha dados adicionais e salve como uma receita no sistema. Dessa forma você pode enviar com facilidade todos os valores que serão recebidos para manter o controle financeiro do consultório.
A criação das guias médicas e seu faturamento para os convênios são muito mais simples quando realizados em integração com o software médico, ainda otimizando o registro de dados para o controle financeiro do consultório.
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