Gostou do artigo? Compartilhe!

Como médicos podem se planejar financeiramente para um futuro tranquilo

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Os médicos são únicos. Você passou muito tempo se preparando para o vestibular, então passou vários anos na faculdade e depois na residência. Agora, você é responsável por gerenciar a saúde de seus pacientes. Entre tarefas clínicas e administrativas, coordenando com outros médicos e acompanhando pesquisas e avanços da saúde, você tem seu tempo e sua mente cheios. Tanto, que pode ser fácil esquecer de dar a devida atenção à sua própria saúde financeira.

Porém, se todos os dias você aconselha os pacientes sobre como se manter em forma, como evitar doenças crônicas e como se recuperar de uma crise de saúde inesperada, é igualmente importante manter seu consultório médico em boa forma para que ele funcione sem problemas e para que você esteja preparado para lidar com problemas inesperados. E isso significa formar alguns bons hábitos também.

Como cuidar da saúde física de seus pacientes, o primeiro passo para gerenciar sua própria saúde financeira é coletar dados e criar seu roteiro para o sucesso e, em seguida, verificar se você está atingindo suas metas.

É importante revisar seu plano financeiro regularmente – ou imediatamente após um evento significativo na vida, como casamento, nascimento de um filho, um evento de saúde, morte de um membro da família, divórcio ou alterações em seu consultório.

Uma vez por ano, revise seu roteiro. E se você ainda não o criou, comece a se planejar agora, incluindo:

Planejamento de investimentos

Verifique se a alocação de ativos ainda é adequada, considerando sua tolerância a riscos e metas e reequilibrando ou alterando sua carteira, se necessário. Se mantenha informado sobre a economia atual e procure entender melhor sobre investimentos se ainda não está familiarizado com essa área.

Planejamento de aposentadoria

O cenário da aposentadoria está mudando. Com a longevidade aumentando cada vez mais, isso significa que as pessoas precisarão de um conjunto maior de ativos para se sustentarem durante os 20 ou 30 anos de aposentadoria. Use uma ferramenta de planejamento de aposentadoria ou converse com um consultor financeiro para garantir que você esteja no caminho certo.

Planejamento de seguros

Revise as coberturas existentes e identifique os riscos descobertos, incluindo saúde, invalidez, vida, responsabilidade pessoal, seguro comercial e seguro de assistência a longo prazo.

Planejamento patrimonial

É essencial ter um plano para que você tenha controle sobre como seus bens são distribuídos quando você morre e quem recebe autoridade para tomar decisões médicas e financeiras em seu nome em caso de incapacidade. Planejando com antecedência, você também pode reduzir impostos sobre o que você deixa para trás e minimizar as chances de batalhas legais familiares desagradáveis e caras. Depois que seu plano for desenvolvido, é importante revisar regularmente os beneficiários, curadores, representantes dos serviços de saúde e responsáveis.

Planejamento tributário

É importante garantir que seu plano tributário seja coordenado com seus investimentos e planos patrimoniais.

Planejamento do estilo de vida

Revise suas metas para sua moradia, atividades e negócios, incluindo planejamento de sucessão e planejamento multigeracional.

...

À medida que sua vida e seu consultório evoluem, você encontrará problemas que exigem ações financeiras específicas. Alguns dos tópicos mais comuns incluem planejamento para cuidados de longo prazo, necessidades de moradia e planejamento financeiro multigeracional.

Preparar um caminho para a segurança financeira requer tempo e esforço – duas mercadorias em falta para médicos ocupados. Mas tomar decisões inteligentes pode adicionar até 3% ao retorno de uma carteira de investimentos. Isso pode adicionar muito à longevidade da sua carteira e configurá-la para o sucesso a longo prazo. Começar cedo é o ideal, mas nunca é tarde para começar.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!