Gostou do artigo? Compartilhe!

Tempos de crise: como manter a estabilidade financeira do consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Todo consultório já passou (ou irá passar) por fases de altos e baixos. Pelos mais diversos motivos, inclusive de acordo com as épocas do ano, o consultório terá períodos de maior movimento, maiores lucros e melhores resultados de modo geral, e outros em que as contas podem ficar mais apertadas e será necessário buscar soluções para que se mantenha uma estabilidade financeira.

Tempos de crise: como manter a estabilidade financeira do consultório

Principalmente em tempos de crise, esta estabilidade pode ser mais facilmente afetada. Mas existem várias estratégias que podem ser adotadas para que a saúde de seu consultório esteja sempre em dia e eventuais quedas nos resultados possam ser contornadas. Confira algumas dicas:

Controle financeiro

Manter um devido acompanhamento das finanças do consultório irá permitir que sempre que haja qualquer mudança fora do padrão nos ganhos, seja para cima ou para baixo, a diferença seja imediatamente percebida e possa então ser analisada, a fim de identificar as causas e tomar quaisquer medidas que sejam necessárias. A identificação precoce de problemas, em qualquer circunstância, é sempre parte decisiva para encontrar a resolução ideal.

Se você não mantém um registro histórico da performance financeira do consultório mensalmente, pode ser mais difícil identificar se algo não está indo bem, chegando a esta percepção apenas quando a questão já estiver mais grave, e portanto demandando mais esforços para solucionar.

Criatividade e colaboração

Como diz o ditado, "duas cabeças pensam melhor que uma". Em momentos de crise, não hesite em conversar com outras pessoas, pedir conselhos e discutir ideias. Tenha uma reunião com sua equipe, com outros colegas que tenham passado por situação parecida e esteja aberto a sugestões que possam ser adotadas para colocar o consultório de volta nos trilhos.

Também é importante pensar fora da caixa, explorar a criatividade e buscar alternativas para além das ideias óbvias. A capacidade de se reinventar, buscar formas novas de divulgar o consultório, de se relacionar com os pacientes, entre outras coisas, pode ser o grande diferencial para voltar à estabilidade ou mesmo levar ao crescimento.

Atenção nos gastos

Esta é uma dica óbvia, mas sempre importante de ser lembrada. Ao sinal de qualquer problema financeiro surgindo, a primeira medida a ser tomada é rever as contas e analisar onde podem haver gastos desnecessários, onde é possível economizar um pouco mais e assim conseguir uma folga maior nos ganhos. Isto é válido tanto para as contas do consultório e também para suas contas pessoais.

Investimento

Não é só no corte de gastos que se recupera as economias do consultório. Como dissemos, deve-se buscar ideias novas, criar soluções, e mudança significa também investimento. Investir nos pontos certos pode trazer retorno ao consultório tanto no curto quanto no longo prazo.

Buscando identificar quais os possíveis problemas que podem estar levando à queda nos ganhos do consultório, em alguns casos a solução para corrigir o problema irá demandar certo investimento. Por exemplo, se seu consultório ainda não é informatizado, isto pode ser prejudicial tanto para a produtividade quanto para a impressão causada nos pacientes. Investir em tecnologia poderá tornar os atendimentos mais eficientes, trazendo maior número de pacientes e conseguindo retorno sobre o investimento realizado.

O mesmo é válido para casos em que talvez a equipe necessite de melhor treinamento, e o investimento em um curso ou workshop possa ser interessante. Ou, como falaremos a seguir, em casos que se busque fidelizar ou aumentar a base de pacientes, e investir no marketing se faça necessário, sendo este, inclusive, um dos mais importantes investimentos, a ser mantido sempre em mente.

Marketing

O marketing deve ser uma estratégia constante no consultório, mas especialmente em momentos que seja necessário estabilizar a gestão, ele se torna ainda mais relevante. O marketing é um dos grandes responsáveis pela fidelização dos pacientes antigos e captação de novos pacientes. Renovar as estratégias, manter-se por dentro das novas práticas e de como a concorrência tem se posicionado, é essencial para estar sempre investindo em sua imagem e divulgando seus serviços e valores, ganhando a confiança e preferência daqueles que buscam atendimento de qualidade em saúde.

Adaptação

Por fim, uma dica mais geral. Cultive sempre a capacidade de adaptação. Esteja sempre aberto a rever sua gestão, suas práticas, e mudar quando perceber que não está alcançando os resultados esperados. Mudanças nem sempre são fáceis, até porque não há como ter certeza de que trarão os benefcícios esperados. Muitas vezes podem acabar não dando certo, e aí deve-se traçar um novo plano. Mas uma coisa é certa: o único jeito de crescer é se mantendo em movimento, seguindo em frente. Estagnar em um único ponto não levará você nem seu consultório a nenhum lugar novo, ou novas conquistas. Arrisque, aprenda e cresça!

O HiDoctor é um software médico completo, que lhe oferece todas as possibilidades para gerenciamento e organização de seu consultório ou clínica, garantindo maior produtividade. Conheça:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!