O que procurar em um sistema de telemedicina? 4 pontos principais!
Nos Estados Unidos, a utilização da telessaúde já é 38 vezes maior do que era antes da pandemia. Mesmo antes do boom induzido pela COVID, as teleconsultas aumentaram 261% entre os anos de 2015 a 2017, solidificando ainda mais a colocação permanente da telessaúde no cenário da saúde.
No Brasil, a pandemia foi o pontapé inicial para a telessaúde ser regulamentada e implementada, e desde então continua ganhando mais adeptos, tanto do lado dos profissionais quanto do lado dos pacientes.
Agora, como 78% dos consumidores desejam continuar com as consultas virtuais pós-pandemia, os consultórios e clínicas devem avaliar suas opções de sistemas para telemedicina e entender os principais recursos de que precisam para oferecer teleconsultas aos pacientes da melhor forma.
A seguir você confere 4 pontos principais a observar em um sistema de telemedicina, que são decisivos para que faça uma boa escolha.
- Acesso e uso práticos
- Possibilidade de agendamento online
- Integração total com o software médico
- Emissão de documentos eletrônicos
Acesso e uso práticos
Um dos aspectos mais interessantes da tecnologia de telemedicina é sua conveniência. Um serviço que requer configuração difícil para médicos e pacientes é contraproducente. Apesar do avanço rápido da telemedicina no Brasil, a tecnologia ainda é nova para grande parte da população.
Tanto para o médico quanto para os pacientes, o acesso ao sistema para realizar a teleconsulta deve ser simples e rápido, exigindo poucos passos. Uma ferramenta que funcione por aplicativo para o paciente e pelo navegador para o médico pode ser o ideal.
Procure um sistema que seus pacientes possam acessar facilmente clicando em um link e instalando um app no celular, algo que, certamente, eles já estão habituados a fazer e exige poucos passos. O sistema deve gerar e enviar o link com praticidade para cada paciente quando do agendamento da teleconsulta, com opções de envio para o WhatsApp, e-mail ou copiando o link para enviar por onde preferir.
Da parte do paciente, o uso da telemedicina pelo celular simplifica ainda mais a experiência, sendo uma tecnologia que eles já têm disponível, sem depender de estarem em casa, com acesso a computador, ou terem uma webcam e microfone disponíveis.
Já da parte do médico, o uso pelo computador é ideal, permitindo conciliar de modo otimizado o uso do prontuário eletrônico para anotações e do sistema de telemedicina, acompanhando o vídeo do paciente.
Possibilidade de agendamento online
As experiências online estão se tornando cada vez mais centrais para o setor de saúde. Os pacientes querem poder realizar tarefas simples, como agendar consultas, sem a dor de cabeça de fazer ligações, dependendo do horário comercial de atendimento e com grandes chances de encontrar a linha ocupada.
Encontrar um sistema de telemedicina que funcione integrado a outras funcionalidades importantes, como o agendamento online de consultas, pode otimizar de modo significativo a experiência da telemedicina.
Elementos auxiliares em torno da teleconsulta, como este, ajudarão seu consultório a construir uma jornada digital do início ao fim para os pacientes, tornando todo o atendimento mais fluido e sem complicações.
Integração total com o software médico
Especialmente em um ambiente médico de ritmo acelerado, navegar por diferentes aplicativos pode realmente atrapalhar o processo. Procure um sistema de telemedicina que se integre diretamente ao seu software médico. Isso eliminará o incômodo de pagar por serviços adicionais de terceiros, economizando tempo e dinheiro.
Idealmente, o sistema deve otimizar seus fluxos de trabalho existentes, permitindo que você visualize os registros e prontuários de um paciente sem precisar sair da teleconsulta.
Se você utiliza um software médico completo, o que é o ideal, a telemedicina estará totalmente integrada à sua agenda (com agendamento online), ao prontuário eletrônico, à emissão de documentos digitais para o paciente e muito mais, simplificando a implementação e o uso da telemedicina no consultório.
Emissão de documentos eletrônicos
Emitir documentos para os pacientes durante uma consulta médica, como prescrições, solicitações de exames e atestados, é parte essencial do atendimento. Na teleconsulta, é indispensável que a emissão e envio desses documentos possam ser feitos de modo prático durante o fluxo do atendimento, e de modo totalmente digital.
O sistema de telemedicina poderá permitir isso a partir de sua integração com o software médico, como mencionado acima. Destaca-se aqui a necessidade de que o software tenha também tecnologia de assinatura digital integrada, já que a assinatura eletrônica desses documentos é obrigatória para que eles sejam válidos. Após assinado, o sistema deverá permitir o compartilhamento do documento com o paciente com poucos cliques, sem tomar tempo da consulta.
O investimento na telemedicina pode ser um divisor de águas para seu consultório. Ela é especialmente adequada para lidar com condições crônicas que serão cada vez mais úteis para nossa população em envelhecimento. Também foi bem-sucedida para questões sob a égide da psiquiatria e da cardiologia devido aos desenvolvimentos no atendimento virtual e na tecnologia de monitoramento remoto de pacientes.
À medida que se torna cada vez mais parte integrante dos planos de saúde em todo o mundo, a telemedicina representa uma chance para você expandir sua base de pacientes e fidelizá-los. E para isso você deve contar com uma ferramenta excelente, para aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia.
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