Como a transformação digital da medicina ajuda a aliviar o burnout do médico e da equipe
Não há dúvida de que o burnout tem sido um problema para todos os setores, principalmente nos últimos anos, mas isso talvez seja ainda mais verdadeiro para aqueles no setor de saúde.
Enquanto cuidam dos pacientes oferecendo o melhor atendimento possível, os médicos também têm de lidar com cargas de trabalho pesadas, tarefas administrativas e burocracias relativas à prática médica. Na verdade, mais de 16% do tempo de um médico é gasto nessas tarefas administrativas tediosas, mas importantes.
Essas tarefas desgastantes por si só podem levar os profissionais de saúde a ficarem física e mentalmente exaustos. Por isso, é mais importante do que nunca garantir um ambiente otimizado para produtividade e reduzir a carga de tarefas administrativas de trabalho intensivo, tanto para o próprio médico quanto para sua equipe.
Soluções para o burnout encontradas na transformação digital
A transformação digital está surgindo como um recurso valioso que o setor de saúde está adotando e implementando para gerar resultados positivos. Novos avanços na tecnologia podem aliviar os profissionais da saúde dos impactos do burnout.
Além de aliviar a fadiga do trabalhador, as soluções de saúde digital podem melhorar significativamente a experiência do paciente.
Talvez se tivéssemos uma abordagem diferente de como toda a equipe de um consultório ou clínica interage com os dados de saúde, eles poderiam dedicar mais tempo aos pacientes e a si mesmos, levando a um ambiente de trabalho mais saudável.
Abaixo estão apenas alguns benefícios que os médicos e suas equipes experimentam ao fazer a transição para a plataforma digital de assistência médica certa.
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» Recursos simples de agendamento online
Uma solução de agendamento online permite que os pacientes agendem rapidamente compromissos a qualquer hora, em qualquer lugar. A integração bidirecional eficaz com o software médico permite que esse sistema se adapte perfeitamente à rotina de agendamentos do consultório para que se possa preencher as vagas com rapidez e precisão, enquanto alivia a carga de trabalho da recepção.
» Lembretes e notificações de agendamento intuitivos
As notificações automáticas fornecem lembretes de agendamento de acordo com a preferência do paciente, por e-mail ou mensagem de texto. A confirmação de consultas reduz os não comparecimentos e aumenta as chances dos pacientes de manterem suas consultas. Com a automatização dessas tarefas, a recepção tem mais tempo para dedicar aos pacientes presentes na sala de espera.
» Cadastro de pacientes simplificado
Com o agendamento online, o cadastro dos pacientes é feito de forma digital, importando automaticamente para o software médico os dados informados pelo paciente no formulário de agendamento. Mesmo no caso dos agendamentos feitos por outros meios, o cadastro pode ser simples e rápido utilizando um software médico prático, que facilita a criação da ficha do paciente e o registro dos seus dados quando ele chega ao consultório.
» Informações de saúde facilmente acessíveis
A disponibilidade dos dados é indispensável para toda a rotina de atendimentos do consultório. Um software médico que garanta que os dados estejam sempre disponíveis, em qualquer equipamento e com a melhor performance permite um atendimento mais fluido aos pacientes. A agilidade para acessar os dados necessários e a mobilidade de fazer isso pelo computador, celular ou tablet, com ou sem internet, elimina o estresse de lidar com eventuais falhas da internet ou de algum equipamento ao longo do dia.
» Gestão prática dos pacientes
A manutenção e revisão do histórico médico completo dos pacientes permite identificar tendências e oferecer um atendimento personalizado. Um software médico com uma interface inteligente facilita a busca por informações e a visualização ampla de todos os dados do prontuário de um paciente, otimizando a gestão dos cuidados. A comunicação personalizada e automatizada pelo software incentiva os pacientes a tomarem seus medicamentos, seguirem com os acompanhamentos ou tirarem suas dúvidas sobre os planos de tratamento, gerando maior engajamento do paciente.
Ao simplificar a experiência do paciente por meio da transformação digital da saúde, os médicos aumentam a eficiência, melhoram os fluxos de trabalho e otimizam os resultados de saúde.
Capacitando o paciente
Embora a transformação digital aumente drasticamente a eficiência do médico e da equipe, o objetivo final é capacitar os pacientes para que tenham um papel ativo em seus próprios cuidados.
Ao fornecer ao paciente uma visão holística e transparente de sua saúde, o médico permite a ele se engajar e se informar. Um paciente ativo tem maiores probabilidades de detectar sinais de alerta precocemente, tomar a medicação conforme prescrito e agendar consultas de acompanhamento.
O engajamento também beneficia o médico e a equipe. Reduzir as idas e vindas entre um paciente e o consultório médico, reduzir os cancelamentos de consultas e preencher formulários antes das consultas ajudam a aumentar a eficiência e melhorar os fluxos de trabalho.
Apoiando os profissionais da área de saúde
As tecnologias que promovem a saúde digital removem barreiras ao simplificar processos complexos e transformá-los em uma experiência digital focada e centrada no paciente.
Igualmente significativo, o engajamento digital ajuda a maximizar recursos e integra fluxos de trabalho para reduzir o fluxo interminável de tarefas administrativas em vários níveis que sobrecarregam continuamente os profissionais de saúde.
O HiDoctor® oferece aos médicos todas essas ferramentas citadas e muitas outras, que simplificam a rotina do consultório e reduzem a carga de trabalho sobre os profissionais. O software médico certo é capaz de otimizar a eficiência, ao mesmo tempo em que garante uma excelente experiência para os pacientes.
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