Gostou do artigo? Compartilhe!

Descubra 3 ferramentas indispensáveis no prontuário eletrônico personalizado

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Os avanços tecnológicos no ecossistema da saúde possibilitaram fluxos de trabalho mais seguros, comunicação eficiente e melhor gerenciamento da relação médico-paciente. Com a progressão natural dos prontuários em papel para a digitalização, esses sistemas provaram beneficiar tanto médicos quanto pacientes.

O prontuário eletrônico é uma versão robusta do histórico, diagnóstico e tratamento do paciente. Quando implementado de forma eficaz, o prontuário eletrônico personalizado transforma o atendimento, tornando mais fácil para os médicos passarem mais tempo com os pacientes e menos tempo cuidando da papelada.

Importante atentar aqui para a palavra ‘personalizado’. Cada médico tem suas necessidades únicas no que diz respeito ao registro de dados do paciente durante uma consulta. Além das diferenças óbvias entre as diversas especialidades médicas, há que se levar em conta ainda o modo particular de trabalhar de cada profissional, suas preferências e métodos.

Um prontuário eletrônico que não ofereça possibilidade de personalização pode limitar o médico, fazendo do registro de dados algo praticamente tão custoso quanto o registro à mão em papel.

Por isso a importância do prontuário personalizado, para permitir ao médico trabalhar de forma inteligente, adaptada para seus métodos e necessidades.

Como funciona um sistema de prontuário eletrônico personalizado?

Um sistema de prontuário eletrônico personalizado pode atender às necessidades e responder aos desafios de um consultório de modo muito melhor do que um sistema padrão, uma vez que expande as possibilidades quanto ao registro de dados médicos.

Ele funciona através da incorporação de formulários personalizados de atendimento. No caso do HiDoctor®, por exemplo, esses formulários podem ser construídos pelo próprio médico ou podem ser baixados de uma biblioteca com milhares de formulários construídos por outros médicos especialistas, ainda com a possibilidade de edição dos formulários baixados para fazer ajustes conforme a necessidade.

A construção e edição de formulários é muito simples e intuitiva, utilizando uma interface na qual o médico seleciona os tipos de campos que deseja (campo de texto, de seleção, de marcação, de calculadora, de tabela, de data e de imagem) e os encaixa no formulário, adicionando os textos explicativos necessários.

No momento do atendimento, o médico pode abrir os formulários que necessitar e preencher os dados específicos de modo organizado e prático, e todos os formulários ficam salvos na ficha do paciente, juntamente com os demais registros de anamnese, prescrições, guias, etc.

Assim, na prática isso significa que o médico obstetra, por exemplo, pode criar um formulário específico para acompanhar a evolução da gestação, o qual poderia reunir a calculadora da idade gestacional, campo de observações do exame físico, tabela com a evolução do ganho de peso (gerando gráfico automaticamente), campo para inclusão de imagem da ultrassonografia, entre outros. Um formulário assim torna o registro de todos esses dados muito mais rápido, organizado e simples do que seria fazendo as anotações em texto corrido em uma ficha de anamnese.

As 3 ferramentas essenciais para o prontuário personalizado

De todas as possibilidades oferecidas para a construção dos formulários personalizados, 3 ferramentas merecem destaque, por sua enorme capacidade em promover a organização e poupar tempo. São elas:

  1. Calculadoras
  2. Tabelas com geração de gráficos
  3. Campos de marcação e seleção para questionários

1. Calculadoras

O campo de calculadora no formulário personalizado permite escrever fórmulas para cálculos como relação cintura-quadril, IMC, dose de medicamentos, e outros. Na calculadora do HiDoctor® Forms, por exemplo, o médico dispõe das operações de soma, subtração, multiplicação, divisão, potência e raiz quadrada para compor as fórmulas. Toda a montagem das calculadoras é muito simples, e o médico pode inclusive contar com o auxílio de uma ferramenta que ajuda a montar as expressões.

2. Tabelas e Gráficos

No campo de tabela é possível configurar as colunas e linhas necessárias e adicionar um gráfico relativo a elas, que será então gerado automaticamente conforme os dados da tabela sejam preenchidos. Dessa forma, pode-se criar uma tabela para acompanhamento histórico dos exames de colesterol do paciente, com colunas para HDL, LDL, colesterol total, triglicerídeos, etc. Configurando o gráfico para exibir a data em um eixo, e no outro cada um dos tipos de colesterol, a cada consulta, quando o médico inserir na tabela os últimos valores dos exames, os pontos no gráfico são adicionados automaticamente.

3. Questionários

Muitas especialidades médicas se utilizam de questionários para avaliar sintomas e condições. Os campos de seleção e de marcação permitem criar tais questionários, informando opções de escolha única ou múltipla para as perguntas, de modo que durante a consulta o preenchimento das respostas é muito ágil, com o médico marcando as opções de acordo com os relatos dos pacientes.

Formulários personalizados oferecem vantagens para todos os médicos

Para o médico que quer total personalização, ele pode optar por aproveitar a ferramenta de construção, criando do zero seus formulários para incluírem todos os campos dos quais precisa e dispostos da forma que acha melhor para conduzir sua consulta.

Para o médico mais prático e que não quer gastar tempo criando seus formulários, ele pode optar por aproveitar os formulários já construídos por outros especialistas, principalmente no caso de formulários mais comuns, que grande parte dos médicos da especialidade utilizam e certamente já estarão disponíveis na biblioteca, inclusive com diferentes opções feitas por vários médicos.

E, para ambos os casos, os médicos aproveitam também a vantagem de que os formulários oferecem total disponibilidade. Ou seja, eles podem ser acessados e preenchidos com praticidade a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo, seja no computador do consultório em um atendimento normal, ou através do celular ou tablet, visitando um paciente internado para fazer uma avaliação de seu estado, por exemplo.


O uso de formulários personalizados no prontuário eletrônico pode transformar sua prática médica, permitindo anotações completas e organizadas, mas que não consomem o tempo da consulta, mantendo o foco do atendimento em dar atenção ao paciente, ouvi-lo e orientá-lo.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa e oferece o HiDoctor® Forms integrado, para que você crie seus próprios formulários personalizados ou baixe os formulários desejados dentre as milhares de opções disponíveis na biblioteca.

A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica, e por isso o HiDoctor® é o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!