Gostou do artigo? Compartilhe!

Vantagens que você pode obter com um software médico completo e totalmente integrado

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Os poderosos benefícios da gestão integrada do consultório médico

Muitos consultórios médicos hoje estão lidando com uma série de sistemas e softwares médicos que podem ser uma dor de cabeça administrativa quando se trata de fluxo de trabalho, uso eficiente e custo, devido a trabalharem com diferentes empresas, cada uma desenvolvendo um pequeno sistema para uma necessidade isolada, que não se integram uns aos outros.

O médico não precisa, e muito menos deve, se prender a uma situação como essa, na qual a tecnologia, que deveria otimizar o consultório, acaba se tornando contraproducente. Para obter todos os benefícios que um software médico tem a oferecer para o consultório, o profissional precisa de uma plataforma médica completa, que integre todos os sistemas e ferramentas dos quais o consultório precisa em uma única solução.

Um sistema desenvolvido com essa premissa fornece um ecossistema completo para o fluxo de trabalho de seu consultório, que o ajuda a fornecer atendimento de alta qualidade aos pacientes, e que ao mesmo tempo é eficiente e econômico, trazendo melhores resultados para o consultório. Apenas essas plataformas completas e integradas conseguem fornecer hoje a máxima funcionalidade e as possibilidades das quais os consultórios precisam para evoluir continuamente.

Software médico como um ecossistema integrado

A maior vantagem de um sistema integrado é a capacidade de oferecer quase tudo que você precisa para fazer seus registros clínicos, emitir documentos, gerenciar seu faturamento e organizar o agendamento usando um único fornecedor e um único sistema. Ao centralizar e integrar ferramentas que antes funcionavam isoladas em sistemas diferentes, os desafios que muitos profissionais independentes enfrentam se tornam mais fáceis de gerenciar. Quando você tem uma interface perfeita e inteligente que facilita o fluxo de informações e dá acesso ágil e prático e qualquer funcionalidade, seja clínica ou administrativa, você terá maior eficiência em ambas as áreas, inclusive com a grande vantagem de os dados conversarem entre si e por isso não precisarem ser inseridos mais de uma vez em locais diferentes. Isso deixará você com mais tempo de qualidade para dedicar ao cuidado dos pacientes.

Veja algumas das ferramentas que podem funcionar integradas e centralizadas em sua plataforma médica:

Agendamento. Mais agilidade e eficiência na recepção, mantendo a agenda sempre organizada. Gerencie seus horários quer esteja no escritório, em casa ou se deslocando, acessando a agenda pelo celular independente da internet. Aproveite ainda as ferramentas de confirmação e lembrete de consultas para reduzir as faltas.

Controle financeiro. Registre com praticidade as receitas diretamente a partir da agenda e do prontuário, mantendo o lançamento de dados sempre em dia. Analise os relatórios financeiros gerados automaticamente para avaliar convênios e procedimentos mais rentáveis, conferir pendências a pagar e receber, otimizar o fluxo de caixa, etc.

Prontuário eletrônico do paciente. Registre os dados de saúde dos pacientes durante as consultas com praticidade e rapidez, organizando as diferentes informações em fichas específicas, personalizando formulários de acordo com suas necessidades e anexando documentos como imagens, resultados de exames e outros. Acesse os prontuários no computador, tablet ou smartphone, tanto offline quanto online.

Anexo de documentos. Além de poder anexar diversos formatos de documentos ao prontuário, para manter um histórico completo do paciente, você pode enviar os arquivos através de seu celular para maior comodidade e praticidade. Envie os anexos mesmo se não houver conexão com a internet no momento e eles serão sincronizados com o software quando você se conectar à internet.

Prescrição eletrônica com assinatura digital. A prescrição eletrônica evita erros e elimina problemas com a legibilidade que ocorrem em receitas feitas à mão. A prescrição integrada ao software médico permite utilizar o bulário integrado para inserir os medicamentos com praticidade e exatidão, além de aproveitar modelos prontos para criar emitir o documento com mais agilidade. Nas teleconsultas, assine e envie digitalmente as prescrições para seus pacientes.

Formulários personalizados. Os formulários personalizados no software médico permitem tanto que você importe formulários criados por outros médicos para utilizá-los em seu prontuário, como também que crie seus próprios formulários do zero do modo que deseja e necessita. Inclua campos de texto, escolha única ou múltipla, imagens, calculadoras, tabelas, gráficos, etc.

Comunicação interna. Se comunique com a recepção com discrição e profissionalismo utilizando o chat interno integrado ao software. O chat não depende da internet e evita distrações que são comuns ao utilizar outros meios de comunicação que não são de uso estritamente profissional.

Mobilidade e disponibilidade dos dados

Para obter todos os benefícios que o software médico completo pode oferecer, você deve ter mobilidade e total disponibilidade para acessar o sistema e os dados de diversas maneiras e em diversas circunstâncias.

Utilize o software offline instalado no computador no dia a dia do consultório para obter a melhor performance e nunca ficar fora do ar. Instale o sistema também no computador de casa e sincronize os dados pela internet para mantê-los sempre atualizados. Acesse o sistema também através da plataforma online em qualquer dispositivo, seja no notebook, tablet ou no celular. Instale ainda o aplicativo do sistema no celular para ter os dados na palma da mão mesmo quando estiver offline.

Apenas um software sincronizado, que funciona online e offline, pode garantir a você todas essas possibilidades.

O gerenciamento integrado do consultório compensa

Uma plataforma médica integrada melhora suas oportunidades de geração de receita em toda a cadeia.

  • O controle financeiro ajuda a organizar as finanças e fazer análises para otimizar a receita.
  • Você não precisa investir na compra e manutenção de vários sistemas diferentes.
  • Menos tempo gasto com tarefas administrativas significa mais tempo para consultas com pacientes.
  • Maior eficiência nos processos se traduz em maior satisfação dos pacientes e consequentemente maior índice de retenção e referências de pacientes novos.
  • A informatização de todos os processos do consultório economiza o custo com papel, impressões, ligações telefônicas, etc.
  • Atualizações de software periódicas e gratuitas garantem que você se mantenha sempre em dia com as últimas novidades da tecnologia para a área médica.

É hora de repensar o uso de vários sistemas diferentes que exigem entrada dupla demorada de dados e tornam o consultório ineficiente e desorganizado. É hora de abraçar os benefícios administrativos e a capacidade de aumentar a receita de uma plataforma médica completa e integrada como o HiDoctor®.

Ter um software de consultório médico completo é mais fácil do que você pensa. O HiDoctor® integra em uma única solução tudo aquilo que você precisa em seu consultório, permitindo otimizar agendamentos, simplificar e agilizar o registro de dados, documentar as consultas de modo completo, prescrever e emitir outros documentos, utilizar assinatura digital, realizar teleconsulta, medir o desempenho financeiro e ter seus dados sempre disponíveis, com ou sem internet e em qualquer equipamento, de modo a garantir que seu consultório se mantenha em constante evolução.

...

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!