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4 coisas a considerar ao introduzir a telemedicina em seu consultório

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A tecnologia digital mudou o que tradicionalmente significava realizar atividades da prática médica, principalmente ao transcender a necessidade de médicos e pacientes estarem geograficamente próximos.

Com o início de uma pandemia global e, como resultado, extensos lockdowns, muitas clínicas e consultórios passaram a oferecer meios virtuais para a realização das consultas.

Uma solução de telemedicina bem-sucedida é capaz de imitar consultas pessoais com proficiência, ao mesmo tempo que fornece facilidade em todos os níveis de interação médico-paciente; desde o agendamento de consultas, o fornecimento de receitas médicas até o processamento de transações, etc.

Ao escolher e implementar uma solução de telemedicina em seu consultório, certos aspectos precisam ser considerados para que a ferramenta seja eficaz e facilite sua vida. Confira!

Marcação da consulta

O processo de agendamento de consultas deve se basear em um fluxo de trabalho rápido e suave e consumir o mínimo de esforço e tempo do paciente e do consultório, virtualmente ou não. É significativamente mais fácil realizar o agendamento através de uma ferramenta digital, como o agendamento online integrado ao software médico.

Você provavelmente já utiliza um software médico, portanto uma solução de telemedicina que se integre a ele e a todas as suas demais ferramentas é a forma mais fácil de criar um fluxo de atendimento eficiente.

Configurando o agendamento online integrado à agenda do software, você configura a programação da agenda conforme necessário para adatar o tempo das teleconsultas; os horários disponíveis atualizados são exibidos para seus pacientes online; eles agendam com conveniência e praticidade; e você recebe a marcação diretamente na sua agenda.

Lembretes e informações

O sistema de telemedicina deve ser equipado para gerar e encaminhar mensagens padrão ou e-mails lembrando os pacientes de suas consultas agendadas a cada intervalo adequado antes da consulta real.

Com a telemedicina integrada ao software médico, isso se torna muito mais simples. Você pode configurar as comunicações enviadas para conterem todas as informações importantes sobre a teleconsulta, como orientando sobre o meio que será utilizado e as melhores práticas durante o atendimento, compartilhando links de acesso, etc.

O link de acesso, após aceitar os pacientes autorizados, deve direcioná-los para uma sala de espera online, onde poderão esperar até que a consulta comece.

A consulta

Quando se trata da consulta em si, os médicos, assim como os pacientes, devem reconhecer as inadequações que podem encontrar durante a interação virtual médico-paciente e planejar e administrar de acordo.

Um sistema de telemedicina eficiente tenta minimizar essas inadequações, permitindo que os médicos acessem e editem o prontuário do paciente simultaneamente enquanto acompanham o vídeo. Isso inclui a criação e envio de documentos, como prescrições e atestados, que são digitalmente compartilhados em tempo real durante o atendimento.

O software médico integrado à telemedicina ajuda a manter o controle dessas atividades, facilitando para que o médico consiga fazer todas as anotações necessárias, sem que para isso desvie seu foco do paciente.

Concluindo a consulta

Finalmente, um relato conciso do atendimento deve ser preparado e comunicado aos pacientes após o término da consulta. Você pode preparar um modelo de texto padrão a ser enviado através do software médico logo após o encerramento da consulta. Além disso, os pacientes precisam ser lembrados de suas obrigações financeiras e solicitados a fazer os pagamentos devidos em dia, caso não o tenham feito antes.


A integração da telemedicina ao software médico é o ponto-chave para o melhor aproveitamento da tecnologia, construindo uma experiência excelente tanto para o médico quanto para os pacientes. O HiDoctor® possui todas as ferramentas de que você precisa para introduzir a telemedicina em seu consultório com facilidade!

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