Gostou do artigo? Compartilhe!

Por que seu consultório deve abraçar as tecnologias digitais de saúde

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O papel do paciente em ambientes de saúde mudou radicalmente de um papel passivo para um ativo. Eles estão cada vez mais ansiosos para adotar tecnologias inovadoras para participar ativamente de seu autocuidado. Com isso, testemunhamos uma tendência crescente para teleconsultas, dispositivos vestíveis de saúde (os famosos wearables) e inteligência artificial.

Isso então sinaliza o fato de que os consultórios médicos bem-sucedidos de amanhã serão aqueles que adotarem as tecnologias digitais de saúde hoje.

Existem muitas tecnologias digitais de saúde que podem ajudar a transformar seu consultório médico. É por isso que você deve abraçá-las de todo o coração.

Curiosamente, os pacientes não querem saúde digital; eles essencialmente esperam isso. Ou seja, eles esperam que seus médicos ofereçam vários serviços digitais de saúde para aprimorar a experiência do paciente. Por exemplo, eles estão usando ferramentas de agendamento online e sistemas de comunicação apropriados para receber informações sobre seus cuidados de saúde, interagir com seus médicos, receber prescrições de medicamentos e assim por diante.

Além disso, os pacientes acreditam que a implantação de tecnologia para oferecer saúde conectada pode essencialmente gerar melhores cuidados. De acordo com pesquisa recente da Transcend Insights, 97% dos pacientes identificaram que um médico deve ter acesso completo a todo o seu histórico médico para poder fornecer cuidados de saúde de qualidade. E 93% dos pacientes acrescentaram que recebem melhor atendimento quando os médicos podem compartilhar informações médicas.

Existem várias tecnologias digitais de saúde à disposição dos profissionais médicos que podem auxiliar em seus fluxos de trabalho diários e melhorar os resultados dos pacientes. Confira:

Software médico com prontuário eletrônico do paciente

Os softwares médicos surgiram como uma das tecnologias digitais líderes em ambientes de saúde. Eles atuam como um substituto eficiente para sistemas antiquados baseados em papel, trazendo benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

Os softwares médicos eliminam a papelada desnecessária digitalizando vários processos em seu consultório. Com um sistema de prontuário eletrônico eficaz instalado, seus pacientes e equipe só precisam fornecer e inserir informações uma vez. Essas informações são armazenadas no banco de dados do software, que pode ser acessado a qualquer momento.

Outros benefícios que acompanham a implementação de um software médico incluem o seguinte:

  • Registros de pacientes precisos, atualizados e completos
  • O acesso rápido e fácil aos registros do paciente facilita o atendimento coordenado
  • Compartilhamento seguro de informações eletronicamente
  • Diagnóstico eficaz e planos de tratamento para melhores resultados do paciente
  • Erros médicos reduzidos
  • Prescrição mais confortável, segura e confiável
  • Fluxos de trabalho simplificados, levando a uma melhor produtividade e eficiência do consultório médico
  • Custos reduzidos por meio da redução da papelada e redução da duplicação de registros
  • Melhor comunicação entre pacientes e médicos
  • Maior adesão aos tratamentos médicos por meio de acompanhamento remoto e prescrição digital

Telemedicina

A telemedicina é outra inovação tecnológica digital em saúde que facilita a superação de barreiras aos serviços de saúde causadas por localizações geográficas e fragmentação da atenção. Muitas pessoas nas regiões rurais não têm transporte confiável e, portanto, não podem procurar atendimento médico para suas condições de saúde, assim como pessoas debilitadas têm dificuldades de comparecer fisicamente aos consultórios e clínicas médicas.

A telemedicina, portanto, oferece fácil acesso ao atendimento ao utilizar tecnologias digitais de maneira eficaz. Outros benefícios da telemedicina incluem o seguinte:

  • Maior engajamento do paciente por meio de comunicação aprimorada com os médicos
  • Melhoria da qualidade do atendimento por meio de maior engajamento do paciente, menos hospitalizações e maior aderência aos tratamentos
  • Custos de saúde reduzidos, como custos de transporte para os pacientes e custos de não comparecimentos para os médicos
  • Fluxos de trabalho do consultório simplificados por meio de um sistema integrado
  • Maior satisfação do médico e melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Soluções de faturamento médico e controle financeiro

Os consultórios médicos também estão implantando cada vez mais soluções integradas de faturamento médico para agilizar essa função essencial – faturamento. Tradicionalmente, o faturamento tem sido a realidade administrativa mais frustrante da experiência clínica, sendo incrivelmente demorado e tedioso.

Com um sistema de faturamento médico integrado, os consultórios podem agilizar e melhorar significativamente seus processos de faturamento por meio de fluxos de trabalho automatizados. Além disso, o faturamento e geração de guias integrados a um sistema de controle financeiro completo para o consultório permitem lançar receitas e despesas com facilidade, gerando gráficos essenciais para manter a saúde financeira do consultório em dia. Outros benefícios incluem o seguinte:

  • Papelada reduzida levando a uma maior eficiência
  • Chances de erro reduzidas devido a processos automatizados
  • Maior agilidade e simplicidade nos faturamentos de convênios
  • Geração automática de fluxo de caixa
  • Documentação mais precisa e completa
  • Melhores relatórios com dados financeiros mais precisos e confiáveis

O HiDoctor® pode ajudar

O HiDoctor® é o líder dentre sistemas de informação de saúde inovadores que buscam transformar as operações administrativas e clínicas de organizações de saúde. Suas soluções completas de prontuário eletrônico, telemedicina, controle financeiro, agendamento e outras garantem as melhores práticas para economizar tempo e esforço e maximizar a produtividade e os resultados, tudo isso enquanto oferece a melhor experiência aos pacientes.

O HiDoctor® é o único software que faz parte de uma plataforma médica completa voltada para o avanço progressivo do mundo médico digital. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!