Gostou do artigo? Compartilhe!

Como ter o máximo de independência em sua prática médica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A primeira definição de “independência” ao fazer uma busca no Google é:

Estado, condição, caráter do que ou de quem goza de autonomia, de liberdade com relação a alguém ou algo.

Quando falamos da área de medicina, ter independência é primordial para que o profissional possa exercer a prática médica, principalmente no que se refere aos dados dos pacientes. O atendimento nunca pode ser prejudicado pelo fato de o médico depender de algum serviço que está indisponível no momento, o impedindo de acessar as informações e ferramentas necessárias para prosseguir com a consulta da devida maneira, por exemplo.

Por isso, para os profissionais que utilizam um software médico no consultório, ou estão pensando em começar a usar um, a análise sobre o nível de independência que o médico terá para utilizar a ferramenta não pode ser negligenciada.

Veja a seguir os principais pontos que deve considerar para fazer essa análise e garantir que o software de fato lhe dê o máximo de independência para sua prática médica:

Não depender de terceiros e recursos externos

A realidade de muitos dos sistemas médicos atualmente no mercado é a de uma ferramenta web only, que funciona exclusivamente na nuvem. Apesar do discurso afirmando grandes vantagens desse modelo, ele torna o médico dependente de diversos fatores para que tenha o sistema funcionando corretamente no dia a dia do consultório.

O sistema depende, por exemplo, de uma conexão boa e estável com a internet. Se seu provedor tiver algum problema e você ficar sem conexão, não conseguirá usar o sistema para acessar a ficha dos pacientes, a agenda, cadastrar dados no prontuário... Absolutamente nada irá funcionar. O mesmo ocorre caso o próprio sistema saia do ar temporariamente, por erros, atualizações ou acidentes, também o deixando sem acesso.

A maneira de não depender de terceiros, como as empresas de internet ou a desenvolvedora do software, é utilizando um software que funcione instalado no computador, mantendo seus dados localmente para uso offline. Assim, a rotina em seu consultório pode fluir com a certeza de que os atendimentos não serão prejudicados por interrupções e problemas de terceiros, já que você não depende deles e nem de outros recursos externos para acessar seus dados e usar a ferramenta.

Posse dos dados – um direito do médico

Outro fator para a independência e que é mais que isso, é um direito seu, é ter a posse real dos seus dados registrados no sistema médico. O que acontece em sistemas web only é que esses dados na realidade estão sob a posse da empresa, nos servidores dela, e você apenas os acessa pela internet.

Quando o software é instalado no computador, todos os dados registrados ficam salvos diretamente na sua máquina, sob sua posse. Assim, ainda que você resolva mudar de sistema um dia, não precisará solicitar seus dados e depender da empresa para fazer essa troca, pois os dados estarão com você e poderá fazer o que desejar com eles, inclusive migrar para outro software se assim desejar.

Cuidado com estruturas em cascata

Uma estrutura em cascata é quando você depende de uma coisa, que depende de outra, que irá depender ainda de uma terceira. No fim, você se torna dependente de uma empresa ou serviço que nem sabe que existe e está atrelado à sua ferramenta.

Como citamos anteriormente, sobre depender do provedor de internet e da empresa desenvolvedora do sistema médico no caso do web only, além desses você também estará dependente do servidor utilizado para armazenar seus dados, de ainda outra empresa que muitas vezes você nem sabe qual é, que por sua vez também depende de outros serviços de internet, e por aí vai... Quando você tiver um problema e o sistema parar de funcionar, nem saberá onde está a raiz dessa questão.

Com o software instalado, você depende basicamente da energia elétrica (algo bem mais difícil de conseguir não depender) e do funcionamento do seu próprio computador, que é algo que está em suas mãos. Fazendo as devidas atualizações e manutenções, você mesmo garante que ele não causará problemas.

Total acessibilidade para utilizar como e onde quiser

Para a máxima independência, apenas um software instalado não basta. Ele deve ser versátil e garantir todas as possibilidades, uma vez que se você está preso ao computador do consultório para acessar seus dados, isso também não seria uma real liberdade.

O software instalado deve ter tecnologia híbrida para que também funcione através da internet quando houver necessidade, fazendo o melhor uso da nuvem. Além disso, deve ter diferentes interfaces adaptadas que permitam o uso em qualquer equipamento que você tiver, seja um notebook, tablet ou celular.

Nessa situação, ainda que algo inesperado aconteça com seu computador do consultório, por exemplo, você poderá utilizar outro equipamento para acessar o sistema e realizar seus atendimentos. Ou caso você esteja longe do consultório e precise acessar os dados, eles estarão sempre à mão.

Maior segurança e garantia com multiponto e cópias

Um sistema híbrido garante não só independência, mas também segurança. Esse tipo de tecnologia funciona com sincronização multiponto de dados, o que significa que, além de seus dados estarem salvos no computador do consultório, você também pode sincronizá-los com a nuvem e salvar uma cópia nos servidores da empresa, que é o que permitirá que você acesse o sistema também pela web.

Não apenas isso, uma vez que os dados estejam salvos na nuvem, você pode instalar o software em quantos computadores desejar, como seu notebook em casa, e os dados serão sincronizados, mantendo outras cópias de segurança e garantindo acesso prático aos dados.

Dessa forma, você não apenas tem todas as possibilidades de acessar seus dados, mas também garante a segurança deles através das cópias geradas.

...

Ter a máxima independência é não precisar de nada nem ninguém, nenhum recurso externo para utilizar seus dados. Eles estão no seu computador e nos demais equipamentos que utiliza para a prática médica, sob sua posse, inclusive sem precisar de internet e com acessibilidade a todo momento.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica. Com sua tecnologia híbrida, funcionando instalado e também online, você tem o melhor dos dois mundos e garante independência para utilizar os dados da forma como precisar.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!