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3 maneiras de usar a tecnologia para engajar os pacientes

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Comunicar-se com os pacientes fora das consultas médicas periódicas é fundamental para melhorar a saúde deles a longo prazo.

As interações frequentes podem manter as pessoas em dia com os cuidados de saúde, garantir que elas compareçam a consultas de acompanhamento e revelem sintomas relacionados que possam levar a problemas maiores. Manter contato regular também ajuda a transmitir a ideia de que o consultório se preocupa com o paciente, o que faz grande diferença na satisfação e retenção.

Dadas as inúmeras prioridades que competem por atenção nos consultórios especializados, encontrar tempo para entrar em contato periodicamente com os pacientes pode ser um desafio. Um sistema médico integrado de gerenciamento do consultório pode ser uma ferramenta valiosa para agilizar a comunicação, facilitando o contato oportuno com os pacientes, sem afastar os funcionários de outras tarefas.

Veja três aspectos de um sistema médico integrado que os consultórios podem usar para melhor interagir com os pacientes:

Portal do Paciente

Muitas vezes, os pacientes têm dúvidas sobre seu histórico médico, resultados de exames, medicamentos atuais e assim por diante. Responder a essas dúvidas fora de uma consulta pode ser uma tarefa que consome tempo de sua equipe, e eles podem não ser capazes de fornecer as respostas tão rapidamente quanto os pacientes gostariam.

Um portal do paciente permite que os pacientes tenham controle de suas informações. Eles podem acessar seus prontuários médicos a qualquer hora, de qualquer lugar, basta fazer login no sistema seguro com uma senha. Esse acesso em tempo real permite que os pacientes obtenham facilmente informações sem precisar tirar sua equipe das tarefas que eles estão executando. Os médicos também podem enviar materiais educacionais para o portal para que os pacientes possam consultar se precisarem.

Mensagens seguras

Seja dentro do portal do paciente, ou através de aplicativos práticos que se integram diretamente ao sistema médico, os médicos podem oferecer a troca de mensagens seguras entre eles e os pacientes. Em alguns casos, isso pode impedir uma consulta desnecessária do paciente se o indivíduo tiver uma pergunta rápida que o médico possa abordar sem necessitar encontrá-lo pessoalmente.

Por outro lado, essa comunicação também pode levar a uma consulta presencial se o médico estiver preocupado com os sintomas do paciente, evitando que se tornem uma situação que pode necessitar de cuidados emergenciais. Qualquer um dos cenários resulta em um tratamento mais efetivo, porque os pacientes recebem os cuidados de que precisam, quando precisam. Dúvidas sobre medicamentos prescritos também podem ser tratadas através de mensagens seguras, limitando chamadas telefônicas e melhorando a eficiência do consultório.

Lembretes de compromisso

A tecnologia integrada pode enviar lembretes de compromissos para o paciente de diferentes formas, como e-mail e SMS, garantindo que ele veja o lembrete e possibilitando ainda que responda. As respostas de confirmações e cancelamentos de compromissos são inseridas automaticamente na agenda do sistema, permitindo que o consultório mantenha seu cronograma atualizado e preencha qualquer cancelamento o mais rápido possível.

Estes lembretes também contribuem muito para diminuir o número de faltas no consultório, pois os pacientes são informados do compromisso pouco antes da consulta, mas com tempo hábil para se organizar caso tenham esquecido. Isso é especialmente útil para consultórios especializados, pois os pacientes podem marcar consultas com três a seis meses de antecedência e, quando as consultas chegam, podem ter esquecido a respeito delas.

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Ao aproveitar todas as possibilidades de um sistema de prontuário eletrônico com funcionalidades de gerenciamento do consultório integradas, seu consultório pode dar um passo positivo em direção ao maior engajamento dos pacientes. Compartilhar informações com eles em tempo real e possibilitar uma comunicação responsiva para além da consulta pode garantir que os pacientes permaneçam em contato e comprometidos com seus cuidados.

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