Gostou do artigo? Compartilhe!

Usando mensagens de texto no seu consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A comunicação sempre foi parte integrante da existência humana. Na China antiga, na Grande Muralha, foram intaladas torres em intervalos regulares para permitir a comunicação entre os soldados: quando o perigo era visto no horizonte, eles poderiam enviar mensagens acendendo uma tocha na sua torre. O próximo soldado então acenderia sua torre e assim por diante até chegarem à cidade. Usando as tochas, eles conseguiam transmitir uma mensagem a 500km de distância em poucas horas, em vez dos vários dias que um mensageiro demoraria. Essa capacidade de comunicação rápida através de distâncias salvou o império em várias ocasiões.

Nesta forma rudimentar de comunicação a longa distância reside as sementes do método de comunicação de longa distância mais popular de hoje em dia: mensagens de texto.

Usando mensagens de texto no seu consultório

A incrível influência das mensagens de texto

Os seres humanos passaram por muitas iterações de comunicação de longa distância... Cartas, telégrafo, telefone, rádio e computador, mas talvez nenhum tenha tido o impacto das mensagens de texto. Nos Estados Unidos, vários pesquisadores estudaram as mensagens de texto, e cada um encontrou impactos tremendos:

  • De acordo com um estudo da Pew Research de 2015[1], o envio de mensagens de texto é a característica mais popular entre os usuários de smartphones.
  • A Experian Marketing Services[2] estudou mensagens de texto e descobriu que os americanos enviam 8,5 bilhões de mensagens por dia --- cerca de 33 mensagens por pessoa por dia.
  • E a revista Forbes[3] informou que 90% das mensagens de texto são lidas dentro de três minutos após serem recebidas.

De fato, as mensagens de texto tiveram uma influência tão forte na sociedade que uma linguagem inteiramente nova se desenvolveu em torno delas. Acrônimos e abreviações, incluindo FDS (fim de semana), vc (você), pq (por que), entre muitas outras formas diferentes de escrever, se tornaram praticamente o padrão na hora de enviar este tipo de mensagem. Sem dúvidas uma grande mudança social.

O poder das mensagens de texto para consultórios médicos

Assim como aproveitar as vantagens e o poder dos sinais de fumaça fora essencial para a sobrevivência dos chineses, aproveitar as vantagens e o poder da mensagem de texto está se tornando cada vez mais essencial para a sobrevivência dos consultórios médicos modernos.

Mensagens de texto são muito mais do que apenas uma maneira de se conectar com amigos e familiares --- é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de se conectar com os pacientes. De acordo com o Estudo do Relacionamento Médico-Paciente de 2017[4], a maioria dos pacientes de consultórios médicos (78%) afirma querer utilizar mensagens de texto na comunicação. Infelizmente, apenas 28% dos consultórios de fato utilizam esta solução. Nesta era de grande competição na área de saúde, pequenas coisas como mensagens de texto podem ser a diferença entre encontrar e manter um paciente ou perdê-lo para seu concorrente.

Usar mensagens de texto está mais fácil do que nunca

Era uma vez o consultório médico padrão que era forçado a passar horas ao telefone todos os dias com os pacientes. Não mais: as mensagens de texto são rápidas e são eficazes. Os consultórios podem enviar mensagens de texto para lembretes de compromisso, compromissos perdidos ou remarcações, acompanhamento de próximas consultas, mensagens de aniversário, feedback do paciente e muito mais, dependendo da solução adotada.

Opte por um sistema que faça parte de uma plataforma maior para melhorar a comunicação e o envolvimento dos pacientes, fornecendo diferentes ferramentas. Uma vez implementado o uso de mensagens de texto, você descobrirá rapidamente a economia de tempo e a conveniência tanto para sua equipe como para seus pacientes.

Leia sobre "Qual a melhor forma de confirmar as consultas marcadas".
[1] Estudo U.S. Smartphone Use in 2015 de 2015, realizado pela Pew Research Center: http://www.pewinternet.org/2015/04/01/us-smartphone-use-in-2015/
[2] Relatórios de pesquisa publicados pela Experian Marketing Services: http://www.experian.com/marketing-services/research-reports.html
[3] Artigo Fifty Essential Mobile Marketing Facts de 2013, publicado na revista Forbes: https://www.forbes.com/sites/cherylsnappconner/2013/11/12/fifty-essential-mobile-marketing-facts/#7f85fbd67475
[4] Estudo Patient-Provider Relationship Study de 2017, realizado pela SolutionReach: https://www.solutionreach.com/rethinking-the-patient-provider-relationship
...

No HiDoctor® você tem a possibilidade de enviar mensagens de texto para confirmar as consultas agendadas, além de outras ferramentas que visam estabelecer um canal eficiente de comunicação com o paciente. Conheça:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!