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Repensando a forma de escolher um software médico

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Médicos independentes enfrentam uma série de desafios: crescentes encargos administrativos, dificuldades no ciclo de receita, evolução dos modelos de atendimento e escassez de pessoal, para citar alguns. Tudo isso enquanto tentam focar na prestação de cuidados de saúde aos seus pacientes.

Nesse contexto, a chave para o sucesso de consultórios independentes é um software médico que permita gerenciar o consultório de forma coesa e unificada.

Ao decidir que tipo de software você deveria adotar para ter sucesso, pense primeiro no escopo de funcionalidades que você gostaria que ele alcançasse. Ao colocar a funcionalidade em primeiro plano, você poderá ver a eficiência de seu consultório se multiplicar.

Confira a seguir algumas dicas para repensar a forma como você escolhe um software médico para seu consultório independente!

Fazendo a lição de casa

Para iniciar a busca por um software, considere as populações específicas de pacientes atendidas e seu fluxo de trabalho ideal. Seus pacientes são conhecedores de tecnologia? Eles querem consultas de telemedicina para manter a continuidade do atendimento? A pandemia mudou suas expectativas sobre cuidados digitais ou a maneira como você se comunica com eles?

Imagine, por exemplo, um médico cirurgião plástico que majoritariamente atende a bebês nascidos com lábio leporino, fenda palatina e craniossinostose. Nesse caso, as consultas remotas são essenciais para conversar com pais ansiosos e discutir possíveis tratamentos, além de acalmá-los.

Certas ferramentas podem trazer conforto de maneiras inesperadas. À medida que os pacientes e suas famílias se acostumaram mais com a telemedicina, foi possível observar um crescimento significativo deste modelo de atendimento devido à natureza fácil e simples dessas consultas.

Ao avaliar as opções de telemedicina, busque por um sistema que seja integrado com as demais funcionalidades de que precisa para sua prática médica – prontuário eletrônico, agenda médica, ferramentas administrativas – para que o fluxo de trabalho seja contínuo, o que significa que você pode agendar e consultar tudo em um só lugar. Isso irá ajudá-lo a ser mais eficiente e mais econômico.

Na verdade, um software completo que combina opções de telemedicina com funções de gestão do consultório, oferece integração com o prontuário eletrônico e simplifica as marcações e o contato com os pacientes é normalmente a solução mais econômica e eficiente.

Pergunte aos seus colegas o que funcionou – e não funcionou – para eles. Entre em contato diretamente com os fornecedores para conhecer mais sobre os sistemas e sempre que possível faça o teste gratuito oferecido pela maioria dos fornecedores.

Em seguida, pense em como essas soluções podem resolver os pontos problemáticos diários em seu fluxo de trabalho. Com o HiDoctor®, por exemplo, que é o software de escolha de grande parte dos médicos no Brasil, é fácil para a equipe lançar os valores de consultas e procedimentos no módulo financeiro para manter um controle completo das finanças do consultórios. Ao mesmo tempo, é simples para o médico realizar uma teleconsulta enquanto visualiza o prontuário do paciente e faz anotações, e então emitir uma prescrição assinada digitalmente e enviá-la ao paciente durante o atendimento.

Ao pesquisar softwares médicos, descubra se as fichas e formulários do prontuário são personalizáveis e completos para atender às necessidades da sua especialidade e do seu fluxo de trabalho. No exemplo do médico cirurgião plástico, por exemplo, há uma necessidade por inserir imagens com facilidade no prontuário e de poder editá-las para fazer destaques.

Além de avaliar funcionalidades específicas que atendam às suas necessidades, lembre-se que qualquer software médico excelente deverá ser intuitivo para novos usuários, para que você e sua equipe não fiquem sobrecarregados com treinamento.

Conectando-se com os pacientes

Você entrou na medicina porque quer ajudar os pacientes, portanto, considere como seu software gerenciará melhor os cuidados deles. Uma consideração importante é sua capacidade de integrar os processos de agendamento e contato com o paciente nas operações diárias.

Os pacientes de cirurgia plástica, por exemplo, geralmente esperam facilidade e rapidez no contato com o consultório e o médico, o que requer facilitar a comunicação oferecendo diferentes canais para que eles se comuniquem pelo meio de preferência.

O software que você escolher deverá gerar e enviar lembretes automáticos dos compromissos, disparar mensagens de texto de confirmação das consultas, permitir o envio de e-mails solicitando feedback e facilitar o envio de comunicações via WhatsApp.

Também beneficia os pacientes ter um site médico e um perfil online que facilite o engajamento. Nesses canais eles podem acessar informações importantes para tirar dúvidas, conferir depoimentos de outros pacientes, conferir seus contatos e inclusive agendar online uma consulta no momento que quiserem, não apenas durante o horário de expediente.

Isso valoriza o tempo do paciente e facilita que eles possam agendar com conveniência, no momento e local de sua escolha. Além disso, fornecer disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana para o agendamento pode reduzir bastante o número de ligações recebidas na recepção, aliviando o fluxo de trabalho da secretária e permitindo que ela dê maior atenção aos pacientes presentes no consultório.

Por fim, tudo isso permite criar uma conexão com os pacientes e construir a relação médico-paciente, ajudando a fidelizá-los e torná-los divulgadores do seu consultório.


Abraçando a tecnologia

A pandemia mostrou a todos os médicos independentes que, para prosperar, é necessário adotar tecnologias que antes eram consideradas “disruptivas”. Ao implementar um software médico completo e integrado, você pode facilitar e digitalizar os componentes mais importantes de sua prática médica, capacitando pacientes e equipe.

O HiDoctor® pode ser esse software completo para simplificar os processos do seu consultório! Com ele você poderá colher os frutos de selecionar um sistema conveniente e fácil de usar que oferece tudo de que seu consultório independente precisa.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

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