Gostou do artigo? Compartilhe!

Por que a usabilidade é fundamental para um software médico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Qual é a primeira coisa que você faz quando está pronto para montar um novo móvel que acabou de comprar? Bem, você pode ser um dos dois tipos de pessoa: alguém que segue um manual de instruções ou alguém que simplesmente começa a montar.

Quando se trata de interagir com a tecnologia ou um site, há apenas uma chance de impedir o usuário de desistir e voltar sua atenção para outra coisa. Não há manual de instruções sobre como um usuário deve interagir com um site ou sistema. Se a tecnologia não fornecer ao usuário uma experiência de qualidade, ele irá embora.

Se já é perturbador para um usuário deixar um site ou sistema por causa de uma usabilidade ruim, imagine então um software médico inutilizável ou difícil de usar.

Nesse caso, a usabilidade ruim irá afetar diretamente seus atendimentos, com consequências importantes para o seu consultório.

O que é usabilidade?

Jakob Nielsen, defensor do usuário e diretor do Nielsen Norman Group e inventor de várias técnicas de teste de usabilidade, descreve a usabilidade como:

Um atributo de qualidade que avalia a facilidade de uso das interfaces de usuário. A palavra usabilidade também se refere a métodos para melhorar a facilidade de uso durante o processo de design.

Nielsen desmembrou ainda mais o conceito de usabilidade, estabelecendo cinco componentes de qualidade. Esses incluem:

  • Aprendizagem – quão fácil é para os usuários realizarem tarefas básicas na primeira vez que usam o software.
  • Eficiência – a rapidez com que os usuários podem executar tarefas, uma vez que adquirem uma familiaridade básica com a tecnologia.
  • Memorabilidade – quão fácil os usuários podem voltar a usar o software de maneira eficiente.
  • Erros – quantos erros um usuário encontra ao usar o software, a gravidade dos erros e a facilidade com que um usuário pode se recuperar deles.
  • Satisfação – quão feliz o usuário está com a experiência, o design e o tempo gasto com o software.

Por que a usabilidade é importante

Boa usabilidade significa que os usuários podem realizar suas tarefas rapidamente, com o mínimo de estresse, e lhes dá uma sensação de confiança de que serão capazes de atingir facilmente seu objetivo ao usar o software.

Nielsen vai um passo além, explicando que “a usabilidade é uma condição necessária para a sobrevivência” e enfatiza a intenção do usuário de sair se o software não funcionar da maneira que ele espera ou funcionar da maneira que deveria.

Como o HiDoctor® promove a usabilidade

A equipe de desenvolvimento do HiDoctor® trabalha incansavelmente para entender melhor o contexto em que nosso software é usado e os desafios diários que nossos usuários enfrentam ao cuidar de seus pacientes. Recebemos diariamente diversas sugestões de médicos sobre como eles acreditam que o software poderia oferecer uma melhor experiência, e todas são avaliadas pelos desenvolvedores quanto à viabilidade de implementação.

Além disso, toda a interface inteligente do HiDoctor® foi desenvolvida para ser intuitiva, prática e ágil, deixando todas as ferramentas necessárias para os atendimentos a um clique de distância.

Assim, o HiDoctor® tem uma interface simples, com ícones para acesso rápido a todas as principais funcionalidades do programa. A tecnologia Intellidesk também permite otimização na visualização da ficha do paciente, mostrando diversas informações por vez de acordo com o tamanho de sua tela, de modo organizado e prático.

Durante a consulta, isso é de enorme praticidade, pois o médico não precisa ficar trocando entre ficha de dados pessoais, anamnese, formulários e imagens, por exemplo. Basta ele abrir todas as fichas e as informações de cada uma delas podem ser acessadas com poucos cliques.

Adicionalmente, todas as demais funcionalidades que são normalmente utilizadas, como impressão de receitas, atestados, etc., consulta ao CID-10, acesso à agenda, entre outras, estão todas explícitas na interface, acessíveis com apenas 1 clique, seja através da barra de ferramentas, da barra de controle ou dos menus.

» Conheça todos os detalhes sobre a interface do HiDoctor®


Um software médico com uma excelente usabilidade faz toda a diferença no dia-a-dia de sua prática médica. No HiDoctor®, a usabilidade se traduz em eficiência, assertividade, praticidade e melhores registros médicos de modo geral.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!