Gostou do artigo? Compartilhe!

Você sabe como manter o devido backup dos dados médicos?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Desde o momento em que os médicos se formam na faculdade, e então de modo quase constante ao longo de suas carreiras, a discussão sobre a ética médica se faz presente. E não poderia ser diferente, sendo uma profissão que lida diretamente com o cuidado pela vida de outras pessoas.

Um ponto importante em se tratando de ética médica é a responsabilidade com os dados médicos de cada paciente, sendo dever do profissional não apenas fazer o devido registro das informações de saúde, bem como guardar estes dados com segurança e sigilo.

Para tanto, o médico pode se beneficiar de ferramentas que auxiliam tanto no registro quanto na guarda segura dos dados médicos, através do uso de um sistema de prontuário eletrônico. Neste caso, manter o devido backup de todos os dados do sistema é fundamental para que eventuais problemas com o equipamento ou servidores não causem a perda de informações dos pacientes.

No HiDoctor® o processo de backup é simples e oferece dupla garantia aos médicos. Veja a seguir como fazer o backup dos dados no software.

Backup local

Uma grande vantagem do HiDoctor® em relação a sistemas “web only” é o fato de que você detém todos os seus dados. Eles são salvos localmente em seu computador, de forma que você não fica sem acesso a eles caso haja qualquer indisponibilidade de conexão com a internet, nem os perde caso ocorra problemas com o servidor da empresa responsável pelo sistema, onde os dados ficam armazenados na nuvem.

Estes dados que ficam salvos no computador devem ser gravados periodicamente em mídia externas, como um pendrive, CD ou HD portátil, garantindo que caso ocorra algum problema com o equipamento, seus dados poderão ser recuperados através desta mídia com a cópia dos dados.

Fazer o backup dos dados do HiDoctor® é muito simples, basta acionar a sincronia pelo MedSync. No momento que estiver realizando a sincronia, antes que ela seja iniciada, é apresentada uma mensagem perguntando se deseja fazer backup da base de dados. Ao escolher “Sim”, um arquivo de backup é salvo automaticamente na pasta “Documentos -> Centralx -> MedSync -> backup” em seu computador. Dessa forma, basta copiar o arquivo mais recente para a mídia externa onde deseja salvá-lo.

Backup online

Ao realizar a sincronia para criar o arquivo de backup local de sua base de dados, você realiza também um backup a mais de segurança, uma vez que sincronizando os dados eles ficam salvos online em nossos servidores.

Isso não apenas permite que você tenha a possibilidade de acesso online aos seus dados quando precisar, mas também garante que caso tenha problemas com o seu computador e não tenha realizado o backup local, ainda será possível recuperar todos os dados através dessa cópia online.

...

O HiDoctor® oferece a maior segurança para seus dados, permitindo que você tenha controle sobre eles e faça seu próprio backup, assim como oferecemos o backup online como uma garantia a mais de que suas informações não serão perdidas independente de circunstâncias adversas que venham a ocorrer.

Quer acompanhar todas as dicas sobre a utilização do HiDoctor® no dia a dia do seu consultório? Curta nossa página "HiDoctor® na Prática" no Facebook:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!