Gostou do artigo? Compartilhe!

Qual a melhor forma de comunicar más notícias aos pacientes?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Muitas pessoas pensam que os médicos são insensíveis e bruscos. Embora possa haver alguns que se enquadrem nos critérios, a maioria dos médicos realmente se preocupa em ajudar os outros e as vidas que estão sob suas mãos.

Embora tentem salvar e prolongar vidas, às vezes isso simplesmente não é possível. Uma das tarefas mais difíceis que um médico deve realizar, para muitos, é dar más notícias aos pacientes.

É surpreendente como os pacientes podem ser diferentes em suas respostas a essas informações. Alguns já esperavam a notícia, em certo grau, e estão totalmente preparados para enfrentar o resultado. Outros ficam tão chocados que não acreditam nos dados. Alguns podem permanecer firmes em face do pior, enquanto outros desabam em grande angústia.

Não há resposta certa ou errada e nenhuma maneira de prever como um paciente responderá. O melhor começo é saber que dar más notícias a um paciente mudará a vida deles. Eles terão horários para mudar e planos a fazer. Eles não terão certeza de como contarão a seus entes queridos.

Os médicos precisam estar abertos a qualquer resposta e não minimizá-la. Nem todas as pessoas são fortes, e dizer-lhes que o sejam pode banalizar o que estão vivenciando.

Resumindo, dar más notícias não é fácil, mas, como médico, é algo que você terá que fazer de vez em quando. Confira a seguir algumas dicas de como fazer isso.

Seja empático

Os pacientes precisam da empatia de seus médicos em todas as circunstâncias, não apenas quando estão enfrentando resultados ruins. No entanto, eles precisam de uma dose maior quando enfrentam circunstâncias médicas difíceis.

Seja amigável, porque você trabalha na área de cuidados; seja profissional, porque sua equipe é uma extensão de suas credenciais e treinamento; e seja organizado, porque agendar uma consulta deve ser algo direto e claro.

Seja honesto

Alguns médicos gostam de minimizar a verdade. Embora possa ser mais fácil para eles, os pacientes merecem toda a verdade, não importa o quão ruim seja. Se estiverem piorando, diga a eles o real prognóstico. Não se pode salvar a todos, e aqueles que estão enfrentando a morte devem saber para que possam fazer os preparativos, sejam eles quais forem.

Deixe-os fazer perguntas

E certifique-se de respondê-los. Eles devem ser totalmente informados de sua situação médica. Se eles não fizerem perguntas por conta própria, pergunte se eles têm alguma.

Ouça

A preocupação de um paciente pode não ser a mesma que a sua. O paciente pode estar mais preocupado com a queda do cabelo devido à quimioterapia do que com as metástases à distância. Se você ouvir, saberá com o que eles estão mais preocupados, e isso deve ser abordado. Deixe-os expressar suas emoções.

Não os banalize

As pessoas costumam dizer às outras para que apenas permaneçam fortes. Bem, essas palavras podem ser fáceis de dizer quando não é você quem está sofrendo. Se você passar algum tempo nas redes sociais, testemunhará uma série de ditos incisivos circulando sobre como lidar com o sofrimento. Não faça tais discursos. Você é um médico, não uma fonte de citações inspiradoras.

Seja solidário

Os pacientes precisam saber que você está lá para eles. Você não está lá para dizer a eles o que fazer. Você está lá para orientá-los e ajudá-los a tomar decisões. Você pode não gostar ou não concordar com as decisões deles, mas cabe a eles tomarem as próprias decisões.


Nos filmes, parece que os médicos costumam dizer aos pacientes que eles têm “seis meses de vida”, mas isso está longe da verdade. Na maioria das vezes, simplesmente não é possível saber quanto tempo um paciente viverá. E qualquer médico que tenha praticado a medicina por qualquer período de tempo contará histórias de pacientes cuja sobrevivência os surpreendeu.

Por piores que sejam as notícias, é necessário dar alguma esperança aos pacientes. E não se deve destruir a esperança que os pacientes guardam dentro de si.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!