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Como você pode ajudar a melhorar o processo de tomada de decisão do paciente

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A forma como uma situação é abordada afeta as decisões que as pessoas tomam. Por exemplo, considere uma situação em que há a oportunidade de arriscar a perda de dinheiro para que se possa ganhar uma quantia maior (muito parecida com a que vemos nos jogos de azar). Quando abordamos como uma perda, as pessoas respondem mais fortemente a perder algo do que a um ganho correspondente.

Agora considere uma situação semelhante que tenha implicações na saúde. Um paciente tem que decidir qual curso de tratamento tomar e foi informado que existe o potencial para um resultado fatal ou catastrófico, juntamente com o benefício potencial desse tratamento. Os pacientes geralmente se concentram mais fortemente no risco potencial versus o benefício potencial — um fenômeno conhecido como “viés da aversão a perdas”.

Para o médico, é importante entender essa predisposição para que possa preparar melhor os pacientes para determinados procedimentos, intervenções e comportamentos de saúde. Existe na verdade uma base evolutiva para o viés da aversão à perda. Estamos preparados para evitar perdas mais do que buscar ganhos, porque temos maior probabilidade de permanecer vivos e nos reproduzir se percebermos que as ameaças (perdas) são mais urgentes do que as recompensas. Portanto, os pacientes muitas vezes tomam decisões com base nos riscos ou resultados negativos percebidos, sem dar peso suficiente aos benefícios e/ou riscos potenciais de NÃO seguir um determinado curso de ação.

Considere este exemplo: um homem de 67 anos recusou a colonoscopia porque leu na internet que poderia causar perfuração intestinal. Quando indagado sobre por que ele não fará uma triagem para a colonoscopia, ele afirma que “ela destrói as entranhas das pessoas”. Seu viés em relação à aversão à perda faz com que ele acredite que os riscos do procedimento superam em muito os benefícios. Quanto mais alguém percebe uma perda potencial (para a vida, membro ou, neste caso, intestino), maior é a aversão à perda.

A aversão à perda e o “efeito de abordagem” geralmente trabalham juntos e podem ser ativados dependendo de como a informação é abordada. Nosso cérebro responde rapidamente à emoção, assim, a linguagem que transmite emoção atrairá a atenção das pessoas. E se as pessoas ouvem palavras que têm uma conotação negativa — “más notícias”, “câncer”, “morte”, “fatal”, “complicações” — elas prestam ainda mais atenção a essas palavras.

A sugestão não é que se evite dar aos pacientes todas as informações relevantes. O importante é que os médicos estejam cientes de que a forma como a informação é apresentada tem uma forte influência na percepção de risco. Quando os pacientes são informados sobre os riscos e benefícios potenciais de várias opções de tratamento, sua capacidade de refletir racionalmente pode ser afetada (muitas vezes inconscientemente) por vários fatores. Por exemplo, há o impacto da memória associativa — "minha avó morreu durante a cirurgia".

Se você acha que os médicos estão imunes a esses efeitos, considere este experimento feito na Harvard Medical School[1]. Os indivíduos participantes, incluindo médicos e residentes, foram apresentados com estatísticas de resultados de tratamento por cirurgia versus radioterapia para câncer de pulmão. A atratividade da cirurgia, em relação à radioterapia, foi substancialmente maior quando a questão era abordada em termos de probabilidade de vida e não em termos da probabilidade de morte. Palavras emocionais — "mortalidade" e "sobrevivência" — são suficientes para influenciar nossa tomada de decisão racional.

A abordagem típica que os médicos fazem ao apresentar as opções de tratamento é apresentar os riscos juntamente com os benefícios. Quando os pacientes ouvem os riscos potenciais de um procedimento ou tratamento, o grau em que sua aversão ao risco é proeminente fará com que os riscos tenham mais peso do que os benefícios. Isso pode levar a escolhas de tratamento menos eficazes. Como médico, sua consciência dessa tendência pode orientar como você apresenta informações aos pacientes, para que eles tenham maior probabilidade de acionar seus processos racionais de tomada de decisão.

Veja algumas estratégias a considerar ao ajudar os pacientes a decidir sobre um curso de ação para uma condição médica:

  • Para minimizar a aversão à perda, é útil fornecer os riscos do tratamento ou procedimento médico e também os riscos de não ter o tratamento (uma reformulação dos benefícios).
  • Esteja ciente de que a forma como você aborda a situação afetará a tomada de decisões — evite o uso excessivo de palavras negativas e emocionalmente carregadas.
  • Se um paciente parecer excessivamente relutante, pergunte sobre o que está alimentando sua hesitação. Pode haver alguns efeitos associativos (por exemplo, a pessoa teve uma experiência negativa ou tem um membro da família ou amigo que teve uma experiência negativa).
  • Determine se o seu paciente leu informações de outras fontes (por exemplo, a internet) e se isso pode estar influenciando a decisão.
  • Fique atento aos seus próprios preconceitos e hipóteses ao considerar as opções de tratamento. Tome o tempo necessário para fazer uma análise racional dos dados.
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Referências

[1] On the elicitation of preferences for alternative therapies, disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7070445.

 

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