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Otimização do atendimento médico utilizando uma biblioteca de textos

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Ao longo do atendimento médico são vários os textos que o profissional precisa criar, tanto para registro clínico dos dados de saúde do paciente quanto para emissão de documentos como receitas, atestados e solicitações de exames e procedimentos.

Para que esse processo de criação de textos não tome muito tempo durante a consulta, a melhor solução é a utilização de modelos prontos para cada tipo de texto do prontuário eletrônico, que exigirão o preenchimento de poucos dados, permitindo então o aproveitamento do tempo que tem com o paciente para dedicar-lhe total atenção.

No HiDoctor® você possui uma biblioteca para criar e salvar modelos para todos os tipos de texto que utilizar com frequência em sua rotina, inclusive inserindo macros que são substituídas automaticamente por dados do sistema e dados pessoais do paciente no momento de salvar o texto na ficha ou imprimi-lo.

Veja como aproveitar a biblioteca para otimizar seus atendimentos:

Criação de texto

O acesso à biblioteca do HiDoctor® é feito pelo ícone abaixo, exibido na barra de ferramentas do programa.

Biblioteca HiDoctor®

Na janela aberta, para criar um novo texto para ser salvo como modelo na biblioteca, informe um nome para identificação do texto e então selecione o tipo. Tanto é possível cadastrar textos para os tipos padrão do software (Anamnese, Atestado, Declaração, Pedido de exame, Pedido de procedimento e Receita), quanto é possível informar um novo tipo neste campo, bastando digitar a nomenclatura escolhida para este tipo. Isso permite que um endocrinologista, por exemplo, possa cadastrar alguns modelos de dieta na biblioteca, e criaria o tipo “Dieta” para fins de melhor organização dos textos.

Definidos o nome e tipo do texto a ser criado, no campo em branco você deve digitar o conteúdo do texto. Utilize as ferramentas básicas de edição para alterar fontes, tamanhos, estilos, etc. Quando terminar, basta clicar em “OK” e o texto será salvo.

Uso de macros

As macros automatizam as tarefas de inserção de dados pessoais e individuais de cada paciente. Ao inserir a macro [Dados pessoais:Nome], por exemplo, o campo será substituído pelo nome do paciente cujo texto está sendo impresso. A substituição ocorre automaticamente no momento da impressão, de modo que o médico não precisa digitar no texto salvo os dados de cada paciente a cada vez que imprime os documentos de uma consulta.

Para utilizar campos de macro, clique no botão “Inserir macro” e selecione a macro que deseja utilizar. São diversas opções, tanto referentes aos dados pessoais do paciente quanto a informações do sistema, como data, nome do médico e endereço do site médico.

Biblioteca HiDoctor® - criação de texto

Definição de textos padrão

Depois que você tiver criado seus modelos de texto na biblioteca para uso no dia a dia, nas configurações do HiDoctor® é possível definir estes textos como o modelo padrão. Assim, ao clicar para emitir uma receita no momento da consulta, por exemplo, já será aberto automaticamente o modelo que você criou e configurou como padrão.

Você pode escolher textos da biblioteca para serem usados como padrão em receitas, pedidos de procedimento, pedidos de exame, atestados, declarações, anamneses e consultas e retornos.

Para fazer essa configuração, acesse o menu Especial > Configuração > Padrões. Em Texto da biblioteca usado como padrão, clique no tipo de texto que deseja alterar, selecione o texto que criou e clique em “OK”.

Agora sempre que você abrir uma nova anamnese ou imprimir uma nova declaração ou receita, por exemplo, elas irão seguir o padrão definido por você nesta configuração.

Biblioteca HiDoctor® - textos padrão

Impressão de textos

No momento de imprimir documentos pelo software, caso tenha feito a configuração dos textos a serem usados como padrão para cada documento, ao selecionar a opção de impressão de receita, por exemplo, o texto padrão para receita é automaticamente exibido na tela e após inserir os medicamentos prescritos basta clicar em “Imprimir” para configurar a impressão ou em “Imprimir direto” para fazer a impressão do documento com as configurações padrão.

Se você não tiver configurado um texto padrão para algum dos tipos de texto do prontuário, no momento que a janela de impressão for aberta, basta clicar no botão “Biblioteca” para selecionar um texto salvo que deseje utilizar. Ele então será exibido na tela e poderá ser impresso.

Biblioteca HiDoctor® - impressão de textos

Gravar texto na biblioteca

Você também pode salvar textos na biblioteca a partir de outras fichas. Se estiver criando um pedido de exame, por exemplo, após terminar você pode clicar no botão “Gravar na biblioteca” e será exibida uma tela para indicar o nome e tipo do texto. Há ainda a opção de marcar um checkbox para que esse texto seja automaticamente configurado como o texto padrão para pedido de exame.

Essa opção está disponível na tela de criação de receita, pedido de procedimento, pedido de exame, atestado e declaração.

Biblioteca HiDoctor® - gravar textos

Gerenciamento dos textos

Os textos salvos na biblioteca podem ser editados e/ou apagados. Para editar um texto, acesse a biblioteca e busque pelo texto que deseja editar clicando na lupa ao lado do campo Nome. Você pode alterar o nome do texto, seu conteúdo e tipo. As modificações são salvas automaticamente. Após concluir as alterações desejadas, clique em “OK" para fechar a biblioteca e o texto modificado estará salvo.

Para remover um texto da biblioteca, selecione-o ao clicar na lupa do lado do campo Nome, clique no botão “Apagar” e confirme a remoção do texto.

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O uso de modelos prontos para os principais textos que são criados nas fichas dos pacientes a cada consulta é capaz de trazer grande otimização para o atendimento médico, eliminando o tempo gasto digitando informações repetidas a cada novo atendimento. Isso se traduz em maior foco e atenção no paciente durante a consulta.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com prontuário desenvolvido para tornar a sua rotina prática e ágil e com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

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