Gostou do artigo? Compartilhe!

Marketing de conteúdo é a estratégia certa para conquistar novos pacientes

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Os consumidores digitais de hoje têm inúmeras opções online para pesquisar por médicos antes de marcar uma consulta. Para nadar através do oceano de competição, o marketing de conteúdo pode ser usado como uma ferramenta eficaz. Não só ele fornece uma oportunidade para os serviços de saúde lidarem com a concorrência, ele pode ser levado a um outro nível para criar uma comunicação transparente com os pacientes atuais e em potencial.

Marketing de conteúdo é a estratégia certa para conquistar novos pacientes

Mas o que é marketing de conteúdo?

O Marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes. Este conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, videos instrutivos, white papers, ebooks, posts de blog, guias, artigos, perguntas e respostas, imagens, entre outros.

E por que seu consultório precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo? Veja a seguir algumas razões convincentes:

Aumenta o reconhecimento de seu consultório ou clínica, posicionando-o como líder

Mais pessoas estão usando mídias sociais para obter informações de saúde. O mundo digital promete melhorar o envolvimento dos pacientes e os capacita a tomar melhores decisões de saúde. Publicar regularmente conteúdo que eduque os pacientes estabelece credibilidade para o consultório na internet.

Ao longo do tempo, essa prática pode posicionar você e seu consultório como uma das fontes principais para informações importantes e confiáveis sobre saúde na web. Os pacientes podem se beneficiar de conteúdo científico e de fácil entendimento por meio de conexão com outras pessoas, realizando pesquisas, recebendo apoio, estabelecendo metas e acompanhando o progresso pessoal.

Passa uma sensação de segurança para os pacientes em potencial de que seu consultório ou clínica é a solução certa para as necessidades de saúde deles

De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center1, cerca de um em cada três adultos americanos pesquisaram online para descobrir mais sobre uma condição médica e 72% dos usuários da internet buscaram online por informações de saúde no ano passado.

Um estudo importante do Google Think afirma que cerca de 77% dos pacientes utilizaram a pesquisa antes de marcar uma consulta. Estes números crescentes demonstram claramente que os pacientes assumiram a responsabilidade pela sua saúde e pelas decisões que a afetam.

Se canalizada estrategicamente, uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo pode dar a seus pacientes novas perspectivas para engajamento e comunicação. Informações cientificamente precisas, valiosas e úteis, vindas de fontes confiáveis, são definitivamente valorizadas pelos consumidores digitais de saúde. Se eles confiam na informação que seu consultório está fornecendo, as chances são altas de que eles irão considerá-lo como uma prioridade antes de marcar uma consulta, sempre que seja necessário.

Melhora o posicionamento de seu site nos resultados de pesquisas orgânicas

O setor de saúde está se adaptando progressivamente à era do marketing digital, e há uma forte concorrência para o tráfego das buscas online. Uma estratégia de conteúdo eficaz aumenta o seu ranking nos sites de pesquisa e sua presença global na web, o que permite que você seja encontrado quando um potencial paciente realiza uma pesquisa online.

Quanto mais conteúdo centrado no paciente você fornecer sobre um tema o qual os leitores querem obter informações, maior é a probabilidade da página de seu site obter um posicionamento superior.

Certifique-se de manter a postagem de novos conteúdos com regularidade e certa frequência para que sua presença online seja atualizada a cada postagem que você faz. Os sites de busca amam conteúdos informativos e atualizados, e dão uma classificação amigável aos sites que são atualizados regularmente.

Constrói uma base de recomendação do seu consultório ou clínica

O marketing de conteúdo é uma forma de desenvolver o relacionamento com seus atuais pacientes e criar novos relacionamentos com aqueles que poderiam ser seus futuros pacientes. Para melhorar a exposição e a visibilidade do seu consultório, você precisa se envolver ativamente com seu público, respondendo às suas perguntas, compartilhando postagens informativas, publicando vídeos sobre vários problemas de saúde importantes e assim por diante.

Publique artigos, mensagens e dicas regularmente para educar seus pacientes e agende estas postagens para serem compartilhadas no Facebook, Twitter, LinkedIn ou enviadas por email. Você pode estar em contato com seus pacientes mesmo que eles não estejam visitando você pessoalmente no consultório. Conteúdos de alta qualidade são facilmente compartilhados e ajudam a construir lealdade de seus pacientes, além de uma reputação positiva. Estes podem ser os fatores determinantes para o crescimento de seu consultório. Uma base de pacientes comprometidos e satisfeitos é mais provável que se fidelizem ao consultório e, então, passem a recomendá-lo a conhecidos, familiares e mesmo online através de compartilhamentos e avaliações.

Lembre-se sempre, seus pacientes são os consumidores de saúde de uma nova era que gira em torno da tecnologia - eles são os clientes que têm um monte de opções. É crucial abraçar a mudança que os meios digitais têm trazido para nutrir e alcançar pacientes em potencial. O marketing de conteúdo pode ser a maneira mais eficaz e econômica para médicos e hospitais comercializarem seus serviços para os consumidores de saúde. Portanto, se esforce ao máximo e crie o melhor conteúdo possível para se tornar o "médico de escolha" entre as pessoas em sua comunidade.

 

Referências

1. Pew Research Center, 2015. Health Online 2013. Disponível em http://www.pewinternet.org/files/old-media/Files/Reports/PIP_HealthOnline.pdf - Acesso em: 25 nov. 2016.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!