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Quais os benefícios do uso de redes sociais para meu consultório médico?

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Grande parte da população está recorrendo cada vez mais às redes sociais (ou mídias sociais) para informações relativas à saúde. Se utilizadas corretamente, as redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa para seu consultório. A facilidade de se conectar com outras pessoas através destas plataformas tem expandido a discussão sobre saúde, que agora vai muito além do consultório médico. Pacientes que compartilham um problema de saúde em comum podem conversar diretamente, compartilhando suas experiências, educando uns com os outros e recomendando médicos e tratamentos que tenham funcionado para eles.

Neste contexto, mídias sociais podem ser utilizadas como uma plataforma ideal para aumentar a visibilidade de seu consultório, conectar-se diretamente com pacientes em potencial e influenciar a opinião deles a respeito do seu consultório médico. Médicos empreendedores têm entendido as possibilidades de marketing através das mídias sociais e as têm utilizado para seu benefício. Isto tudo gira em torno de construir uma marca para seu consultório através de marketing nas redes sociais.

É importante lembrar que o CFM possui algumas regras referentes à publicidade médica. Pesquise e esteja por dentro do que pode ou não ser feito para que possa construir sua imagem online de forma correta.

Quais os benefícios do uso de redes sociais para meu consultório médico?

Veja 5 benefícios das redes sociais que médicos deveriam entender:

1. Experiências mais ricas de clientes

Toda interação de pacientes que você obter em diversas plataformas, como sites de reviews, blogs, Facebook, Twitter e Linkedin é uma excelente oportunidade para deixar o mundo saber sobre os serviços que você oferece em seu consultório. Através destas interações, você pode conhecer melhor a mentalidade dos pacientes. Também pode utilizar estas plataformas para responder a quaisquer reclamações que seus pacientes tenham sobre seu atendimento, se desculpar por qualquer inconveniência causada e ainda garantir a eles que nada menos que o melhor atendimento em saúde possível lhes será prestado.

Toda postagem que você faz em mídias sociais tem a chance de converter pacientes em potencial. Se você tem uma quantidade razoável de seguidores nas redes sociais, você pode colher benefícios triplamente ao se conectar simultaneamente com novos pacientes, pacientes antigos e ainda outros visitantes que podem se tornar futuros pacientes.

2. Maior alcance na divulgação de sua marca

Especialistas dizem que o uso de mídias sociais é o fator mais importante para gerenciamento de uma marca hoje em dia, não apenas para divulgar a marca, como também para construir a credibilidade da mesma. Uma forte presença na internet aumenta a confiabilidade de um médico, bem como aumenta o tráfego de seu site e melhora seu posicionamento em mecanismos de busca, gerando maior exposição para seu consultório.

3. Melhoria do atendimento prestado

De acordo com um relatório da PricewaterhouseCoopers (PwC)1, "A forma como um médico ou hospital responde a comentários negativos e reclamações pode ter peso igual ou superior a um engajamento positivo dos consumidores." Estes problemas, quando ganham atenção nas redes sociais, podem ser respondidos e resolvidos imediatamente, pois há um canal aberto para diálogo. Quando usuários de redes sociais percebem que seus problemas são tratados imediatamente e soluções estão sendo buscadas, eles sentem que o atendimento ao consumidor é levado a sério.

Por outro lado, isto também dá ao médico a chance de estar ciente sobre o que é dito a respeito de seu consultório. Esta pode ser uma grande oportunidade, em alguns casos, onde o médico pode lidar com um paciente com raiva ou chateado logo no primeiro momento em que ele ou ela posta alguma coisa, antes que a situação se agrave.

4. Descoberta de novas tendências

Mudança é uma lei da natureza. Até mesmo seus pacientes continuam evoluindo com o tempo. Então como você pode saber o que os pacientes realmente esperam de uma consulta? Por exemplo, devido à obesidade, alguém com diabetes pode estar procurando uma dieta e um estilo de vida saudáveis para curar a doença naturalmente. Neste caso, as mídias sociais vêm ao resgate! Você pode iniciar uma discussão entre grupos de pacientes em plataformas como o Facebook e o Twitter. Estas discussões revelam a mentalidade dos pacientes e o entendimento do que os pacientes procuram pode converter-se em um melhor atendimento prestado em seu consultório.

5. O melhor custo-benefício para se conectar com os pacientes

De acordo com o blog Hubspot2, 84% dos marqueteiros descobriram que tão pouco quanto 6 horas semanais de esforço dedicado às redes sociais é suficiente para gerar aumento no tráfego. Visar um grande público através das redes sociais, com este investimento de tempo, que é cerca de uma hora por dia, não é um mau negócio. Além disso, o único custo real é o tempo envolvido. Após seu horário de atendimento, se você puder separar uma hora por dia para se engajar nas redes sociais, isto lhe trará um bom retorno de seu tempo investido. Porém, se você não tem como dedicar este tempo, pode considerar delegar esta tarefa a um membro da equipe.

A relação médico-paciente é o ponto central dos sistemas de saúde ocidentais. Como os pacientes estão evoluindo com o uso das mídias sociais, é indispensável que os médicos evoluam junto com eles, ou então ficarão para trás na competição. As redes sociais são novos canais para representar seu consultório como uma marca no mercado digital. Já é hora dos médicos reconhecerem os benefícios práticos de usar as mídias sociais para influenciar a percepção dos pacientes.

 

Referências

1. PricewaterhouseCoopers (PwC), 2012. Social media “likes” healthcare - From marketing to social business. Disponível em http://download.pwc.com/ie/pubs/2012_social_media_likes_healthcare.pdf - Acesso em: 03 nov. 2016.

2. HUBSPOT, 2014. 16 Stats That Prove Social Media Isn't Just a Fad [New Data]. Disponível em http://blog.hubspot.com/marketing/social-media-roi-stats - Acesso em: 03 nov. 2016.

Fonte: Physicians Practice

 

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