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Como visibilidade na internet pode garantir o sucesso de consultórios médicos

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O setor de saúde está testemunhando um período de grandes mudanças. O consumidor está no centro de todos os serviços de saúde e experiências digitais têm um impacto significante no processo de tomada de decisão destas pessoas.

Em um mercado competitivo, a qualidade do atendimento tanto quanto o valor do serviço são fatores de diferenciação, mas se manter atualizado nas novas tecnologias, atendendo às expectativas dos pacientes, se tornou um requisito para se destacar no meio médico. Neste sentido, estar presente na internet, sendo facilmente encontrado por possíveis pacientes, tem um grande valor.

Visibilidade na internet conta mais que nunca para consultórios médicos

As estatísticas abaixo demonstram o grande destaque que o uso da internet, principalmente a partir de tecnologias móveis, tem ganhado no setor de saúde:

Antes de marcar uma consulta

  • 77% dos pacientes usaram busca online
  • 83% usaram sites de hospitais
  • 54% usaram sites de convênios
  • 50% usaram sites de informação sobre saúde
  • 26% usaram avaliações realizadas por outros pacientes

(Fonte: Google Think)

Uso de smartphones em diferentes momentos

  • 61% das pessoas usam quando em casa
  • 27% das pessoas usam no trabalho
  • 23% das pessoas usam quando visitando a casa de familiares ou amigos
  • 20% das pessoas usam quando estão viajando fora da cidade
  • 16% das pessoas usam quando em um consultório médico

(Fonte: Google Think)

No início de 2015 o Google anunciou que começaria a usar sites compatíveis com dispositivos móveis como um fator de rankeamento dos resultados de busca. Isso significa que se o seu site não é compatível com dispositivos móveis, em breve verá uma diminuição nos rankings de mecanismos de busca e você pode perder potenciais pacientes que realizam uma pesquisa online antes de visitar um médico. Também conhecido como "mobilegeddon" ou "mobilepocalyse", o objetivo principal por trás da introdução desta mudança é melhorar a experiência do usuário.

Além disso, os usuários de saúde agora esperam conteúdo personalizado para satisfazer sua sede de conhecimento. Enquanto as mídias sociais permitem que você acompanhe seu público online, investir também em canais destinados a dispositivos móveis oferece outros recursos ainda mais abrangentes, como notificações push, envio de SMS, geo-localização, etc, trazendo a vantagem da facilidade de uso em qualquer lugar que a pessoa esteja. Com a constante evolução dos smartphones, a tendência é que estas mudanças no modo de consumo sejam impulsionadas cada vez mais.

Mas o que isso tudo significa para o seu consultório?

Uma palavra importante é 'abrangência'. Com tantos meios e possibilidades, para atingir o máximo de pessoas, é necessário que sua imagem esteja presente em diversos canais.

É importante ter seu site na internet, mas também é essencial que ele seja otimizado para dispositivos móveis, de modo a não perder a grande parcela de pacientes que fazem buscas por tablets e smartphones. Adotar um sistema que envie SMS também é importante para atingir este público.

Oferecer facilidades como mapa para o consultório, que o paciente pode facilmente tomar as direções a partir do ponto onde esteja é um grande facilitador.

Aplicativos de saúde também merecem atenção. Seja aplicativos de terceiros onde você possa ter um perfil e ser encontrado por usuários, ou um aplicativo próprio do consultório que seja desenvolvido, esta é uma área que vem crescendo muito e oferece um bom canal de comunicação com o paciente.

Claro, não se pode deixar de fora as redes sociais, onde grande parte das pessoas estão conectadas diariamente. Ter uma página no Facebook, por exemplo, além de alcançar muitos pacientes em potencial, cria uma relação mais próxima com os seguidores através das interações na página, sendo de grande ajuda para contruir a confiança destes pacientes em você.

Em qualquer destas alternativas, o ponto-chave para o sucesso é o conteúdo. Não basta estar presente em todos estes meios e não oferecer nada que vá chamar atenção para você. Vivemos um momento de grande destaque para produção de conteúdos de qualidade, nos mais diversos setores, e a busca por informações e autoaprendizado tem aumento constante. Publique informações importantes sobre saúde em sua rede social, tenha um blog com as últimas notícias e recomendações, ofereça informações em seu site sobre sua especialidade e as condições que trata. Quanto mais conteúdo, mais pessoas chegarão até você, e quanto mais atenção e dedicação você demonstra aos pacientes, maior é a confiabilidade e fidelização.

Portanto, se seu consultório ainda não está planejando estratégias de marketing voltadas para os diversos canais online, e principalmente tendo em mente os usuários de dispositivos móveis, isso afetará sua visibilidade online, suas avaliações e sua classificação nas buscas. Não somente você deixará de alcançar novos pacientes, mas pode ainda perder pacientes antigos que encontrarão médicos oferecendo maiores facilidades e assim ganhando destaque online.

Profissionais de saúde que abraçarem esta mudança em suas operações e estratégias de marketing definitivamente terão uma vantagem sobre os outros no mercado e estarão melhor posicionados para atender às necessidades dos atuais consumidores "digitalmente capacitados".

 

Referência: Physicians Practice

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