4 passos para dar melhores feedbacks para sua equipe do consultório
Você quer algumas estratégias simples para encorajar outras pessoas a aprender — tanto com os sucessos quanto com os erros? Você gostaria de ajudar as pessoas a chegarem às suas próprias soluções? Você evita dar "feedback construtivo" porque raramente consegue fazer do jeito certo?
Dar feedback à sua equipe é essencial para o sucesso do consultório, buscando sempre corrigir falhas e melhorar os processos. Mas um feedback transmitido da maneira errada pode atrapalhar mais do que ajudar.
Algumas habilidades de comunicação fáceis de aprender podem contribuir para que, ao se comunicar com sua equipe, você os ajude a desenvolver seus pontos fortes e descobrir maneiras de melhorar. Veja algumas estratégias para empregar:
Use as palavras certas
Se você quer ajudar os outros a entrar em um modo de aprendizado (o que é chamado de mentalidade de crescimento), a linguagem que você usa realmente importa. Evite palavras como "sempre", "nunca", "apenas", "não pode" e, em vez disso, use palavras como "aprender", "crescer", "desenvolver", "experimentar" e "progredir".
O primeiro conjunto de palavras desencadeia o cérebro em uma mentalidade fixa — uma crença que não se pode mudar. Se as pessoas acreditam que são realmente boas em algumas coisas e que não são boas em outras, elas não estão preparadas para aprender. Em contraste, quando as pessoas acreditam que há espaço para aprender e crescer, então seus cérebros estão em uma mentalidade de crescimento.
Tire proveito dos erros
Pode parecer paradoxal, mas muitas vezes o único caminho para a aprendizagem é através de tentativa e erro. Evite pensar em erros ou contratempos como fracassos — em vez disso, pense neles como oportunidades de aprendizado. Nós todos testemunhamos bebês aprendendo a andar. O que eles fazem? Eles andam, então caem, então andam, então caem… E os pais deles os animam, porque sabemos que é assim que eles aprendem e se desenvolvem.
Então, da próxima vez que alguém cometer um erro (incluindo você), pergunte à pessoa (ou a você mesmo), o que pode ser aprendido com essa experiência? Adote essa postura em constraste a ficar excessivamente crítico, colocando culpa ou com raiva — todas essas sendo coisas que pouco contribuem para promover um ambiente de aprendizado.
Sempre inicie uma conversa difícil declarando sua intenção
Antes de dar qualquer feedback, seja claro sobre sua intenção e comunique-a à pessoa. Se a sua intenção não for positiva, pode ser mais apropriado não dar feedback, porque as intenções negativas são facilmente detectadas.
Sempre dê feedback que ajude os outros a melhorar
Pratique o uso do modelo de comunicação SBI-I (situação, comportamento, impacto e questionamento — da sigla em inglês "situation, behavior, impact and inquiry") e você descobrirá que fornecer contribuições construtivas é muito mais fácil do que você imaginava.
Veja um exemplo de como transformar uma dessas conversas difíceis em uma conversa de aprendizado. Vamos usar um exemplo: a enfermeira deu a um paciente informações incorretas sobre sua situação de saúde.
a.Transmitir sua intenção: "Monica, gostaria de falar sobre uma interação recente que você teve com um paciente para que você possa oferecer o melhor atendimento possível." (Sua intenção positiva).
b. SBI-I — Nomeie a situação, descreva o comportamento, identifique o impacto e pergunte sobre os próximos passos / lições aprendidas: "Quando você estava dando instruções ao Sr. Carlos sobre como usar a medicação (situação), você disse a ele incorretamente que não iria causar sonolência (comportamento), o que poderia levá-lo a tomar o medicamento antes de dirigir, com possibilidade de causar um acidente (impacto). Eu gostaria de saber quais ideias você tem sobre como poderá garantir que forneça instruções precisas aos pacientes?" (O questionamento permite que a pessoa chegue à sua própria solução).
Apenas dê conselhos se a pessoa não conseguir chegar à solução ou à lição a ser aprendida.
Praticar o modelo de comunicação SBI-I permitirá que você adquira habilidade e confiança no gerenciamento de situações difíceis com sua equipe (e com qualquer outra pessoa em sua vida com as quais essas conversas possam surgir). Evite culpar, avaliar ou julgar e use perguntas abertas para ajudar a pessoa a chegar a uma solução ou a uma lição.
Você pode usar o SBI-I para fornecer feedback positivo também — quando você dá a alguém um reconhecimento específico e genuíno do que ele fez bem, torna-se um sinal para o cérebro fazer mais desse comportamento. Fique atento às coisas boas e corretas que as pessoas fazem e tente dar pelo menos cinco pontos positivos para cada negativo. Isso ajudará a garantir que, quando você fornecer um feedback construtivo, a pessoa esteja mais aberta a ouvi-lo (ele não irá parecer mais uma crítica porque você deu muito reconhecimento positivo antes).
É assim que você cria um ambiente de aprendizado onde os funcionários prosperam e seu consultório melhora.