Sua equipe é essencial para o sucesso do consultório
A experiência de uma consulta médica vai muito além da consulta em si, envolvendo desde o momento de escolher o médico e agendar a consulta, até o acompanhamento feito após o atendimento, que poderá resultar na fidelização, ou não, do paciente.
Desta forma, não depende apenas do médico o sucesso do consultório, mas de todos os envolvidos em cada etapa do processo da consulta médica.
Já discutimos em outro artigo que a maior causa de avaliações ruins recebidas por pacientes é o mau serviço de atendimento previamente à consulta. Um dos maiores erros que um consultório pode cometer, portanto, é não reconhecer o valor e importância da equipe envolvida no atendimento ao paciente.
Sua equipe de atendimento, principalmente a secretária, é quem está nas trincheiras diariamente, tendo uma perspectiva mais completa sobre o que funciona e o que não funciona no fluxo de trabalho. Uma mente aberta a novidades e sugestões é indispensável para que o consultório esteja sempre inovando e melhorando o atendimento aos pacientes. Não apenas ouça sua equipe, mas instigue-os a participarem sempre mais e compartilharem suas ideias e opiniões para que os processos sejam otimizados.
Tente aproveitar ao máximo as capacidades individuais de cada um, indagando sobre gostos e competências e avaliando onde podem ser aplicadas. É comum nos prendermos a uma mesma maneira de fazer as coisas, treinando os funcionários desta forma, mas eles podem ter potenciais diferentes, que se explorados trarão benefícios para o consultório.
Essa é ainda uma forma de manter sua equipe motivada, o que é essencial para evitar a troca constante de funcionários. O processo de contratação e treinamento de pessoas é custoso para o consultório tanto financeiramente quanto para qualidade do atendimento. Encontre uma boa equipe, treine-a e então faça de tudo para mantê-la.
Resumindo, estes são basicamente os principais pontos a serem observados para valorizar sua equipe e torná-la a melhor possível:
- Faça uma boa seleção e contrate a pessoa certa
- Estimule a participação da equipe com críticas e sugestões para melhorar os processos
- Desenvolva uma cultura de aprendizado, incentivando que sua equipe esteja sempre aprendendo coisas novas e aplicando as habilidades e potencial de cada um
- Acompanhe sua equipe, promovendo reuniões regulares para discussão dos processos, ideias e compartilhamento de novos conhecimentos
Valorizar sua equipe é prezar pela qualidade do atendimento aos seus pacientes, e consequentemente pelo sucesso de seu consultório.