Gostou do artigo? Compartilhe!

Seis habilidades sociais para médicos que não são ensinadas na faculdade de medicina

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Fortes habilidades sociais são cruciais para o sucesso pessoal e profissional. Pacientes, colegas e a comunidade médica se beneficiam da capacidade de um médico de interagir e se comunicar com confiança.

Além disso, dominar essas habilidades melhora os relacionamentos, levando a uma maior satisfação na carreira e segurança no emprego.

A socialização não vem naturalmente para todos, no entanto. Muitas pessoas, incluindo médicos altamente qualificados, podem ficar paralisadas por sentimentos de desconforto em situações cotidianas de networking.

Embora o networking e o trabalho em equipe sejam comumente chamados de “soft skills”, essas habilidades interpessoais podem ser algumas das mais difíceis de dominar.

Confira a seguir seis maneiras de aprimorar sua presença, tanto online quanto offline.

Crie um portfólio digital de alto nível

As pessoas formam uma impressão sobre você e sua clínica no instante em que chegam ao seu site, visitam a página do seu consultório no Facebook ou conferem seu feed do Twitter ou do Instagram.

Assuma o controle de sua imagem postando uma foto profissional ou uma fotografia agradável de seu consultório ou área de recepção.

Se você tem um slogan ou um texto curto que descreva sua missão e valores, use-o de forma consistente em todas as plataformas de mídia social.

Converse com facilidade em eventos de networking

Você não está sozinho se ficar apreensivo em abordar as pessoas e iniciar conversas em eventos de networking.

A preparação é a chave para a confiança. Informe-se com antecedência sobre o propósito da ocasião e quem mais estará presente. Se houver um palestrante ou convidado de honra, reserve alguns minutos para aprender sobre quem eles são, em que se especializam e de onde são.

Seja um companheiro de equipe confiável

A tecnologia está substituindo rapidamente muitas de nossas tarefas do dia a dia, mesmo na medicina. No entanto, ser um comunicador eficaz e um companheiro de equipe solidário e entusiasmado é essencial no mundo atual, impulsionado pela tecnologia.

Como líder de sua clínica, é imperativo que você participe avidamente e conviva com colegas em todos os níveis da organização.

Injete um pouco de humor

Medicina é coisa séria. Ainda assim, um pouco de leveza pode ajudar bastante a melhorar os relacionamentos, reduzindo o estresse e substituindo a pressão pelo prazer.

Escolha ter uma atitude positiva apesar do trauma físico e emocional que muitas vezes acompanha a profissão médica.

Você não precisa se tornar um comediante, mas fazer uma piada (ou até mesmo dar um sorriso) pode quebrar a tensão crescente. Apenas certifique-se de ter escolhido um tópico adequado e o momento apropriado.

Saiba quando parar de falar

A superioridade verbal fica tediosa, especialmente quando é entre colegas. A área de saúde pode ser conhecida por conversas competitivas, em vez de colaborativas.

Embora comparar histórias muitas vezes resulte em aprendizado, se você sempre se sentir tentado a superar os outros, faça uma pausa em falar e concentre-se em ouvir. As pessoas ficarão mais interessadas em você quando você demonstrar interesse sincero por elas.

Gere conexões antes das conferências médicas

A socialização não se limita mais a conversas cara a cara. Hoje em dia, é certo que os participantes de uma conferência começarão a interagir uns com os outros via mídia social antes do evento.

Os planejadores de eventos estão atendendo aos pedidos de seus clientes para se conectar, incluindo hubs de mídia social como parte dos sites das conferências. (Um hub de mídia social é uma ferramenta digital que exibe conteúdo de várias plataformas de mídia social em um local.)

Entrar em contato com outras pessoas antes de uma conferência médica ou reunião profissional aliviará o estresse de se relacionar com as pessoas assim que você chegar.


Expandir suas conexões profissionais e construir bons relacionamentos com seus colegas de trabalho pode levá-lo mais longe em sua carreira. Invista no desenvolvimento de suas habilidades sociais e irá colher bons frutos ao longo de sua trajetória na medicina.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!