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Como gerenciar com eficácia a equipe de seu consultório médico

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Como um médico pode melhorar a produtividade e a confiabilidade, mitigar riscos legais e financeiros, melhorar a satisfação do paciente e a qualidade do atendimento e chegar em casa em uma hora decente?

Uma parte essencial da resposta é a gestão eficaz da equipe, o que é um grande desafio em qualquer negócio.

É ainda mais desafiador para os médicos porque:

  • Um médico geralmente está dentro da sala de consultas, com a porta fechada, portanto, ele tem oportunidades limitadas de observar as operações do consultório.
  • Há uma grande lacuna entre médicos e funcionários no que diz respeito à educação, treinamento, perspectiva e função no trabalho.
  • Os médicos preferem concentrar toda a sua atenção no atendimento ao paciente.

Neste texto você confere três elementos para um gerenciamento eficaz da equipe, que podem levar ao aumento da produtividade e da lucratividade e a pacientes mais felizes em seu consultório.

Cada um requer tempo e energia. Alguns requerem despesas financeiras. Porém, se bem realizados, eles geram altos retornos – como qualquer bom investimento.

Treinamento

Forneça aos funcionários referências que os ajudem a se manter no caminho certo. Um manual de operações, listas de verificação e formulários ajudam a padronizar as atividades de rotina.

Observe e comente sobre comportamentos e resultados. A maioria dos funcionários deseja fazer um bom trabalho. Mesmo com um bom treinamento, pode levar muito tempo para a equipe internalizar o que isso significa em um determinado consultório.

Elogie o bom e o inventivo. Forneça instruções e contexto quando situações incomuns surgirem. Quando ocorrem erros, ofereça uma forma de correção visando evitar erros subsequentes.

Um benefício auxiliar da observação e dos comentários regulares é que isso torna claro para a equipe que alguém está ciente do que está sendo feito.

Supervisão direta e liderança

Em reuniões e palestras, tanto os membros da audiência quanto os planejadores apreciam saber que seu tempo é respeitado, e o apresentador ou palestrante pode demonstrar esse respeito começando o discurso na hora certa e terminando alguns minutos mais cedo.

Em seu consultório, ao fazer reuniões e também ao dar feedback para a equipe no dia-a-dia, mantenha esse mesmo princípio em mente. Busque ser direto na comunicação, elimine todos os detalhes desnecessários para resumir aquilo que deseja falar. E não tente espremer tudo em um único discurso, o que pode fazer com que algumas questões abordadas acabem sendo esquecidas.

Busque fazer reuniões curtas pontuais, sobre temas específicos, e sempre com o objetivo de comunicar de forma direta e clara qual o problema abordado e a estratégia a ser adotada para solucioná-lo.

Com boa comunicação e mostrando o caminho para o objetivo maior do consultório, é possível liderar a equipe para que todos caminhem juntos em direção a essa meta comum.

Gestão auxiliada pela tecnologia

A gestão auxiliada pela tecnologia é uma forma de otimizar o tempo e a eficiência. Um software médico que integre ferramentas para a parte clínica e para a parte administrativa irá beneficiar o trabalho de todos no consultório.

Entregar as ferramentas certas para sua equipe é com certeza uma das melhores formas de garantir uma gestão prática e descomplicada, que trará resultados positivos. Os processos repetitivos podem ser automatizados, e a equipe poderá dedicar seu tempo e atenção diretamente aos pacientes, para oferecer o melhor atendimento.

Além disso, com um software integrado o médico consulta com facilidade no sistema o trabalho sendo realizado pela equipe no que se refere à gestão da agenda, lançamento de dados financeiros, entre outros.


Uma gestão eficaz é possível

A verdade é que uma gestão eficaz é sempre um trabalho em andamento. Sempre haverá pontos que podem melhorar e espaço para evoluir.

O foco e o desenvolvimento em torno desses três elementos – treinamento, liderança e tecnologia – facilita muito que você alcance uma gestão eficaz da equipe do consultório, resultando em fluxos de trabalho eficientes, funcionários satisfeitos e pacientes bem atendidos.

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