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O equilíbrio certo: tecnologias e os cuidados dos pacientes

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A base da medicina está na busca constante por melhorar os resultados dos pacientes, oferecendo os cuidados necessários para a promoção da saúde e do bem-estar. Porém, a área médica é tradicionalmente conhecida como um ambiente de alta pressão, onde muitas vezes parece que nunca há tempo suficiente para cada paciente.

Se há uma coisa que não se pode fabricar, é o tempo, mas tempo é o que os pacientes muitas vezes mais precisam.

As tecnologias na saúde surgem nessa busca por otimizar o tempo dos médicos e facilitar suas rotinas, com a promessa de que assim tenham mais tempo para dedicar aos pacientes. Com seu rápido e constante avanço, elas têm ajudado os médicos a encontrarem o equilíbrio certo no atendimento médico para oferecer os melhores cuidados.

Tecnologia como máquina do tempo

Embora não possamos fazer mais tempo, a integração da tecnologia na maioria das facetas da saúde criou eficiências tão vastas e impactantes em algumas áreas que é quase tão incrível quanto uma máquina geradora de tempo poderia ser.

Do lado operacional, o software médico integrado, englobando o prontuário eletrônico do paciente e as ferramentas de gestão, permitiu que até mesmo os menores consultórios médicos se tornassem mais eficientes em todos os seus processos, economizando dinheiro e horas de trabalho, enquanto libera os médicos para passar mais tempo com seus pacientes e dedicar-lhes mais atenção.

Como a tecnologia contribui para um melhor atendimento ao paciente

Os sistemas de saúde, os consultórios individuais e os pacientes podem, em última análise, se beneficiar das eficiências criadas por meio de inovações tecnológicas. Quando implementadas corretamente, as tecnologias colocam o paciente em primeiro lugar, apoiando de forma mais eficiente os esforços do médico para fornecer cuidados eficazes, melhorando, em última análise, os resultados do paciente. Como?

Fluxos de trabalho eficientes

Na rotina da prática médica, o software médico é a tecnologia capaz de centralizar todas as ferramentas de que o médico precisa tanto para a parte clínica quanto para a parte administrativa. Um software completo, em que todas as ferramentas funcionam integradas, permite centralizar em um só lugar todos os processos de rotina e, assim, toda a gestão do consultório.

O software médico integrado permite agilidade no acesso aos dados, eficiência no registro de novas informações, além de organização e padronização de todos os dados, o que se reflete em uma experiência fluida e simples na utilização da tecnologia.

Os fluxos de trabalho eficientes têm impacto direto no atendimento do paciente, desde o primeiro contato dele com a recepção, com um processo de agendamento otimizado, até durante a consulta, recebendo total atenção do médico, que consegue registrar as informações de saúde no prontuário com agilidade e praticidade.

Atendimento personalizado e humanizado

Durante a consulta, a contribuição da tecnologia para os melhores cuidados vai além da agilidade nos registros médicos. Ela também oferece benefícios para um atendimento personalizado e humanizado.

A tecnologia facilita o compartilhamento de dados entre médico e paciente, de modo que todos os resultados de exames relevantes, bem como outros dados de saúde, como alguns coletados por smartwatches, por exemplo, podem ser compartilhados com o médico, que por sua vez os envia e anexa com facilidade no prontuário do software médico, criando um histórico de saúde completo que permite conhecer a fundo o paciente, o que faz toda a diferença para alcançar melhores resultados de saúde.

E para conhecer de verdade o paciente, novamente o médico precisa contar com o tempo. Ter mais tempo disponível para ouvir o paciente e fazer perguntas importantes é a garantia de um atendimento mais humanizado, com a criação de uma relação de confiança entre os dois. Os formulários personalizados integrados ao prontuário eletrônico do paciente são outra ferramenta fundamental, que ajuda neste quesito. O médico pode criar formulários específicos que permitam coletar os mais diversos dados sobre o paciente de modo prático e organizado. Ele pode, por exemplo, ter um formulário específico para coleta de alguns fatores Determinantes Sociais da Saúde, cuja importância abordamos neste outro artigo.

Melhor comunicação e engajamento do paciente

Por fim, os melhores cuidados do paciente só podem ser alcançados quando o próprio paciente está engajado com sua própria saúde. A tecnologia oferece várias possibilidades para otimizar o engajamento, o acompanhamento e a continuidade dos cuidados.

Ferramentas simples de agendamento online e envio de lembretes aos pacientes por e-mail e mensagens de texto, por exemplo, aumentam as taxas de marcação de consultas e retornos, enquanto diminuem as taxas de falta aos compromissos agendados. Quanto mais fácil e conveniente é para o paciente marcar uma consulta, maiores são as chances de que ele prossiga com o acompanhamento necessário.

Mais recentemente, outra ferramenta que veio para revolucionar o engajamento do paciente foi a telemedicina. As teleconsultas são o máximo de conveniência que um paciente pode ter, recebendo até mesmo suas prescrições digitalmente direto no celular. A possibilidade de realizar consultas remotas melhora muito a continuidade dos cuidados, com os pacientes honrando mais os compromissos de retorno, e com isso obtendo melhores orientações e resultados.


A tecnologia tem o potencial de otimizar o tempo dos médicos e equipá-los com as ferramentas certas para alcançar o equilíbrio ideal entre um consultório organizado e de sucesso e os melhores cuidados dos pacientes.

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