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Como o software médico ajuda a construir um consultório centrado no paciente

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Com o aumento da digitalização de literalmente todos os aspectos do campo médico, os prontuários eletrônicos do paciente e os softwares médicos receberam atenção significativa nos últimos tempos.

Em devida consideração, o aumento da adoção do uso de software médico coincidiu de forma preeminente com o aumento da ênfase na satisfação do paciente. O atendimento focado no paciente tornou-se o componente mais vital da saúde de qualidade hoje e os softwares médicos foram uma inovação revolucionária no campo médico.

A implementação dessa tecnologia equipou os médicos com a capacidade de fornecer uma maior qualidade de atendimento ao paciente, bem como de alcançar maior eficiência organizacional que, coletivamente, levam ao aumento da satisfação do paciente.

O software médico está desempenhando um papel cada vez mais benéfico em termos de ajudar os médicos a fazer conexões significativas com seus pacientes. Oferecer um atendimento centrado no paciente é talvez o mérito mais amplamente citado dessa tecnologia. No entanto, os médicos enfrentam uma série de desafios em termos de implementação e otimização do software médico.

Por exemplo, softwares médicos podem exigir um tempo de adaptação para aqueles profissionais que não estão acostumados ao uso da tecnologia na prática médica. Embora os médicos estejam mais bem equipados em termos de dados precisos e atualizados do paciente usando o software médico, eles se sentem desconectados de seus pacientes. Até que se crie o costume do uso, começar a digitar no computador pode fazer o médico sentir certo desengajamento do paciente, principalmente porque inicialmente, até que o médico conheça bem o sistema, pode demorar mais tempo para encontrar as funcionalidades que deseja e realizar as anotações.

No entanto, apesar do fato de que encontrar um equilíbrio entre consultas bem-sucedidas e registros completos pode ser difícil, não é algo impossível. Com um software intuitivo e ágil, com interface simples, o médico rapidamente irá se adaptar ao uso e assim obter do software os benefícios esperados, no fim conseguindo maior agilidade nas anotações do que era possível com o registro à mão e consequentemente tendo mais tempo para focar no paciente.

Assim, todo o processo de atendimento se torna mais conveniente e bem-sucedido. O software médico permite, então, que os médicos estabeleçam conexões eficazes com os pacientes, ao mesmo tempo em que facilita o registro de dados.

Equilibrando o uso do software médico e a atenção aos pacientes

Com o aumento da sofisticação da tecnologia, os médicos estão hoje mais preparados para controlar a dinâmica dos cuidados de saúde. Ao invés de se deixarem ficar cada vez mais absorvidos em seus dispositivos eletrônicos, eles devem buscar estabelecer contato visual direto com os pacientes, o que cria um ambiente convidativo para os pacientes e os engaja, deixando-os mais tranquilos.

De acordo com um estudo realizado em 2015 no International Journal of Medical Informatics, os movimentos dos olhos de médicos e pacientes foram rastreados e estudados para controlar o olhar do paciente, e o contato visual foi seguido por dicas do médico.

Portanto, os médicos devem necessariamente se adaptar e aprender maneiras eficazes de gerenciar seu software médico durante as consultas com os pacientes. Por exemplo, eles podem querer evitar digitar durante os exames do paciente e, em vez disso, preferir fazer apenas anotações importantes rapidamente, enquanto se concentram principalmente no paciente.

Por exemplo: pode-se fazer a história médica de um novo paciente anotando no prontuário apenas palavras-chave curtas, mantendo um bom contato visual a maior parte do tempo e sendo capaz de apreciar a linguagem corporal do paciente. Em outro momento, seja na hora de focar mais no software médico para emitir prescrições, pedidos de exame, etc., ou até mesmo após a finalização da consulta, o médico pode se concentrar especificamente no computador por alguns minutos e completar a parte narrativa das anotações, detalhando-as conforme necessário.

Outra dica importante, principalmente para pacientes que já se consultaram antes, é estudar previamente o histórico médico do paciente e os dados relevantes antes de iniciar a consulta, para estar preparado com o conhecimento básico para uma conversa eficaz com o paciente. Dessa forma, evita-se depender do computador ao examinar o paciente, conferindo histórico, etc.

Idealmente, seu software médico se tornaria invisível, mas como isso é impossível para que o devido registro de dados seja feito, o que poderia ser definido como o modo ideal de uso do computador durante a consulta é torná-lo tão discreto quanto seria fazer as anotações no papel.

Essa estratégia de intervenção ajuda o médico a se concentrar no paciente e facilita uma boa conexão. O estudo prévio da história do paciente, incluindo quaisquer exames de cuidados preventivos que possam ser necessários, aumenta a eficiência do diagnóstico e do tratamento.

Software médico, engajamento e satisfação do paciente

O software médico é bem aclamado por seu potencial para aumentar o engajamento do paciente. De acordo com o estudo citado anteriormente, o olhar do paciente costuma acompanhar os médicos quando eles olham para o computador. Este momento é fundamentalmente rotulado como o "artefato compartilhado", que é o melhor momento para chamar a atenção do paciente. Em seguida, o médico pode tanto ganhar a confiança do paciente ou perder totalmente a oportunidade.

Curiosamente, quando os médicos compartilham informações visuais do prontuário no monitor, isso melhora significativamente o engajamento do paciente no processo de tomada de decisão e, ao mesmo tempo, aumenta a satisfação do paciente.

O uso de gráficos de dados, por exemplo, para demonstrar tendências e padrões para dados discretos e rastreáveis, como peso ou níveis de hemoglobina, ajuda ainda mais no engajamento do paciente.

Os médicos não precisam mais virar folhas de papel para frente e para trás para identificar tendências. Agora eles podem usar a tecnologia para gerar gráficos automaticamente e examinar tendências com rapidez e facilidade – graças ao software médico.

É apenas uma questão de alavancar a tecnologia para o engajamento e satisfação do paciente. A disponibilidade dos dados certos no local certo tem sido a característica mais proeminente dos softwares médicos, e é por isso que eles são tão conhecidos por facilitar a prestação de cuidados centrados no paciente.


Enquanto os médicos lutam para se manterem atualizados com os rápidos progressos da medicina, bem como para atender aos limites ambiciosos de troca de dados do paciente, os softwares médicos surgiram como uma ferramenta de comunicação médico-paciente viável, com foco no atendimento ao paciente por meio do fluxo aprimorado de dados clínicos e melhor coordenação do atendimento.

Equipado com um imenso poder para aumentar a satisfação do paciente, ao mesmo tempo que estimula a conformidade e a adesão aos planos de cuidados do paciente, os softwares médicos agregaram um valor significativo ao atendimento médico, melhorando de forma proeminente o engajamento e a satisfação.

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