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Como o uso de prontuário eletrônico aumenta a satisfação dos pacientes

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Muito se fala sobre como o uso de um sistema de prontuário eletrônico no consultório traz benefícios para o médico e para a recepção, organizando a rotina, facilitando os processos e aumentando a produtividade.

Porém, o prontuário eletrônico vai além e também pode impactar a satisfação dos pacientes. E claro, pacientes satisfeitos é um dos principais objetivos de todo consultório, pois garante a fidelização e a construção de uma base de pacientes sólida, que irá proporcionar o sucesso do consultório.

A seguir você confere como isso acontece.

Total disponibilidade dos dados

O software de prontuário eletrônico ideal irá garantir ao médico que os dados do sistema estejam sempre disponíveis para acesso, através de qualquer equipamento e em qualquer circunstância. Isso significa que o médico terá possibilidade de atender a um paciente consultando todos os dados necessários sempre que precisar, nunca deixando o paciente na mão.

Isso inclui: conseguir realizar os atendimentos no consultório normalmente em um dia que a internet está fora do ar, pois o prontuário eletrônico funciona offline instalado no computador; conseguir prestar uma teleconsulta a um paciente a partir do notebook em casa, acessando o sistema pela internet e fazendo todos os registros necessários normalmente; tirar a dúvida de um paciente durante uma viagem de fim de semana, consultando o prontuário através do app no celular, sem necessidade de conexão com a internet; entre outras possibilidades.

Seus pacientes sempre serão atendidos quando precisarem, e você terá acesso a todos os meios que precisa para prestar um excelente atendimento em qualquer circunstância.

Foco no paciente

As ferramentas do prontuário eletrônico tornam o registro de dados no momento da consulta muito mais prático e ágil, e também a emissão de documentos, como receita, atestado e pedidos de exames, é feita em apenas alguns segundos.

Isso permite que o médico possa focar sua atenção no paciente e tenha mais tempo para tirar todas as dúvidas e fazer um exame minucioso, ganhando a confiança do paciente e estabelecendo uma relação mais próxima.

Eficiência dos processos

Não apenas na consulta médica, mas em todos os serviços que buscamos, sempre prezamos por um atendimento eficiente e que valorize o nosso tempo. A eficiência é uma das principais vantagens do prontuário eletrônico, e afeta diretamente a satisfação dos pacientes.

Se a recepção não possui um bom fluxo de trabalho, com problemas no agendamento, nas confirmações, ou no momento de fazer o cadastro dos pacientes que chegam, a imagem passada aos pacientes é de desorganização e ineficiência. O mesmo sendo válido para o momento da consulta, se o médico gasta muito tempo olhando para a tela do computador para registrar dados.

Um prontuário eletrônico eficiente melhora todo o fluxo de trabalho do consultório para garantir que os processos sejam realizados de modo ágil e alguns inclusive de forma automática, aliviando a carga de trabalho da equipe.

Facilidades para os pacientes

Grande parte dos pacientes atualmente já aderiu ao mundo digital e está acostumada às facilidades que a internet e a tecnologia podem proporcionar. Isso faz com que eles esperem encontrar essas facilidades também na área de saúde.

Eles querem a conveniência de agendar suas consultas no momento mais oportuno e escolhendo o horário de acordo com sua disponibilidade, o que se torna possível quando o consultório oferece a opção de agendamento online. Eles também preferem receber uma mensagem de texto ao invés de uma ligação para confirmar a consulta, podendo visualizar e responder rapidamente sem precisar parar suas atividades para falar ao telefone. Eles ainda esperam que possam passar resultados de exames para o médico com facilidade e que o médico registre devidamente os dados no seu histórico, mas de forma prática.

Essas são facilidades que um software completo de prontuário eletrônico oferece: agendamento online integrado, confirmação automática de consultas por SMS e anexo de arquivos ao prontuário inclusive pelo celular.

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Na prática, garantir a satisfação dos pacientes com sua experiência de atendimento médico não é uma tarefa complexa, se o consultório estiver centrado no paciente e dispor das ferramentas certas para oferecer uma experiência excelente.

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