Gostou do artigo? Compartilhe!

O que esperar ao abrir um consultório médico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Começar um consultório médico privado no ecossistema de saúde de hoje traz desafios econômicos e pessoais. Como você define sucesso? Para alguns, é ajudar os pacientes a ter uma saúde melhor. Para outros, sucesso significa obter mais independência pessoal. Seja qual for a sua definição, um novo empreendimento é uma excelente oportunidade para transformar o seu futuro.

Você não está sozinho

De acordo com a Demografia Médica no Brasil de 2018, realizada pela USP, entre os médicos recém-formados em medicina no país, o maior grupo de egressos (79,2%) disse preferir trabalhar em hospitais. Outros 50,2% desejam atuar em consultório particular; 45,3% em clínica; 28,3% em Unidade Básica de Saúde; 24,6% na universidade; e 19,4% no Programa Saúde da Família (PSF). O mesmo médico podia escolher mais de um local de trabalho na pesquisa.

Por esses números, percebe-se que metade dos novos médicos que se formam tem o desejo de abrir um consultório particular. Isso demonstra que mesmo com todas as eventuais dificuldades de começar um negócio, incluindo o investimento, dedicação de tempo e investimento em aprender sobre a parte administrativa de ter um consultório, ainda assim muitos médicos estão dispostos a buscar esse objetivo.

E isso sem contar aqueles médicos que optaram por seguir outros caminhos após se formarem, como o trabalho no SUS ou em hospitais, mas que anos mais tarde na carreira desejam realizar uma mudança e seguir o caminho da abertura de um consultório próprio também.

Por que os médicos querem ter seu próprio consultório

Embora muitos fatores socioeconômicos contribuam para esse desejo, existem vários benefícios claros que impulsionam a vontade de abrir um consultório:

  • Liberdade para tomar decisões executivas sem o veto ou burocracia de superiores.
  • Flexibilidade para definir seu próprio horário, trabalhar em projetos significativos e contratar funcionários para preencher as lacunas conforme necessário.
  • Familiaridade e visão geral de todas as partes do negócio, incluindo equipe, faturamento e resultados clínicos.
  • Definição de uma cultura e missão para o negócio compatíveis com os próprios objetivos e valores.

Entendendo os desafios

Em qualquer empreendimento, o sucesso depende da compreensão de fatores comuns e críticos, incluindo:

  • Barreiras financeiras. Até que você tenha construído uma base de pacientes regulares, o fluxo de caixa será um desafio. Considere os custos iniciais, incluindo aluguel do local, compra e aluguel de equipamentos, seguro e outros.
  • Parceria com convênios. Ao optar por atender convênios de saúde em seu consultório, é importante levar em conta os prazos para receber pelos serviços prestados através de cada convênio e as cláusulas e especificidades de cada contrato.
  • Conformidade e regulamentos. Os médicos devem cumprir vários regulamentos e atender a leis e padrões específicos para estabelecimentos de saúde. Tudo deve ser devidamente regularizado.

Encontre um parceiro forte

É fundamental encontrar parceiros que entendam seus desafios e ofereçam conselhos sobre as melhores práticas, auxiliando no seu caminho para o sucesso.

A tecnologia, por exemplo, é indispensável atualmente para um consultório médico que busque oferecer a melhor experiência e obter os melhores resultados, tanto de saúde quanto financeiros.

Um software médico completo para auxiliar na prática médica e também na gestão do consultório é a ferramenta mais importante que você pode adotar. E para ter os melhores benefícios e a certeza da excelência, você deve buscar um software desenvolvido por uma empresa confiável, que invista em pesquisa e inovação e ofereça todo o suporte que você precisa.

O HiDoctor® fornece uma infinidade de soluções que podem ajudar os médicos empreendedores a organizar o consultório e ganhar eficiência e produtividade em todas as tarefas clínicas e administrativas:

  • Prontuário eletrônico completo e personalizável
  • Ferramentas para a recepção, com gestão completa de agendamentos
  • Controle financeiro prático e integrado
  • Assinatura digital na emissão de documentos para o paciente
  • Disponibilidade total dos dados para uso online ou offline do sistema
  • Aplicativo para celular que simplifica a rotina
  • Segurança dos dados com sincronia multiponto
  • Facilidades para comunicação interna no consultório e com os pacientes
  • Suporte técnico de excelência com horários especiais de atendimento

Se você está planejando a abertura de um consultório, ou se já tem seu consultório médico montado e funcionando, busque a melhor ferramenta para caminhar com você em rumo ao crescimento e ao sucesso.

...

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!