Gostou do artigo? Compartilhe!

Que computador devo comprar para meu consultório?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Na hora de informartizar seu consultório, o primeiro item a ser pesquisado e adquirido é um bom computador. Ao adotar um sistema de prontuário eletrônico, o computador se tornará uma de suas principais ferramentas de trabalho, devendo portanto ser um equipamento que ofereça segurança, eficiência e durabilidade.

Qual computador escolher para o meu consultório

Veja as principais características a considerar quando escolhendo o computador do seu consultório:

Eficiência

A consulta médica tem um tempo limitado, e o principal foco deste tempo é dar atenção ao paciente. Seu computador não precisa ser uma super máquina, uma vez que softwares médicos não são sistemas muito pesados e considerando o uso profissional que será feito, as demais tarefas também não exigem muito processamento. Porém, é importante observar algumas configurações mínimas, tanto para que o computador rode de uma forma rápida e fluida, garantindo eficiencia no registro de dados, quanto para que ele não se torne obsoleto em um curto prazo. Um exemplo de uma boa configuração seria:

  • Processador Dual Core ou superior (Intel ou AMD) com no mínimo 2.0 GHz;
  • 4 GB de memória RAM;
  • HD de 512GB.

Facilidade

Observe a usabilidade do sistema no computador que pretende comprar. Computadores com o sistema Windows apresentam maior gama de possibilidades quanto a programas e soluções em geral a serem utilizados, além de uma interface intuitiva. O sistema recebe atualizações constantes, buscando sempre melhorar a experiência do usuário.

Suporte

Um bom serviço de suporte é essencial. Ao pesquisar um computador, leve em consideração a marca escolhida e como é o suporte prestado pela empresa. No caso de alguma eventualidade com a máquina, para que isso não afete sua rotina de atendimentos, é indispensável que você consiga um atendimento rápido e eficiente que resolva seu problema. Pesquisa na internet a opinião de usuários sobre as diversas marcas. A Dell, por exemplo, é uma empresa que além de possuir excelentes computadores, é reconhecida por ter um bom suporte técnico, com atendimento rápido e garantia de solução.

Durabilidade

Outra característica a analisar é a qualidade e durabilidade do computador. O ideal é investir em uma máquina melhor, mas que vá durar por muitos anos antes de ficar obsoleta e começar a dar problemas. Assim como qualquer tecnologia, com o tempo o equipamento vai ficando para trás em suas especificações e deve ser trocado, mas existem muitas opções de bons computadores que irão lhe servir por cinco anos ou mais até que necessite de um novo. Busque reviews na internet e fuja de computadores que após dois ou três anos já estão praticamente inviáveis de usar.

Custo x benefício

Hoje em dia é fácil achar computadores muito baratos, mas o computador de seu consultório deve ser encarado como um investimento. São várias as opções, cada uma com vantagens específicas, basta identificar o que melhor atende sua demanda. Por exemplo: você pode querer algo menor, que não ocupe muito espaço na sua mesa e seja mais prático, de modo que um notebook seria uma boa opção. É possível encontrar notebooks bons a preços razoáveis. Se espaço não for um problema, comprar um computador convencial desktop pode ser uma opção com melhor custo benefício, achando máquinas mais baratas e ainda com maior vida útil.

Uma terceira opção, não tão comum, mas que vem ganhando espaço principalmente nos consultórios médicos são os computadores All in One. Eles tem a vantagem de ser apenas um monitor, muitos utilizando teclado e mouse wireless, diminuindo a quantidade de fios que ficam conectados e não são esteticamente agradáveis e além disso possibilitam uma tela maior que um notebook, o que permite um uso otimizado das ferramentas. Eles podem ter um preço mais elevado, mas unem bem a qualidade, estética e usabilidade. A Dell, por exemplo, é uma empresa que já oferece opções All in One.

Vale a pena pesquisar sobre os diferentes modelos e marcas, tendo em mente os pontos importantes citados e também suas necessidades específicas. O ponto-chave é tentar se assegurar de que está investindo em algo de qualidade e que não lhe trará problemas, cumprindo de fato o papel de facilitar a rotina do consultório ao informatizá-lo e diminuir despesas, e não gerar dores de cabeça e gastos constantes.

Gostou do artigo? Compartilhe!